Avaliação dos impactes de externalidades associadas ao transporte aéreo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Denilson Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3690
Resumo: O transporte aéreo é amplamente reconhecido pelos seus benefícios económicos e sociais, tornando-se, actualmente, num meio imprescindível e cada vez mais associado ao desenvolvimento das sociedades em geral. Infelizmente, este também gera externalidades negativas que afectam o bem-estar, não só dos utilizadores mas também de terceiros, sem que haja qualquer compensação ou pagamento. Estudos sobre os impactes das externalidades e os seus efeitos vêm sido abordados há algum tempo, sendo do consenso geral, que estas deveriam ser avaliadas e internalizadas nos custos totais para que esta ineficiência de mercado fosse resolvida e os efeitos adversos fossem reflectidos no preço final garantindo um desenvolvimento sustentável da aviação. Várias medidas tem sido apresentadas como formas de reduzir os impactes negativos do transporte aéreo, no entanto, muitos, incluindo a Comissão Europeia, consideram lenta a implementação destas por parte da indústria de aviação. Daí, surgiram como opção os instrumentos económicos considerados como “forma mais eficiente para limitar os efeitos adversos do transporte.” Neste sentido, realizou-se este estudo com o intuito de analisar e avaliar não só os impactes efectivos de externalidades associadas ao transporte aéreo, como também os instrumentos e as medidas que permitam a respectiva internalização dos custos no preço final. Os resultados obtidos com os casos de estudo indicam com detalhe os valores monetários dos custos externos do ruído e da poluição associados ao transporte aéreo em Portugal e em Cabo Verde, entre 2000 e 2015, e permitem vislumbrar o peso que estes custos terão nos orçamentos para a saúde se se mantiverem as condições actuais.
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