Trânsito de saberes na experiência de criação da Licenciatura em Dança na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Artes da Universidade Nacional de Assunção (FADA/UNA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, Paola
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29268
Resumo: A pesquisa discute o processo de criação do Programa de Licenciatura em Dança na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Artes na Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai, identificando duas fases no processo de conformação do programa. Fala-se assim de uma fase de “Consensos iniciais”, para dar conta da série de planejamentos prévios à implementação do Programa pesquisado, e uma fase de “Currículo Encarnado” para referir à série de itinerâncias curriculares que acontecem na relação cotidiana entre os atores-autores protagonistas do cenário curricular a partir da implementação do Programa de Licenciatura nas instâncias da FADA/UNA e do ingresso de um grupo heterogêneo de professores e estudantes ao espaço acadêmico citado. O interesse da pesquisa é problematizar os processos de autorização (MACEDO, 2013b) que os sujeitos curriculares envolvidos protagonizam em ambas as fases, analisando tanto o exercício de construção dos consensos curriculares provisórios ao início do programa, como a maneira na qual se implanta novos planos de significações a partir dos encontros entre os protagonistas deste processo formativo e o consequente trânsito de saberes que reconfigura e atualiza os conteúdos curriculares instituídos. A metodologia escolhida é a etnopesquisa implicada (MACEDO, 2012), a partir do entendimento de nosso lugar de implicação dentro da pesquisa, tendo sido sujeito curriculante da experiência analisada. Foram realizadas 39 entrevistas semiestruturadas a informantes chaves e dois grupos focais de consulta com estudantes dos primeiros e últimos semestres do programa seleto. Caminhando para as conclusões, debruçam-se a existência de percepções e discursos contrapostos entre os atores envolvidos no Programa de Licenciatura, por enquanto leituras disciplinares-conservadoras e leituras críticas mantêm disputas permanentes. Dito confronto torna-se visível quando determinados atores-autores concebem os processos pedagógicos em dança como campo de aprendizado inventivo e não reprodutor (KASTRUP, 2012), em contrapartida a outros atores-atores que entendem aos processos formativos em dança como ferramentas da racionalidade instrumental para a solução de problemas específicos. As divergências também se tornam visíveis na reprodução de esquemas discursivos binários como são as dicotomias entre corpo-e-mente, teoria-e-prática, e as leituras divergentes que planteiam pontes dialógicas para sair do plano das dicotomias.
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O interesse da pesquisa é problematizar os processos de autorização (MACEDO, 2013b) que os sujeitos curriculares envolvidos protagonizam em ambas as fases, analisando tanto o exercício de construção dos consensos curriculares provisórios ao início do programa, como a maneira na qual se implanta novos planos de significações a partir dos encontros entre os protagonistas deste processo formativo e o consequente trânsito de saberes que reconfigura e atualiza os conteúdos curriculares instituídos. A metodologia escolhida é a etnopesquisa implicada (MACEDO, 2012), a partir do entendimento de nosso lugar de implicação dentro da pesquisa, tendo sido sujeito curriculante da experiência analisada. Foram realizadas 39 entrevistas semiestruturadas a informantes chaves e dois grupos focais de consulta com estudantes dos primeiros e últimos semestres do programa seleto. Caminhando para as conclusões, debruçam-se a existência de percepções e discursos contrapostos entre os atores envolvidos no Programa de Licenciatura, por enquanto leituras disciplinares-conservadoras e leituras críticas mantêm disputas permanentes. Dito confronto torna-se visível quando determinados atores-autores concebem os processos pedagógicos em dança como campo de aprendizado inventivo e não reprodutor (KASTRUP, 2012), em contrapartida a outros atores-atores que entendem aos processos formativos em dança como ferramentas da racionalidade instrumental para a solução de problemas específicos. 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