Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940
Resumo: Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança.
id UFPL_e3a1f7391f86ddbe6c2b42d8e67888db
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6940
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-29T23:53:24Z2021-01-292021-01-29T23:53:24Z2020-08-28AMARAL, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do. Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. 2020. 117 f. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança.This research aims to study the conceptions regarding the bodies that dance and are to dance, in their connections with body diversity; if, how and where they appear and are mentioned in the departments of licentiate degree in dance, starting with the question: how the subject of body diversity is or is not approached in the formation of the licentiate graduates in dance? It is seen in the history of dance, from the primitive times to our contemporaneity bodily choices that have determined who could or could not dance; discourses and practical applications that have established and still establish a body pattern to dance, stereotypes of bodies that are supposed or not to dance (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). After displaying a part of dance history, and discussing about a few concepts about what is the body and which is the body that dances, the essay presented an overview regarding the education of teachers, especially of dance teachers. (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Within this overview, the essay aimed to investigate the conceptions of the body that dances and is able to dance present in the curriculums and educational practices applied by the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul. Apart from that, the essay outlined the conceptions of the newcomer students and the graduates from the sul-rio-grandenses licentiates in dance regarding the body that dances, and managed to glimpse how and if body diversity is encompassed in the educational background in dance. This research identifies itself and qualitative in the post-structuralist understanding and had as methodological actions: the application of an online questionnaire to the newcomer students and well and graduates in the sul-rio-grandenses federal licentiate degrees; and a conversation with each of the coordinators of said graduation courses. From the data produced by the questionnaires and conversations, it was outlined a conception of body for dance, based on the notions already mentioned. The discussions converge towards a body-work: without physical pre-requisites, but one that nevertheless present themselves as bodies that are interested, focused, dedicated and willing to learn, involve and give themselves to dance.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODançaCorpoDiversidadeLicenciaturas em dançaDanceBodyDiversityLicentiate degrees in danceQuem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.Who Dances the Dance? sayings of the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2295332147598424http://lattes.cnpq.br/8058990518394490Zamperetti, Maristani PolidoriAmaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtExtracted texttext/plain196096http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/6/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtd9c1e84348bfe6b9df355005fa0e8e4dMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpgDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1415http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/7/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpg6c216d8c8cd372e49320a2fda9e64c3bMD57open accessORIGINALDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdfDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdfapplication/pdf3488515http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/1/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf17a0d7395f897a3da8459ea85673e570MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/69402023-07-13 05:00:51.291open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:00:51Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Who Dances the Dance? sayings of the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul.
title Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
spellingShingle Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
Amaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dança
Corpo
Diversidade
Licenciaturas em dança
Dance
Body
Diversity
Licentiate degrees in dance
title_short Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
title_full Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
title_fullStr Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
title_full_unstemmed Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
title_sort Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
author Amaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
author_facet Amaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2295332147598424
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8058990518394490
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zamperetti, Maristani Polidori
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
contributor_str_mv Zamperetti, Maristani Polidori
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Dança
Corpo
Diversidade
Licenciaturas em dança
Dance
Body
Diversity
Licentiate degrees in dance
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Corpo
Diversidade
Licenciaturas em dança
Dance
Body
Diversity
Licentiate degrees in dance
description Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T23:53:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29
2021-01-29T23:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do. Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. 2020. 117 f. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940
identifier_str_mv AMARAL, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do. Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. 2020. 117 f. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/6/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/7/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/1/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c1e84348bfe6b9df355005fa0e8e4d
6c216d8c8cd372e49320a2fda9e64c3b
17a0d7395f897a3da8459ea85673e570
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846950146867200