Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Claudia Regina Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989
Resumo: William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação.
id UFBA-2_9f996abb3cd719f01625cdb5814be4e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28989
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Calado, Claudia Regina RodriguesCalado, Claudia Regina RodriguesAnastácio, Silvia Maria GuerraAnastácio, Silvia Maria GuerraTeixeira, Maria da Conceição ReisMartins, Maria Virgínia GordilhoSantos, Rosa Borges dosCruz, Décio Torres2019-03-25T20:25:19Z2019-03-25T20:25:19Z2019-03-252012-04-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação.William Blake was a case of dopplebegabung, in other words, he was a multi-talented artist: engraver, painter, designer and poet. He demonstrated aptitude for both imagistic and verbal arts and had the intention to join them, in an inextricable way, in his work Songs of Innocence and of Experience, which we call verbal-pictorial given the way it was constructed. The present study aims at the investigation of how such a work was created, with its verbal and pictorial texts put in a mutual complementary position, one amplifying the interpretation of the other. We tried to observe, through the study of manuscripts related to the referred work, if the man of images was predominant over the man of words, if it was the other way around, or still, if both artistic abilities were developed simultaneously. For so, we resorted to a field of knowledge called Genetic Criticism, which is dedicated to the study of processes of creation in general. It gave us tools so we could penetrate the universe of documents of process, which we had access to, and so, we were able to find some main axes of Blake’s process of creation, which helped us have an understanding, at least partial, of how his creator’s mind worked.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-03-25T20:15:23Z No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-25T20:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-25T20:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa- Claudia Calado.pdf: 19479819 bytes, checksum: e794373ac202879d1e3daaf268de5906 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesWilliam BlakeSongs of Innocence and of ExperienceCrítica genéticaImagens e ilustraçõesPalavras e expressõesArte e literaturaGenetic CriticismImages and illustrationsWords and expressionsArt and literatureBlake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experienceUm estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blakeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Letras e LingüísticaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese completa- Claudia Calado.pdfTese completa- Claudia Calado.pdfapplication/pdf19479819https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/1/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdfe794373ac202879d1e3daaf268de5906MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTTese completa- Claudia Calado.pdf.txtTese completa- Claudia Calado.pdf.txtExtracted texttext/plain454160https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/3/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf.txt9a6b0d1433f3f8fd61ef18e854b18f57MD53ri/289892022-07-05 14:03:54.992oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
title Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
spellingShingle Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
Calado, Claudia Regina Rodrigues
Lingüística, Letras e Artes
William Blake
Songs of Innocence and of Experience
Crítica genética
Imagens e ilustrações
Palavras e expressões
Arte e literatura
Genetic Criticism
Images and illustrations
Words and expressions
Art and literature
Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience
title_short Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
title_full Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
title_fullStr Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
title_full_unstemmed Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
title_sort Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
author Calado, Claudia Regina Rodrigues
author_facet Calado, Claudia Regina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Claudia Regina Rodrigues
Calado, Claudia Regina Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anastácio, Silvia Maria Guerra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anastácio, Silvia Maria Guerra
Teixeira, Maria da Conceição Reis
Martins, Maria Virgínia Gordilho
Santos, Rosa Borges dos
Cruz, Décio Torres
contributor_str_mv Anastácio, Silvia Maria Guerra
Anastácio, Silvia Maria Guerra
Teixeira, Maria da Conceição Reis
Martins, Maria Virgínia Gordilho
Santos, Rosa Borges dos
Cruz, Décio Torres
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
William Blake
Songs of Innocence and of Experience
Crítica genética
Imagens e ilustrações
Palavras e expressões
Arte e literatura
Genetic Criticism
Images and illustrations
Words and expressions
Art and literature
Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience
dc.subject.por.fl_str_mv William Blake
Songs of Innocence and of Experience
Crítica genética
Imagens e ilustrações
Palavras e expressões
Arte e literatura
Genetic Criticism
Images and illustrations
Words and expressions
Art and literature
Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience
description William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-25T20:25:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-25T20:25:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/1/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28989/3/Tese%20completa-%20Claudia%20Calado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e794373ac202879d1e3daaf268de5906
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
9a6b0d1433f3f8fd61ef18e854b18f57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459587179773952