Mapeamento acústico do ruído de tráfego rodoviário do bairro Imbuí, Salvador-BA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13071 |
Resumo: | A poluição sonora cresce a cada dia, proporcionando níveis acima dos normatizados para ambientes internos e externos. Torna-se, pois, fundamental entender o comportamento do som no espaço urbano para controlar sua produção e propagação de forma a tornar a cidade habitável. Este trabalho apresenta estudos dos níveis de ruído do tráfego rodoviário no bairro Imbuí (Salvador-BA) por meio da ferramenta de Mapeamento Acústico. Na medida em que cidade de Salvador se adensa ao longo das vias de maior fluxo de veículos, maior parcela da população é exposta a elevados níveis de ruído que podem ser intensificados pelas reflexões sonoras sucessivas decorrentes do adensamento das construções lindeiras às vias. A partir do estudo da propagação do ruído de tráfego rodoviário da cidade, é possível evidenciar a inadequação do planejamento viário ou da legislação do uso do solo. Os procedimentos metodológicos deste trabalho foram: revisão de literatura; coleta de informações em órgãos públicos e em campo; coleta in loco de dados de fluxo de veículos e registro sonoro; e, análise e compilação dos dados obtidos para simulação em programa computacional de mapeamento acústico. A revisão de literatura, presente no Capítulo Referencial Teórico, permitiu a fundamentação teórica dos estudos realizados, onde foram compiladas informações, conceitos, parâmetros e procedimentos relacionados ao estudo do ruído e à propagação sonora em meio urbano. Coletaram-se informações georeferenciadas em meio digital em órgãos públicos, tais como informações vetorizadas e rasterizadas (imagens aéreas), ambas utilizadas na elaboração e atualização da base cartográfica do mapeamento acústico. A coleta in loco de informações de dados de fluxo de veículos e o registro sonoro foi imprescindível ao desenvolvimento das etapas precedentes ao resultado da Simulação Acústica e formaram o banco de dados que alimentou o programa computacional de mapeamento acústico, CadnaA. Construiu-se um modelo tridimensional por meio das informações e dados, coletados em campo e cedidos por órgãos governamentais. Os produtos finais dessa dissertação foram obtidos por meio de simulação da propagação sonora no referido modelo, cujos resultados são: Mapas Acústicos Horizontais e Verticais e visualizações 3D. Estes recursos permitem observar graficamente e estudar a distribuição espacial do nível sonoro contínuo equivalente, LAeq, dos períodos diurno, entardecer e noturno, através de curvas isofônicas em intervalos de 5 dB(A). O conjunto de base de dados da simulação acústica contempla as fontes de ruído, vias de tráfego rodoviário, bem como, todos os objetos e embarreiramentos, edificados ou naturais, que influenciam na propagação sonora do ruído ambiental. Ainda não existem leis ou planos estratégicos de mitigação do ruído proveniente do transporte rodoviário na cidade de Salvador que estabeleçam condicionantes específicas e eficazes de planejamento urbano no tocante ao ambiente acústico, portanto, este trabalho é uma experiência que converge para este propósito, isto é, apresentando uma metodologia para a construção de um Mapa Acústico da cidade de Salvador. |
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Souza, Danilo Fortuna Mendes deSouza, Danilo Fortuna Mendes deCarvalho, Maria Lúcia Araújo Mendes de2013-09-26T23:46:44Z2013-09-26T23:46:44Z2013-09-26http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13071A poluição sonora cresce a cada dia, proporcionando níveis acima dos normatizados para ambientes internos e externos. Torna-se, pois, fundamental entender o comportamento do som no espaço urbano para controlar sua produção e propagação de forma a tornar a cidade habitável. Este trabalho apresenta estudos dos níveis de ruído do tráfego rodoviário no bairro Imbuí (Salvador-BA) por meio da ferramenta de Mapeamento Acústico. Na medida em que cidade de Salvador se adensa ao longo das vias de maior fluxo de veículos, maior parcela da população é exposta a elevados níveis de ruído que podem ser intensificados pelas reflexões sonoras sucessivas decorrentes do adensamento das construções lindeiras às vias. A partir do estudo da propagação do ruído de tráfego rodoviário da cidade, é possível evidenciar a inadequação do planejamento viário ou da legislação do uso do solo. Os procedimentos metodológicos deste trabalho foram: revisão de literatura; coleta de informações em órgãos públicos e em campo; coleta in loco de dados de fluxo de veículos e registro sonoro; e, análise e compilação dos dados obtidos para simulação em programa computacional de mapeamento acústico. A revisão de literatura, presente no Capítulo Referencial Teórico, permitiu a fundamentação teórica dos estudos realizados, onde foram compiladas informações, conceitos, parâmetros e procedimentos relacionados ao estudo do ruído e à propagação sonora em meio urbano. Coletaram-se informações georeferenciadas em meio digital em órgãos públicos, tais como informações vetorizadas e rasterizadas (imagens aéreas), ambas utilizadas na elaboração e atualização da base cartográfica do mapeamento acústico. A coleta in loco de informações de dados de fluxo de veículos e o registro sonoro foi imprescindível ao desenvolvimento das etapas precedentes ao resultado da Simulação Acústica e formaram o banco de dados que alimentou o programa computacional de mapeamento acústico, CadnaA. Construiu-se um modelo tridimensional por meio das informações e dados, coletados em campo e cedidos por órgãos governamentais. Os produtos finais dessa dissertação foram obtidos por meio de simulação da propagação sonora no referido modelo, cujos resultados são: Mapas Acústicos Horizontais e Verticais e visualizações 3D. Estes recursos permitem observar graficamente e estudar a distribuição espacial do nível sonoro contínuo equivalente, LAeq, dos períodos diurno, entardecer e noturno, através de curvas isofônicas em intervalos de 5 dB(A). O conjunto de base de dados da simulação acústica contempla as fontes de ruído, vias de tráfego rodoviário, bem como, todos os objetos e embarreiramentos, edificados ou naturais, que influenciam na propagação sonora do ruído ambiental. Ainda não existem leis ou planos estratégicos de mitigação do ruído proveniente do transporte rodoviário na cidade de Salvador que estabeleçam condicionantes específicas e eficazes de planejamento urbano no tocante ao ambiente acústico, portanto, este trabalho é uma experiência que converge para este propósito, isto é, apresentando uma metodologia para a construção de um Mapa Acústico da cidade de Salvador.Submitted by Francisco Costa (xcosta@ufba.br) on 2013-09-25T23:12:25Z No. of bitstreams: 12 Dissertação Danilo Fortuna_figura 90.pdf: 668719 bytes, checksum: ac10ce9ccd6ce4633a7b59073c388132 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 62.pdf: 782013 bytes, checksum: 3f461b9d43834fcfe3ac0964a725bcb1 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 57.pdf: 508943 bytes, checksum: 08ff4ac39743ddb67872aa3d3a7711f1 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 52.pdf: 1478167 bytes, checksum: 8ae5a72af463c5d79d6832f33af7f5a4 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 51.pdf: 741807 bytes, checksum: 06f99eda0b5eab6648fd381d2956308a (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 45.pdf: 1179495 bytes, checksum: 7b55652854b91b19ccaf1e6ea750280c (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 43.pdf: 1431258 bytes, checksum: fb2f2e3ddbc3d06656b93ddb83d41a79 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 41.pdf: 766802 bytes, checksum: 277877310807ae01e2220e0d7beec153 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 40.pdf: 768433 bytes, checksum: f42ef919d241d4b3014bd749c2c39924 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 39.pdf: 787445 bytes, checksum: 133ecd970c2e7c10eaca4db1cb26d347 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 26.pdf: 551822 bytes, checksum: 73b31fc00d3c4c185300ebe8025b7b6e (MD5) Dissertação_Danilo Fortuna.pdf: 35864844 bytes, checksum: 34ee772c6cdea58a7f8cee893db8134f (MD5)Approved for entry into archive by Edilene Costa(ec@ufba.br) on 2013-09-26T23:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 12 Dissertação Danilo Fortuna_figura 90.pdf: 668719 bytes, checksum: ac10ce9ccd6ce4633a7b59073c388132 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 62.pdf: 782013 bytes, checksum: 3f461b9d43834fcfe3ac0964a725bcb1 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 57.pdf: 508943 bytes, checksum: 08ff4ac39743ddb67872aa3d3a7711f1 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 52.pdf: 1478167 bytes, checksum: 8ae5a72af463c5d79d6832f33af7f5a4 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 51.pdf: 741807 bytes, checksum: 06f99eda0b5eab6648fd381d2956308a (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 45.pdf: 1179495 bytes, checksum: 7b55652854b91b19ccaf1e6ea750280c (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 43.pdf: 1431258 bytes, checksum: fb2f2e3ddbc3d06656b93ddb83d41a79 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 41.pdf: 766802 bytes, checksum: 277877310807ae01e2220e0d7beec153 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 40.pdf: 768433 bytes, checksum: f42ef919d241d4b3014bd749c2c39924 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 39.pdf: 787445 bytes, checksum: 133ecd970c2e7c10eaca4db1cb26d347 (MD5) Dissertação Danilo Fortuna_figura 26.pdf: 551822 bytes, checksum: 73b31fc00d3c4c185300ebe8025b7b6e (MD5) Dissertação_Danilo Fortuna.pdf: 35864844 bytes, checksum: 34ee772c6cdea58a7f8cee893db8134f (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-26T23:46:44Z (GMT). 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A poluição sonora cresce a cada dia, proporcionando níveis acima dos normatizados para ambientes internos e externos. Torna-se, pois, fundamental entender o comportamento do som no espaço urbano para controlar sua produção e propagação de forma a tornar a cidade habitável. Este trabalho apresenta estudos dos níveis de ruído do tráfego rodoviário no bairro Imbuí (Salvador-BA) por meio da ferramenta de Mapeamento Acústico. Na medida em que cidade de Salvador se adensa ao longo das vias de maior fluxo de veículos, maior parcela da população é exposta a elevados níveis de ruído que podem ser intensificados pelas reflexões sonoras sucessivas decorrentes do adensamento das construções lindeiras às vias. A partir do estudo da propagação do ruído de tráfego rodoviário da cidade, é possível evidenciar a inadequação do planejamento viário ou da legislação do uso do solo. Os procedimentos metodológicos deste trabalho foram: revisão de literatura; coleta de informações em órgãos públicos e em campo; coleta in loco de dados de fluxo de veículos e registro sonoro; e, análise e compilação dos dados obtidos para simulação em programa computacional de mapeamento acústico. A revisão de literatura, presente no Capítulo Referencial Teórico, permitiu a fundamentação teórica dos estudos realizados, onde foram compiladas informações, conceitos, parâmetros e procedimentos relacionados ao estudo do ruído e à propagação sonora em meio urbano. Coletaram-se informações georeferenciadas em meio digital em órgãos públicos, tais como informações vetorizadas e rasterizadas (imagens aéreas), ambas utilizadas na elaboração e atualização da base cartográfica do mapeamento acústico. A coleta in loco de informações de dados de fluxo de veículos e o registro sonoro foi imprescindível ao desenvolvimento das etapas precedentes ao resultado da Simulação Acústica e formaram o banco de dados que alimentou o programa computacional de mapeamento acústico, CadnaA. Construiu-se um modelo tridimensional por meio das informações e dados, coletados em campo e cedidos por órgãos governamentais. Os produtos finais dessa dissertação foram obtidos por meio de simulação da propagação sonora no referido modelo, cujos resultados são: Mapas Acústicos Horizontais e Verticais e visualizações 3D. Estes recursos permitem observar graficamente e estudar a distribuição espacial do nível sonoro contínuo equivalente, LAeq, dos períodos diurno, entardecer e noturno, através de curvas isofônicas em intervalos de 5 dB(A). O conjunto de base de dados da simulação acústica contempla as fontes de ruído, vias de tráfego rodoviário, bem como, todos os objetos e embarreiramentos, edificados ou naturais, que influenciam na propagação sonora do ruído ambiental. Ainda não existem leis ou planos estratégicos de mitigação do ruído proveniente do transporte rodoviário na cidade de Salvador que estabeleçam condicionantes específicas e eficazes de planejamento urbano no tocante ao ambiente acústico, portanto, este trabalho é uma experiência que converge para este propósito, isto é, apresentando uma metodologia para a construção de um Mapa Acústico da cidade de Salvador. |
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