A influência da dimensão política da avaliação da aprendizagem nas práticas avaliativas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31376 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo discutir a avaliação da aprendizagem numa perspectiva de sua dimensão política e entender a sua influência nas práticas avaliativas. Para isso, realizou-se o estudo de teóricos da área de Avaliação da Aprendizagem, a fim de compreender quais dimensões influenciam a escrita e a produção bibliográfica acerca do tema, o que pode implicar no desenvolvimento de práticas avaliativas tradicionais ou não-tradicionais, excludentes ou inclusivas. As dimensões que influenciam a prática da avaliação são cinco, a saber: pedagógica, técnica, estética, ética e política. Estas são complementares no sentido de contribuir para uma prática efetivamente comprometida com a qualidade da educação e da aprendizagem. Contudo, a conclusão a qual chegamos é que a dimensão pedagógica e dimensão técnica têm prevalecido na escrita de autores brasileiros renomados da área de avaliação da aprendizagem, enquanto que a discussão acerca da dimensão política ainda não se configura como potencializadora e marca teórica nas produções sobre Avaliação da Aprendizagem. Isso significa que há uma preocupação em descrever como devem ser as práticas avaliativas e talvez isso ocorra por causa das necessidades formativas do(a) professor(a) que sempre busca soluções para melhorar sua prática. Entretanto, alertamos para o cuidado de refletir antes sobre a concepção de avaliar e, somado a isso, tomar decisões para o desenvolvimento de práticas que sejam mais consoantes ao contexto educacional. |
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Esta pesquisa tem como objetivo discutir a avaliação da aprendizagem numa perspectiva de sua dimensão política e entender a sua influência nas práticas avaliativas. Para isso, realizou-se o estudo de teóricos da área de Avaliação da Aprendizagem, a fim de compreender quais dimensões influenciam a escrita e a produção bibliográfica acerca do tema, o que pode implicar no desenvolvimento de práticas avaliativas tradicionais ou não-tradicionais, excludentes ou inclusivas. As dimensões que influenciam a prática da avaliação são cinco, a saber: pedagógica, técnica, estética, ética e política. Estas são complementares no sentido de contribuir para uma prática efetivamente comprometida com a qualidade da educação e da aprendizagem. Contudo, a conclusão a qual chegamos é que a dimensão pedagógica e dimensão técnica têm prevalecido na escrita de autores brasileiros renomados da área de avaliação da aprendizagem, enquanto que a discussão acerca da dimensão política ainda não se configura como potencializadora e marca teórica nas produções sobre Avaliação da Aprendizagem. Isso significa que há uma preocupação em descrever como devem ser as práticas avaliativas e talvez isso ocorra por causa das necessidades formativas do(a) professor(a) que sempre busca soluções para melhorar sua prática. Entretanto, alertamos para o cuidado de refletir antes sobre a concepção de avaliar e, somado a isso, tomar decisões para o desenvolvimento de práticas que sejam mais consoantes ao contexto educacional. |
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