Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962 |
Resumo: | p. 1-131 |
id |
UFBA-2_a2d100ac3b4559a4e3be18187deaca06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/8962 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira Filho, Waldélio Almeida deOliveira Filho, Waldélio Almeida deAlmeida, Gilberto Wildberger de2013-03-14T19:21:29Z2013-03-14T19:21:29Z2005http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962p. 1-131Esta dissertação buscou elaborar, a partir de um conceito de marketing eleitoral proposto, um modelo de análise de campanhas eleitorais majoritárias que não somente evidenciasse a utilização do instrumental inerente ao marketing eleitoral, como também pudesse ser utilizado para futuramente mensurar a presença de atividades deste tipo de marketing em campanhas eleitorais. Para atingir este propósito, inicialmente, resgatou algumas abordagens teóricas e conceituais acerca do marketing convencional, inclusive do marketing mix; do marketing político e do marketing eleitoral; além de abordagens específicas acerca da atuação teatral dos indivíduos e do papel da comunicação no contexto contemporâneo. Em um segundo momento, propôs o modelo de análise, intitulado marketing mix eleitoral, contemplando as seguintes dimensões (e componentes relacionados): candidato (apresentação, marca, personalidade pública, plataforma/ programa de governo e fator dramatúrgico), comunicação (televisiva, radiofônica, através de jornais, telefônica, “internética”, via documentários/filmes, “marketing eleitoral corpo a corpo”, comícios/“showmícios” e comunicação eleitoral complementar), contato (comitê e cabos eleitorais) e custo eleitoral (custo de oportunidade eleitoral e custo de campanha) — além de esboçar os indicadores. Simultaneamente, aplicou parcialmente tal modelo ao contexto das campanhas eleitorais majoritárias, particularmente, das eleições para prefeitura de Salvador em 2004. Em um terceiro momento, esboçou o índice de mediação mercadológica eleitoral e os seus indicadores, além de aplicá-los nas campanhas eleitorais mencionadas. Por fim, teceu algumas considerações finais.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-03-14T19:14:33Z No. of bitstreams: 1 222.pdf: 4046589 bytes, checksum: e6969271aa65f1ba1489f0ca1b2a93dc (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima(tatianasl@ufba.br) on 2013-03-14T19:21:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 222.pdf: 4046589 bytes, checksum: e6969271aa65f1ba1489f0ca1b2a93dc (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-14T19:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222.pdf: 4046589 bytes, checksum: e6969271aa65f1ba1489f0ca1b2a93dc (MD5) Previous issue date: 2005SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/waldelio_oliveira_filho.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMarketingMarketing eleitoralMarketing Mix eleitoral — ModeloCampanhas eleitorais 2004 — Salvador-BahiaÍndice — Mediação Mercadológica EleitoralMarketingElectoral MarketingElectoral Marketing Mix — Model2004 Electoral Campaigns — Salvador-BahiaElectoral Marketing Mediation — IndexMarketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL222.pdf222.pdfapplication/pdf4046589https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/1/222.pdfe6969271aa65f1ba1489f0ca1b2a93dcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT222.pdf.txt222.pdf.txtExtracted texttext/plain231232https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/3/222.pdf.txt57dc92ae198ea1f95809218d91c5fd34MD53ri/89622022-07-05 14:03:37.858oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
title |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
spellingShingle |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. Oliveira Filho, Waldélio Almeida de Marketing Marketing eleitoral Marketing Mix eleitoral — Modelo Campanhas eleitorais 2004 — Salvador-Bahia Índice — Mediação Mercadológica Eleitoral Marketing Electoral Marketing Electoral Marketing Mix — Model 2004 Electoral Campaigns — Salvador-Bahia Electoral Marketing Mediation — Index |
title_short |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
title_full |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
title_fullStr |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
title_full_unstemmed |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
title_sort |
Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais. |
author |
Oliveira Filho, Waldélio Almeida de |
author_facet |
Oliveira Filho, Waldélio Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Waldélio Almeida de Oliveira Filho, Waldélio Almeida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Gilberto Wildberger de |
contributor_str_mv |
Almeida, Gilberto Wildberger de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing eleitoral Marketing Mix eleitoral — Modelo Campanhas eleitorais 2004 — Salvador-Bahia Índice — Mediação Mercadológica Eleitoral Marketing Electoral Marketing Electoral Marketing Mix — Model 2004 Electoral Campaigns — Salvador-Bahia Electoral Marketing Mediation — Index |
topic |
Marketing Marketing eleitoral Marketing Mix eleitoral — Modelo Campanhas eleitorais 2004 — Salvador-Bahia Índice — Mediação Mercadológica Eleitoral Marketing Electoral Marketing Electoral Marketing Mix — Model 2004 Electoral Campaigns — Salvador-Bahia Electoral Marketing Mediation — Index |
description |
p. 1-131 |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-14T19:21:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-14T19:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/waldelio_oliveira_filho.pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/1/222.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8962/3/222.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6969271aa65f1ba1489f0ca1b2a93dc 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 57dc92ae198ea1f95809218d91c5fd34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459424620085248 |