O trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joelma Mendes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34735
Resumo: A presente dissertação trata do trabalho das (os) assistentes sociais no âmbito da assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo geral foi conhecer o trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da instituição. Para tanto, os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar a assistência estudantil promovida pela UFBA; descrever o perfil profissional das (os) assistentes sociais que trabalham na assistência estudantil da Universidade; analisar as condições de trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da instituição e identificar e analisar as requisições, as demandas e respostas profissionais das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da UFBA. As elaborações teóricas que sustentaram o estudo se apoiam na teoria social crítica para desvelar os elementos constitutivos do processo de trabalho que estrutura a sociedade capitalista, marcada pelas desigualdades sociais e suas estratégias para manutenção da ordem vigente. O lócus da pesquisa foi a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), responsável por desenvolver ações de assistência estudantil e ações afirmativas que integram a UFBA, com instalações nos municípios de Camaçari, Salvador e Vitória da Conquista. Quanto à metodologia, o estudo se subsidiou no levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa empírica, por meio da aplicação de um questionário contemplando 43 questões relativas ao perfil profissional, às condições de trabalho e às requisições, demandas e respostas profissionais, tendo como sujeitos da pesquisa 13 assistentes sociais vinculadas (os) à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia. Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE consiste na distribuição dos recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Desta maneira, as (os) profissionais realizam, de forma prevalecente, atividades relacionadas aos processos seletivos para acesso das (os) estudantes às ações do Programa, tais como: estudos socioeconômicos, divulgação, orientação, acompanhamento social, dentre outras atividades correlacionadas à demanda por assistência estudantil. Conclui-se que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE é realizado em um contexto de insuficiência de recursos humanos, materiais e financeiros.
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spelling 2022-02-03T19:03:34Z2022-01-312022-02-03T19:03:34Z2021-12-20https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34735A presente dissertação trata do trabalho das (os) assistentes sociais no âmbito da assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo geral foi conhecer o trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da instituição. Para tanto, os objetivos específicos da pesquisa foram: caracterizar a assistência estudantil promovida pela UFBA; descrever o perfil profissional das (os) assistentes sociais que trabalham na assistência estudantil da Universidade; analisar as condições de trabalho das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da instituição e identificar e analisar as requisições, as demandas e respostas profissionais das (os) assistentes sociais na assistência estudantil da UFBA. As elaborações teóricas que sustentaram o estudo se apoiam na teoria social crítica para desvelar os elementos constitutivos do processo de trabalho que estrutura a sociedade capitalista, marcada pelas desigualdades sociais e suas estratégias para manutenção da ordem vigente. O lócus da pesquisa foi a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), responsável por desenvolver ações de assistência estudantil e ações afirmativas que integram a UFBA, com instalações nos municípios de Camaçari, Salvador e Vitória da Conquista. Quanto à metodologia, o estudo se subsidiou no levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa empírica, por meio da aplicação de um questionário contemplando 43 questões relativas ao perfil profissional, às condições de trabalho e às requisições, demandas e respostas profissionais, tendo como sujeitos da pesquisa 13 assistentes sociais vinculadas (os) à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia. Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE consiste na distribuição dos recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Desta maneira, as (os) profissionais realizam, de forma prevalecente, atividades relacionadas aos processos seletivos para acesso das (os) estudantes às ações do Programa, tais como: estudos socioeconômicos, divulgação, orientação, acompanhamento social, dentre outras atividades correlacionadas à demanda por assistência estudantil. Conclui-se que o trabalho das (os) assistentes sociais na PROAE é realizado em um contexto de insuficiência de recursos humanos, materiais e financeiros.This dissertation deals with the work of social workers in the context of student assistance at the Federal University of Bahia (UFBA). The general objective was to get to know the work of social workers during the institution's student stay. Therefore, the specific objectives of the research were: to characterize the student assistance promoted by UFBA; describe the professional profile of social workers who work in student assistance at the University; analyze the working conditions of social workers in the institution's student assistance and identify and analyze the requests, demands and professional responses of social workers in student assistance at UFBA. The theoretical elaborations that supported the study are based on critical social theory to unveil the constitutive elements of the work process that structures capitalist society, marked by social inequalities and its strategies for maintaining the current order. The locus of the research was the Dean of Affirmative Actions and Student Assistance (PROAE), responsible for developing student assistance and affirmative actions that are part of UFBA, with facilities in the municipalities of Camaçari, Salvador and Vitória da Conquista. As for the methodology, the study was based on a bibliographic survey, document analysis and empirical research, through the application of a questionnaire covering 43 questions related to the professional profile, to working conditions and to professional requests, demands and responses, having as research subjects 13 social workers linked to the Dean of Affirmative Actions and Student Assistance. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Institute of Psychology. The survey results show that the work of social workers at PROAE consists of distributing resources from the National Student Assistance Program (PNAES). In this way, the professionals predominantly carry out activities related to the selection processes for students' access to the Program's actions, such as: socioeconomic studies, dissemination, guidance, social monitoring, among other activities related to the demand for student assistance. It is concluded that the work of social workers at PROAE is carried out in a context of insufficiency of human, material and financial resources.Submitted by Joelma Santos (joelma-ms@hotmail.com) on 2022-01-30T10:46:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Joelma Mendes - Alterado - 26-01-2022.pdf: 1306809 bytes, checksum: df724c725cb588b36d88ca31eab21a1d (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-02-03T19:03:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Joelma Mendes - Alterado - 26-01-2022.pdf: 1306809 bytes, checksum: df724c725cb588b36d88ca31eab21a1d (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-03T19:03:34Z (GMT). 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