A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Regina Márcia de, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69160
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Sandra Mara Stroparo
id UFPR_a8f872205d35667ef14eb646f7aa0b66
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69160
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Regina Márcia de, 1987-Stroparo, Sandra M., 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2021-01-22T21:58:17Z2021-01-22T21:58:17Z2020https://hdl.handle.net/1884/69160Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Sandra Mara StroparoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/05/2020Inclui referências: p. 155-162Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo explorar a ideia de complementaridade e unidade entre texto e imagem nos illuminated books (livros iluminados) de William Blake - mais especificamente em Songs of Innocence and of Experience (1794) -, reforçando a imagem de Blake como pintor e dando continuidade ao debate levantado por críticos importantes nos estudos blakianos, como Erdamn, Eaves, Ward, Essick, Calado, Cardoso, Tavares, entre outros. Para isso, inicialmente será proposto um percurso pela trajetória artística de Blake, com foco em sua relação com a Royal Academy e seu desenvolvimento como pintor e poeta. Em seguida, abordaremos a relação poesia-pintura nos livros iluminados, discutindo as razões pelas quais sua obra foi segregada e como os poemas ocuparam um lugar de soberania em relação às gravuras/pinturas que os acompanham. Ainda, observando a atual facilidade de acesso aos facsímiles dos illuminated books, será apresentada uma discussão sobre os poemas iluminados mais expressivos de Songs of Innocence and of Experience sob um olhar de unidade, isto é, buscando interpretações que unam as duas linguagens (pintura e poesia) utilizadas pelo artista. Dessa maneira, serão observados não apenas os versos, mas as imagens das placas que compõem a obra, com a intenção de ampliar e enriquecer o debate nos Estudos Literários brasileiros acerca dos illuminated books de William Blake. Palavras-chave: William Blake. Songs of Innocence and of Experience. Pintura e Poesia. Poesia inglesa. Literatura e Artes visuais.Abstract: This research aims to explore the idea of unity between text and image in William Blake's illuminated books, more specifically in Songs of Innocence and of Experience (1794), reinforcing Blake's image as a painter and also continuing the debate raised by important critics in Blakian studies, such as Erdamn, Eaves, Ward, Essick, Calado, Cardoso, Tavares, among others. To this end, it will initially be proposed a journey through Blake's artistic trajectory, focusing on his relationship with the Royal Academy and his development as a painter and poet. Then, we will approach the relation between painting and poetry in the illuminated books, discussing the reasons why his work was segregated and how the poems occupied a place of sovereignty in relation to the engravings/paintings which accompany them. Still, noting the current ease of access to the illuminated books facsimiles, a discussion on the most expressive illuminated poems of Songs of Innocence and of Experience will be presented under a look of unity, that is, seeking interpretations that unite the two languages (poetry and painting) used by the artist. In this way, it will be observed not only the verses, but the images of the plates that make up the work, with the intention of expanding and enriching the debate in Brazilian Literary Studies about William Blake's illuminated books. Keywords: William Blake. Songs of Innocence and of Experience. Painting and Poetry. English Poetry. Literature and Visual Arts.162 p. : il. (algumas color.).application/pdfBlake, William, 1757-1827 - Crítica e interpretaçãoPoesia inglesaArte e literaturaLetrasA intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blakeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGINA MARCIA DE SOUZA.pdfapplication/pdf9425858https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69160/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20MARCIA%20DE%20SOUZA.pdff7c9747b9618b048c42a2963102bbbb7MD51open access1884/691602021-01-22 18:58:17.125open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69160Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-22T21:58:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
title A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
spellingShingle A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
Souza, Regina Márcia de, 1987-
Blake, William, 1757-1827 - Crítica e interpretação
Poesia inglesa
Arte e literatura
Letras
title_short A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
title_full A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
title_fullStr A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
title_full_unstemmed A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
title_sort A intrínseca relação entre poesia e pintura em Songs of innocence and of experience, de William Blake
author Souza, Regina Márcia de, 1987-
author_facet Souza, Regina Márcia de, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stroparo, Sandra M., 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Regina Márcia de, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Blake, William, 1757-1827 - Crítica e interpretação
Poesia inglesa
Arte e literatura
Letras
topic Blake, William, 1757-1827 - Crítica e interpretação
Poesia inglesa
Arte e literatura
Letras
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Sandra Mara Stroparo
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-22T21:58:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-22T21:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69160
url https://hdl.handle.net/1884/69160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69160/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20MARCIA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7c9747b9618b048c42a2963102bbbb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860837012406272