Aprendizado e desenvolvimento da improvisação da clarineta no choro: estudo realizado com quatro clarinetistas brasileiros da atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30746
Resumo: O presente trabalho discorre sobre como clarinetistas têm aprendido e desenvolvido a improvisação no choro. Foi investigada, através de entrevistas e utilizando a metodologia de pesquisa “história de vida”, a forma pela qual quatro clarinetistas aprenderam e desenvolveram a improvisação dentro de suas práticas musicais no choro. Estes são clarinetistas brasileiros da atualidade com vasta experiência, reconhecimento e atuações, tanto no Brasil como no exterior. A análise dos dados obtidos, por meio das respostas recebidas e transcritas, tornou possível o levantamento de pontos comuns no que tange às principais características de seus aprendizados musicais, bem como dos materiais desenvolvidos e utilizados por eles no estudo da improvisação no choro durante diferentes etapas de suas vidas. Como resultado do estudo, constatou-se que todos cresceram dentro de um ambiente musical ativo e que a prática musical em grupo, a audição, a memorização, a transcrição e tocar e improvisar com gravações foram atividades amplamente utilizados por eles. Além disso, esses clarinetistas indicaram, para o aprendiz de improvisação, o estudo da harmonia, do contraponto e de instrumentos de percussão. Também alertaram para a necessidade de se ter um bom domínio técnico do instrumento com o intuito de transferir toda a sua criatividade musical para ele durante o ato da improvisação. Por fim, enfatizaram que os aprendizes na arte do improviso no choro devem ser frequentadores assíduos das rodas e encontros de chorões, tanto assistindo como também tocando. Concluímos que as habilidades em improvisar no choro adquiridas por eles foram, na verdade, fruto de diversos fatores sociais e educacionais, e não apenas de um treinamento específico com esse propósito.
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A análise dos dados obtidos, por meio das respostas recebidas e transcritas, tornou possível o levantamento de pontos comuns no que tange às principais características de seus aprendizados musicais, bem como dos materiais desenvolvidos e utilizados por eles no estudo da improvisação no choro durante diferentes etapas de suas vidas. Como resultado do estudo, constatou-se que todos cresceram dentro de um ambiente musical ativo e que a prática musical em grupo, a audição, a memorização, a transcrição e tocar e improvisar com gravações foram atividades amplamente utilizados por eles. Além disso, esses clarinetistas indicaram, para o aprendiz de improvisação, o estudo da harmonia, do contraponto e de instrumentos de percussão. Também alertaram para a necessidade de se ter um bom domínio técnico do instrumento com o intuito de transferir toda a sua criatividade musical para ele durante o ato da improvisação. Por fim, enfatizaram que os aprendizes na arte do improviso no choro devem ser frequentadores assíduos das rodas e encontros de chorões, tanto assistindo como também tocando. Concluímos que as habilidades em improvisar no choro adquiridas por eles foram, na verdade, fruto de diversos fatores sociais e educacionais, e não apenas de um treinamento específico com esse propósito.The present work discusses how clarinetists have learned and developed improvisation in choro. Through interviews and using the "life history" research methodology, it was investigated how four clarinetists learned and developed improvisation within their musical practices in choro. These are present time Brazilian clarinetists with vast experience, recognition and performances, both in Brazil and abroad. By means of analyzing the data obtained through the responses received and transcribed, it was possible to determine the common points regarding their musical learning main characteristics, as well as the materials developed and used by them in the study of improvisation in choro during different stages of their lives. As a result of the study, it was found that all grew up within an active musical environment and that group musical practice, listening, memorizing, transcribing, and playing and improvising with recordings were activities widely used by them. Moreover, these clarinetists recommended the study of harmony, counterpoint and percussion instruments for the improvisation apprentice. They also pointed out the need to have a good technical mastery of the instrument in order to transfer all of their musical creativity to it during the act of improvisation. Finally, they emphasized that apprentices in the art of improvisation in choro should be frequent attendants of the “rodas de choro” and encounters of “chorões”, both watching and also playing. We conclude that the improvisation skills in choro as acquired by them actually were the result of various social and educational factors, and not only of specific training for this purpose.Submitted by Eduardo Santos (educlarinetista@hotmail.com) on 2019-08-07T16:16:01Z No. of bitstreams: 1 TESE - VERSÃO FINAL 06-05-2019.pdf: 1338608 bytes, checksum: 1c403678430b3fbba27719937e4002fa (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-10-11T13:28:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - VERSÃO FINAL 06-05-2019.pdf: 1338608 bytes, checksum: 1c403678430b3fbba27719937e4002fa (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-11T13:28:24Z (GMT). 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