O público como quinto criador? Uma pedagogia do olhar por meio de jogo poético com os espectadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Cristiane Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19020
Resumo: O tema central deste trabalho é a investigação prático-teórica da concepção de uma pedagogia do olhar, por meio de um dispositivo poético-pedagógico-colaborativo para participação do espectador juntamente com os demais criadores de um processo cênico (ator, dramaturgo, diretor-encenador, iluminador, sonoplasta, cenógrafo, dentre outras funções relacionadas à carpintaria teatral). Além disso, a proposta busca delinear procedimentos formativos que visam estimular o público a apreender os elementos e as funções fundamentais do teatro através de sua participação na construção colaborativa de uma dramaturgia no decorrer da fruição artística. Para tanto, foram realizados três experimentos cênicos em formato de jogo, os quais foram desenvolvidos nas aulas-espetáculo “O quinto criador: O público” – idealizadas com o objetivo de desvelar os meandros da criação teatral para os jogadores-espectadores, estimulados a atuarem em posição de igualdade com os jogadores-artistas teatrais. Tem como base metodológica a cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, dialoga com os encenadores-pedagogos como Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Augusto Boal e com alguns movimentos artísticos como o teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann e o teatro performativo de Josette Féral. Os estímulos e provocações a partir desses diálogos e influências são observados nos conceitos de “convívio”, de “corporeidade”, de “jogo” e de “interatividade”. O controle da cena no que diz respeito ao jogo baseia-se nos conceitos de “paidia” e de “ludus” definidos por Roger Callois. A hipótese da pesquisa é de que a proposta contribua, tanto para a formação do artista, como para a formação do espectador, atendendo assim, à progressiva demanda de criação autoral e de espaços de mediação-formação para o público diante da criação na cena contemporânea.
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Para tanto, foram realizados três experimentos cênicos em formato de jogo, os quais foram desenvolvidos nas aulas-espetáculo “O quinto criador: O público” – idealizadas com o objetivo de desvelar os meandros da criação teatral para os jogadores-espectadores, estimulados a atuarem em posição de igualdade com os jogadores-artistas teatrais. Tem como base metodológica a cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, dialoga com os encenadores-pedagogos como Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Augusto Boal e com alguns movimentos artísticos como o teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann e o teatro performativo de Josette Féral. Os estímulos e provocações a partir desses diálogos e influências são observados nos conceitos de “convívio”, de “corporeidade”, de “jogo” e de “interatividade”. O controle da cena no que diz respeito ao jogo baseia-se nos conceitos de “paidia” e de “ludus” definidos por Roger Callois. A hipótese da pesquisa é de que a proposta contribua, tanto para a formação do artista, como para a formação do espectador, atendendo assim, à progressiva demanda de criação autoral e de espaços de mediação-formação para o público diante da criação na cena contemporânea.The central theme of this work is the practical and theoretical investigation of theconception of a pedagogy of looking, through a poetic-pedagogical and collaborative device for viewers participation along with the other creators of a scenic process (actor, playwright, director, illuminator, sound engineer, set designer, among others scene workers). Besides that, the proposal seeks to outline training procedures aimed at encouraging the public to learn the elements and the fundamental functions of the theater – through their participation in the collaborative construction of a drama during the artistic fruition. With this purpose, three scenic experiments in game format were realized. They were developed in the class-show "The Fifth creator: The Public", devised in order to unravel the intricacies of theatrical creation for spectator-players, encouraged to act in a position equality with theatrical artist-players. The work has the cartography of Félix Guattari and Guiles Deleuze as a methodological reference, dialoguing with directors as Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Augusto Boal, some artistic movements such as post-dramatic theater of Hans-Thies Lehmann and performative theater Josette Feral.The stimuli and provocations from these dialogues and influences are observed in the concepts of "conviviality" of "physicality" of "game" and "interactivity". The control of the scene – regarding game –is based on the concepts of "paidia" and "ludus" defined by Roger Callois. The hypothesis of the research is that the proposal contributes to both the formation of the artist, and for the training of the viewer, thus meeting the progressive demand of authorial creation and spaces of mediation-training for the public in the face of contemporary theatrical creatio.Submitted by Cristiane Barreto (crisbarreto13@yahoo.com.br) on 2016-05-01T13:47:55Z No. of bitstreams: 1 Tese Cristiane Barreto. abril.2016.pdf: 5903373 bytes, checksum: 0844255ae87f08ae6272830ffe20be16 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2016-05-02T12:07:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Cristiane Barreto. abril.2016.pdf: 5903373 bytes, checksum: 0844255ae87f08ae6272830ffe20be16 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-02T12:07:17Z (GMT). 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