A pregnância das políticas afirmativas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: narrativas implicadas sobre pertencimento etnicorracial e permanência estudantil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30828 |
Resumo: | A pesquisa visa compreender como se dá a pregnância das Políticas Afirmativas através das atividades de ensino-formação, pesquisa e extensão da UFRB, isto é, como se dá a orientação da política institucional da UFRB e as interfaces das políticas afirmativas a partir das experiências estudantis. Com a finalidade de sustentar a defesa, afiliei-me ao campo teórico das narrativas de vida-formação, identidade e diferença, pertencimento e permanência no ensino superior entrelaçando-os para responder às intenções deste estudo. A pesquisa se insere no campo da Etnopesquisa, sendo uma Etnopesquisa Implicada e Multirreferencial, de cunho fenomenológico, qualitativo, que tem implicação direta com os estudos no campo da história de vida-formação, e com o campo da complexidade e multirreferencialidade. Nas considerações, a partir da colaboração de oito estudantes-bolsista inseridos nos grupos de pesquisa, extensão e ensino-formação, reúno elementos proeminentes das falas destes, cruzadas às experiências do pesquisador e da teoria para avaliar os avanços das políticas afirmativas na UFRB, bem como os pontos de fragilidades e caminhos à potencialização da pregnância das Políticas Afirmativas. A pesquisa demonstrou os rumos que estão sendo apontados, no que pesa considerar a crise política e econômica para a educação superior, os/as estudantes defendem que a universidade do seu tempo é uma universidade inclusiva, diversa, diversificada e que busca a equidade. Para tanto, defendo que essa política que afirma e defende o lugar das diferenças deve estar presente pregnante nas políticas institucionais de assuntos estudantis, tanto quanto nos currículos, nos projetos, programas de ações de pesquisa e extensão, na gestão administrativa e acadêmica, e no debate amplo sobre permanecer e ter o direito ao reconhecimento afirmativo de suas condições e identidades sociohistóricas, e assim construir o êxito acadêmico, a emancipação e a cidadania. |
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Rocha, Natanael ConceiçãoRocha, Natanael ConceiçãoAlves, Rita de Cássia Dias PereiraNascimento, Cláudio Orlando Costa doQueiroz, Delcele MascarenhasSantos, Georgina Gonçalves dosJesus, Marta Lícia Teles Brito de2019-10-29T13:11:27Z2019-10-29T13:11:27Z2019-10-292019-06-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30828A pesquisa visa compreender como se dá a pregnância das Políticas Afirmativas através das atividades de ensino-formação, pesquisa e extensão da UFRB, isto é, como se dá a orientação da política institucional da UFRB e as interfaces das políticas afirmativas a partir das experiências estudantis. Com a finalidade de sustentar a defesa, afiliei-me ao campo teórico das narrativas de vida-formação, identidade e diferença, pertencimento e permanência no ensino superior entrelaçando-os para responder às intenções deste estudo. A pesquisa se insere no campo da Etnopesquisa, sendo uma Etnopesquisa Implicada e Multirreferencial, de cunho fenomenológico, qualitativo, que tem implicação direta com os estudos no campo da história de vida-formação, e com o campo da complexidade e multirreferencialidade. Nas considerações, a partir da colaboração de oito estudantes-bolsista inseridos nos grupos de pesquisa, extensão e ensino-formação, reúno elementos proeminentes das falas destes, cruzadas às experiências do pesquisador e da teoria para avaliar os avanços das políticas afirmativas na UFRB, bem como os pontos de fragilidades e caminhos à potencialização da pregnância das Políticas Afirmativas. A pesquisa demonstrou os rumos que estão sendo apontados, no que pesa considerar a crise política e econômica para a educação superior, os/as estudantes defendem que a universidade do seu tempo é uma universidade inclusiva, diversa, diversificada e que busca a equidade. Para tanto, defendo que essa política que afirma e defende o lugar das diferenças deve estar presente pregnante nas políticas institucionais de assuntos estudantis, tanto quanto nos currículos, nos projetos, programas de ações de pesquisa e extensão, na gestão administrativa e acadêmica, e no debate amplo sobre permanecer e ter o direito ao reconhecimento afirmativo de suas condições e identidades sociohistóricas, e assim construir o êxito acadêmico, a emancipação e a cidadania.The research aims to understand how Affirmative Policies are pregnant through UFRB's teaching-training, research and extension activities, that is, how the orientation of UFRB's institutional policy and the affirmative policy interfaces are based on student experiences. . In order to support the defense, I joined the theoretical field of narratives of life-formation, identity and difference, belonging and permanence in higher education intertwining them to respond to the intentions of this study. The research is inserted in the field of Ethnopresearch, being an Implicated and Multirreferential Ethnopresearch, of phenomenological, qualitative nature, which has direct implication with the studies in the field of life-formation history, and with the field of complexity and multirreferentiality. In the considerations, from the collaboration of eight scholarship students inserted in the research, extension and teaching-training groups, I gather prominent elements of their speeches, crossed to the experiences of the researcher and the theory to evaluate the advances of affirmative policies in UFRB, as well as as the points of weaknesses and ways to enhance the pregnancy of Affirmative Policies. The research has shown the directions that are being pointed out. Regarding the political and economic crisis for higher education, students argue that the university of their time is an inclusive, diverse, diversified university that seeks equity. To this end, I argue that this policy that affirms and defends the place of differences must be present pregnant in the institutional policies of student affairs, as well as in curricula, projects, research and extension action programs, administrative and academic management, and broad debate about remaining and having the right to affirmative recognition of their sociohistorical conditions and identities, and thus building academic success, emancipation and citizenship.Submitted by Natanael Rocha (natanaelcrocha@yahoo.com.br) on 2019-10-28T14:02:27Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - EISU - NATANAEL CONCEIÇÃO ROCHA.pdf: 1734270 bytes, checksum: eb67566dd779b6d39990fe156c526256 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-10-29T13:11:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - EISU - NATANAEL CONCEIÇÃO ROCHA.pdf: 1734270 bytes, checksum: eb67566dd779b6d39990fe156c526256 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-29T13:11:27Z (GMT). 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