Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Aline Pereira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19904
Resumo: RESUMO A compreensão da rede urbano-regional pressupõe não somente a análise dos núcleos que a compõem, mas, primordialmente, das relações e funções, cujos grau e intensidade refletem a sua coesão e importância no âmbito regional. Para tal, torna-se imprescindível à implantação e manutenção de uma rede de transportes que cumpra eficientemente a sua função como um sub-sistema fundamental para a sustentabilidade organizacional do sistema regional. É neste ponto em que está centrada a ênfase da pesquisa quando objetiva analisar a rede de transporte aéreo no Estado da Bahia como elemento fundamental para o seu desenvolvimento e inserção nos cenários nacional e internacional, partindo de uma abordagem centrada no enfoque sistêmico, com essência na Teoria Geral dos Sistemas na Análise das Redes Geográficas, e estrutural a partir da aplicação da Teoria dos Grafos. Enfoque este que tem como principal ponto de questionamento o atendimento aos organismos (as regiões) constituídos no território baiano, cuja dinâmica sócio-espacial justifique a implantação de atividades desse setor, tecnologicamente especializado e extremamente dependente de constantes investimentos e, conseqüentemente, de uma demanda que a justifique, ou seja, um setor altamente seletivo e ainda segregador do ponto de vista do social como um todo integrado. Assim, considerando a espacialização das ligações aéreas diretas (sem escalas e conexões) e os problemas de acessibilidade e interação sócio-espacial advindos das dificuldades ou impossibilidade de movimentação pelo espaço e, assim dizendo, a sua “apropriação” por meio do direito ao uso, constata-se que, apesar da importância do Estado, os desequilíbrios regionais internos não permitem uma real inserção na dinâmica nacional. A integração sócio-espacial de seus centros mais dinâmicos e a busca pela inserção das economias marginais é o caminho mais racional e o primeiro passo para a sua estabilização e desenvolvimento econômicos. Tanto no cenário nacional quanto no internacional, a posição de subordinação da região é bem caracterizada e definida pela história de sua evolução. A importância dessa subordinação política e econômica é tal, que o Estado tem como área de influência direta da rede de transporte aéreo apenas os Estados limítrofes, ao Norte, os demais Estados da Região Nordeste (região em que a Bahia conseguiu se consolidar como liderança) e, ao Sul e Sudeste, os Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, cuja relação é, como mencionada anteriormente, de dependência. Em resumo, a influência da Bahia está basicamente no Nordeste, nas relações com suas mais importantes cidades, especificamente as capitais.
id UFBA-2_9872fabf552e2c51479ba5056bb58acc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/19904
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling ROCHA, Aline PereiraROCHA, Aline PereiraSILVA, Barbara-Christine NentwigSILVA, Barbara-Christine Marie NentwiG2016-08-02T13:42:43Z2016-08-02T13:42:43Z2016-08-022006-05CDU 913 (813.8) (043)http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19904RESUMO A compreensão da rede urbano-regional pressupõe não somente a análise dos núcleos que a compõem, mas, primordialmente, das relações e funções, cujos grau e intensidade refletem a sua coesão e importância no âmbito regional. Para tal, torna-se imprescindível à implantação e manutenção de uma rede de transportes que cumpra eficientemente a sua função como um sub-sistema fundamental para a sustentabilidade organizacional do sistema regional. É neste ponto em que está centrada a ênfase da pesquisa quando objetiva analisar a rede de transporte aéreo no Estado da Bahia como elemento fundamental para o seu desenvolvimento e inserção nos cenários nacional e internacional, partindo de uma abordagem centrada no enfoque sistêmico, com essência na Teoria Geral dos Sistemas na Análise das Redes Geográficas, e estrutural a partir da aplicação da Teoria dos Grafos. Enfoque este que tem como principal ponto de questionamento o atendimento aos organismos (as regiões) constituídos no território baiano, cuja dinâmica sócio-espacial justifique a implantação de atividades desse setor, tecnologicamente especializado e extremamente dependente de constantes investimentos e, conseqüentemente, de uma demanda que a justifique, ou seja, um setor altamente seletivo e ainda segregador do ponto de vista do social como um todo integrado. Assim, considerando a espacialização das ligações aéreas diretas (sem escalas e conexões) e os problemas de acessibilidade e interação sócio-espacial advindos das dificuldades ou impossibilidade de movimentação pelo espaço e, assim dizendo, a sua “apropriação” por meio do direito ao uso, constata-se que, apesar da importância do Estado, os desequilíbrios regionais internos não permitem uma real inserção na dinâmica nacional. A integração sócio-espacial de seus centros mais dinâmicos e a busca pela inserção das economias marginais é o caminho mais racional e o primeiro passo para a sua estabilização e desenvolvimento econômicos. Tanto no cenário nacional quanto no internacional, a posição de subordinação da região é bem caracterizada e definida pela história de sua evolução. A importância dessa subordinação política e econômica é tal, que o Estado tem como área de influência direta da rede de transporte aéreo apenas os Estados limítrofes, ao Norte, os demais Estados da Região Nordeste (região em que a Bahia conseguiu se consolidar como liderança) e, ao Sul e Sudeste, os Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, cuja relação é, como mencionada anteriormente, de dependência. Em resumo, a influência da Bahia está basicamente no Nordeste, nas relações com suas mais importantes cidades, especificamente as capitais.ABSTRACT The comprehension of regional urban web presupposes not only an analysis of centers which compose the web, but, primordially, the analysis of relationships and functions, whose degree and intensity reflect its cohesion and its importance in regional context. On that occasion, becomes necessary the implantation and maintenance of a transport web that accomplish efficiently its function as a fundamental sub-system to the maintenance of regional system. That’s the point of this work that aim to analyse the air transport web in the State of Bahia as fundamental element to its development and insertion in national and international sceneries. This work is focused in systematical approach, based on essence of Systems General Theory in Analysis of Geographic Webs, and structural by Graph Theory. This focus has as main question the supply to the organisms (regions) existents in the baiense territory, whose socialspatial dynamic justifies the implantation of activities of this sector, technologically specialized and extremely dependent of constants investitures and, consequently, of a demand that justifies it, it means, a sector highly selective and segregator from social point of view as a whole integrate. Therefore, considering the space of direct air-bone binding (without intermediate landing and connection) and the accessibility problems and social-spatial interaction originated by difficulties or impossibility of motion in the space and its “appropriation” by right of employ, it proves that, even State’s importance, the internal regional unbalances don’t allow a real insertion in national dynamic. The integration socialspatial of its centers more dynamics and the searching for insertion of marginal economies is the rational way and the first step to its stabilization and economics develops. As much as in national scenery and international scenery, the position of subordination of region is well characterized and defined by history of its evolution. The importance of this political subordination and economical is so grave that the State has an area of direct influence of air transport web only the adjacent States, to the North, the States of Northern Region (region where Bahia got consolidated as leadership) and, to the South and Southern, the States of São Paulo, Minas and Rio de Janeiro, whose relationship is determinate by dependence, as mentioned before. In short, the Bahia’s influence is basically in Northern, on relationships with its most important cities, specifically the metropolis.Submitted by Puentes Torres Antônio (antoniopuentes@hotmail.com) on 2016-07-29T19:42:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao.Aline.pdf: 2469962 bytes, checksum: 8ab538e60b5af90484efc4cda4a1f3b2 (MD5)Approved for entry into archive by Geociências (bigeoufba2016@gmail.com) on 2016-08-02T13:42:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao.Aline.pdf: 2469962 bytes, checksum: 8ab538e60b5af90484efc4cda4a1f3b2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-02T13:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.Aline.pdf: 2469962 bytes, checksum: 8ab538e60b5af90484efc4cda4a1f3b2 (MD5)Transporte aereoTeoria dos GrafosEstado da BahiaUma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da Bahia, Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertacao.Aline.pdfDissertacao.Aline.pdfapplication/pdf2469962https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19904/1/Dissertacao.Aline.pdf8ab538e60b5af90484efc4cda4a1f3b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19904/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/199042022-07-05 14:04:18.6oai:repositorio.ufba.br:ri/19904VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
title Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
spellingShingle Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
ROCHA, Aline Pereira
Transporte aereo
Teoria dos Grafos
Estado da Bahia
title_short Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
title_full Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
title_fullStr Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
title_full_unstemmed Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
title_sort Uma análise da integração em rede: os transportes aéreos no estado da Bahia
author ROCHA, Aline Pereira
author_facet ROCHA, Aline Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Aline Pereira
ROCHA, Aline Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Barbara-Christine Nentwig
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SILVA, Barbara-Christine Marie NentwiG
contributor_str_mv SILVA, Barbara-Christine Nentwig
SILVA, Barbara-Christine Marie NentwiG
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte aereo
Teoria dos Grafos
Estado da Bahia
topic Transporte aereo
Teoria dos Grafos
Estado da Bahia
description RESUMO A compreensão da rede urbano-regional pressupõe não somente a análise dos núcleos que a compõem, mas, primordialmente, das relações e funções, cujos grau e intensidade refletem a sua coesão e importância no âmbito regional. Para tal, torna-se imprescindível à implantação e manutenção de uma rede de transportes que cumpra eficientemente a sua função como um sub-sistema fundamental para a sustentabilidade organizacional do sistema regional. É neste ponto em que está centrada a ênfase da pesquisa quando objetiva analisar a rede de transporte aéreo no Estado da Bahia como elemento fundamental para o seu desenvolvimento e inserção nos cenários nacional e internacional, partindo de uma abordagem centrada no enfoque sistêmico, com essência na Teoria Geral dos Sistemas na Análise das Redes Geográficas, e estrutural a partir da aplicação da Teoria dos Grafos. Enfoque este que tem como principal ponto de questionamento o atendimento aos organismos (as regiões) constituídos no território baiano, cuja dinâmica sócio-espacial justifique a implantação de atividades desse setor, tecnologicamente especializado e extremamente dependente de constantes investimentos e, conseqüentemente, de uma demanda que a justifique, ou seja, um setor altamente seletivo e ainda segregador do ponto de vista do social como um todo integrado. Assim, considerando a espacialização das ligações aéreas diretas (sem escalas e conexões) e os problemas de acessibilidade e interação sócio-espacial advindos das dificuldades ou impossibilidade de movimentação pelo espaço e, assim dizendo, a sua “apropriação” por meio do direito ao uso, constata-se que, apesar da importância do Estado, os desequilíbrios regionais internos não permitem uma real inserção na dinâmica nacional. A integração sócio-espacial de seus centros mais dinâmicos e a busca pela inserção das economias marginais é o caminho mais racional e o primeiro passo para a sua estabilização e desenvolvimento econômicos. Tanto no cenário nacional quanto no internacional, a posição de subordinação da região é bem caracterizada e definida pela história de sua evolução. A importância dessa subordinação política e econômica é tal, que o Estado tem como área de influência direta da rede de transporte aéreo apenas os Estados limítrofes, ao Norte, os demais Estados da Região Nordeste (região em que a Bahia conseguiu se consolidar como liderança) e, ao Sul e Sudeste, os Estados de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro, cuja relação é, como mencionada anteriormente, de dependência. Em resumo, a influência da Bahia está basicamente no Nordeste, nas relações com suas mais importantes cidades, especificamente as capitais.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-02T13:42:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-02T13:42:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19904
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDU 913 (813.8) (043)
identifier_str_mv CDU 913 (813.8) (043)
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19904/1/Dissertacao.Aline.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19904/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ab538e60b5af90484efc4cda4a1f3b2
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459521797914624