A música enquanto texto da cultura: análise semiótica do trabalho da Orkestra Rumpilezz, nos primeiros anos de atuação do grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Pedro Cordeiro do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34524
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do repertório inicial e de elementos presentes nos primeiros anos de atuação do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, sob a perspectiva da semiótica da cultura. Enquanto campo teórico interdisciplinar, a semiótica da cultura foi o ponto de partida para a apuração do seguinte questionamento: como o trabalho da Orkestra Rumpilezz, nesses anos iniciais, se articulam como um texto cultural? Para responder a essa questão, inicialmente são presentados os conceitos advindos dessa corrente teórica de origem russa, que tem como principal nome o teórico Iuri Lotman, e embasaram as investigações sobre o trabalho do grupo. Também integram o trabalho a definição de conceitos musicais elementares, como ritmo, melodia e harmonia, além de articulações possíveis entre esses conceitos e a semiótica da cultura, e a apresentação de um histórico sobre a música instrumental brasileira. Sobre o trabalho da Rumpilezz, especificamente, são apresentadas a trajetória do fundador do grupo, o maestro Letieres Leite, características do grupo nessa fase inicial, e uma análise de composições selecionadas para discorrer sobre relações possíveis entre conceitos da semiótica da cultura e o trabalho do grupo. Através dessa metodologia, foi possível concluir que a obra da Rumpilezz se articula como um texto cultural através da interface estabelecida entre diferentes esferas culturais, tais como as linguagens musicais, visuais e verbais. Além disso, apesar de o grupo não ter caráter religioso, há incorporação de elementos musicais do candomblé, o que amplia a complexidade do trabalho da Rumpilezz, devido ao diálogo estabelecido entre a música do grupo e simbolismos próprios dessa religião.
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Também integram o trabalho a definição de conceitos musicais elementares, como ritmo, melodia e harmonia, além de articulações possíveis entre esses conceitos e a semiótica da cultura, e a apresentação de um histórico sobre a música instrumental brasileira. Sobre o trabalho da Rumpilezz, especificamente, são apresentadas a trajetória do fundador do grupo, o maestro Letieres Leite, características do grupo nessa fase inicial, e uma análise de composições selecionadas para discorrer sobre relações possíveis entre conceitos da semiótica da cultura e o trabalho do grupo. Através dessa metodologia, foi possível concluir que a obra da Rumpilezz se articula como um texto cultural através da interface estabelecida entre diferentes esferas culturais, tais como as linguagens musicais, visuais e verbais. Além disso, apesar de o grupo não ter caráter religioso, há incorporação de elementos musicais do candomblé, o que amplia a complexidade do trabalho da Rumpilezz, devido ao diálogo estabelecido entre a música do grupo e simbolismos próprios dessa religião.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2021-10-26T16:42:56Z No. of bitstreams: 1 Pedro Cordeiro do Nascimento - A música enquanto texto da cultura- Análise semiótica do trabalho da Orkestra Rumpilezz, nos primeiros anos de atuação do grupo.pdf: 880215 bytes, checksum: e334f84226b10dd96624815e6c1747e7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-11-30T12:58:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Pedro Cordeiro do Nascimento - A música enquanto texto da cultura- Análise semiótica do trabalho da Orkestra Rumpilezz, nos primeiros anos de atuação do grupo.pdf: 880215 bytes, checksum: e334f84226b10dd96624815e6c1747e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-30T12:58:25Z (GMT). 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