Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989 |
Resumo: | William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação. |
id |
UFBA-2_9f996abb3cd719f01625cdb5814be4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/28989 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Calado, Claudia Regina RodriguesCalado, Claudia Regina RodriguesAnastácio, Silvia Maria GuerraAnastácio, Silvia Maria GuerraTeixeira, Maria da Conceição ReisMartins, Maria Virgínia GordilhoSantos, Rosa Borges dosCruz, Décio Torres2019-03-25T20:25:19Z2019-03-25T20:25:19Z2019-03-252012-04-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação.William Blake was a case of dopplebegabung, in other words, he was a multi-talented artist: engraver, painter, designer and poet. He demonstrated aptitude for both imagistic and verbal arts and had the intention to join them, in an inextricable way, in his work Songs of Innocence and of Experience, which we call verbal-pictorial given the way it was constructed. The present study aims at the investigation of how such a work was created, with its verbal and pictorial texts put in a mutual complementary position, one amplifying the interpretation of the other. We tried to observe, through the study of manuscripts related to the referred work, if the man of images was predominant over the man of words, if it was the other way around, or still, if both artistic abilities were developed simultaneously. For so, we resorted to a field of knowledge called Genetic Criticism, which is dedicated to the study of processes of creation in general. It gave us tools so we could penetrate the universe of documents of process, which we had access to, and so, we were able to find some main axes of Blake’s process of creation, which helped us have an understanding, at least partial, of how his creator’s mind worked.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-03-25T20:15:23Z No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-25T20:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-25T20:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesWilliam BlakeSongs of Innocence and of ExperienceCrítica genéticaImagens e ilustraçõesPalavras e expressõesArte e literaturaGenetic CriticismImages and illustrationsWords and expressionsArt and literatureBlake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experienceUm estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blakeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Letras e LingüísticaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese completa- Claudia Calado.pdfTese completa- Claudia Calado.pdfapplication/pdf19479819https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/1/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdfe794373ac202879d1e3daaf268de5906MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTTese completa- Claudia Calado.pdf.txtTese completa- Claudia Calado.pdf.txtExtracted texttext/plain454160https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/3/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf.txt9a6b0d1433f3f8fd61ef18e854b18f57MD53ri/289892022-07-05 14:03:54.992oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
title |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
spellingShingle |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake Calado, Claudia Regina Rodrigues Lingüística, Letras e Artes William Blake Songs of Innocence and of Experience Crítica genética Imagens e ilustrações Palavras e expressões Arte e literatura Genetic Criticism Images and illustrations Words and expressions Art and literature Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience |
title_short |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
title_full |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
title_fullStr |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
title_full_unstemmed |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
title_sort |
Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake |
author |
Calado, Claudia Regina Rodrigues |
author_facet |
Calado, Claudia Regina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Claudia Regina Rodrigues Calado, Claudia Regina Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anastácio, Silvia Maria Guerra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anastácio, Silvia Maria Guerra Teixeira, Maria da Conceição Reis Martins, Maria Virgínia Gordilho Santos, Rosa Borges dos Cruz, Décio Torres |
contributor_str_mv |
Anastácio, Silvia Maria Guerra Anastácio, Silvia Maria Guerra Teixeira, Maria da Conceição Reis Martins, Maria Virgínia Gordilho Santos, Rosa Borges dos Cruz, Décio Torres |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes William Blake Songs of Innocence and of Experience Crítica genética Imagens e ilustrações Palavras e expressões Arte e literatura Genetic Criticism Images and illustrations Words and expressions Art and literature Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience |
dc.subject.por.fl_str_mv |
William Blake Songs of Innocence and of Experience Crítica genética Imagens e ilustrações Palavras e expressões Arte e literatura Genetic Criticism Images and illustrations Words and expressions Art and literature Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience |
description |
William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-25T20:25:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-25T20:25:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/1/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/3/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e794373ac202879d1e3daaf268de5906 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 9a6b0d1433f3f8fd61ef18e854b18f57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459587179773952 |