Entrelaçando corpos e letras: representações de gênero nos pagodes baianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6438 |
Resumo: | A mulher, seu corpo e sua sexualidade, bem como as relações de gênero são as temáticas mais exploradas pelos compositores das letras da música denominada de “pagode” que vem sendo produzida na Bahia nas duas últimas décadas. A pesquisa objetivou a análise do ideário desses compositores sobre a mulher a partir dessas letras, especialmente as representações de gênero e sua intersecção com as categorias de classe, raça e sexualidade. Essa análise revelou a permanência de um discurso assimétrico machista, mesmo após duas décadas da presença de um discurso feminista. Em tais letras, evidenciou-se a heteronormatividade como um discurso que estrutura essas representações bem como um discurso masculino que quer ter o poder de controle sobre o corpo e a sexualidade da mulher. Dessa forma, analisou-se a presença de tal fenômeno em plena contemporaneidade nas letras de nove das mais expressivas bandas desse segmento musical em um contexto de hibridismo cultural onde a música está revestida de uma singularidade onde palavras, sons, canto, corpo e dança delineiam os significados históricos, ideológicos, religiosos e políticos produzidos na circularidade das culturas (burguesa e afrobaiana). Para tanto, esse estudo lançou mão das teorias contemporâneas, especialmente as teorias feministas, utilizando como arcabouço teóricometodológico os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC), versão inglesa. |
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Nascimento, ClebemiltonNascimento, ClebemiltonAlves, Ivia Iracema Duarte2012-07-14T14:17:29Z2012-07-14T14:17:29Z2010-02-23http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6438A mulher, seu corpo e sua sexualidade, bem como as relações de gênero são as temáticas mais exploradas pelos compositores das letras da música denominada de “pagode” que vem sendo produzida na Bahia nas duas últimas décadas. A pesquisa objetivou a análise do ideário desses compositores sobre a mulher a partir dessas letras, especialmente as representações de gênero e sua intersecção com as categorias de classe, raça e sexualidade. Essa análise revelou a permanência de um discurso assimétrico machista, mesmo após duas décadas da presença de um discurso feminista. Em tais letras, evidenciou-se a heteronormatividade como um discurso que estrutura essas representações bem como um discurso masculino que quer ter o poder de controle sobre o corpo e a sexualidade da mulher. Dessa forma, analisou-se a presença de tal fenômeno em plena contemporaneidade nas letras de nove das mais expressivas bandas desse segmento musical em um contexto de hibridismo cultural onde a música está revestida de uma singularidade onde palavras, sons, canto, corpo e dança delineiam os significados históricos, ideológicos, religiosos e políticos produzidos na circularidade das culturas (burguesa e afrobaiana). Para tanto, esse estudo lançou mão das teorias contemporâneas, especialmente as teorias feministas, utilizando como arcabouço teóricometodológico os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC), versão inglesa.Submitted by Rangel Sousa Jamile Kelly (jamile.kelly@ufba.br) on 2012-07-14T14:17:29Z No. of bitstreams: 1 dissertação clebemilton.pdf: 1679158 bytes, checksum: 7e3a221aad7d427b319fabb9856245f9 (MD5)Made available in DSpace on 2012-07-14T14:17:29Z (GMT). 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A mulher, seu corpo e sua sexualidade, bem como as relações de gênero são as temáticas mais exploradas pelos compositores das letras da música denominada de “pagode” que vem sendo produzida na Bahia nas duas últimas décadas. A pesquisa objetivou a análise do ideário desses compositores sobre a mulher a partir dessas letras, especialmente as representações de gênero e sua intersecção com as categorias de classe, raça e sexualidade. Essa análise revelou a permanência de um discurso assimétrico machista, mesmo após duas décadas da presença de um discurso feminista. Em tais letras, evidenciou-se a heteronormatividade como um discurso que estrutura essas representações bem como um discurso masculino que quer ter o poder de controle sobre o corpo e a sexualidade da mulher. Dessa forma, analisou-se a presença de tal fenômeno em plena contemporaneidade nas letras de nove das mais expressivas bandas desse segmento musical em um contexto de hibridismo cultural onde a música está revestida de uma singularidade onde palavras, sons, canto, corpo e dança delineiam os significados históricos, ideológicos, religiosos e políticos produzidos na circularidade das culturas (burguesa e afrobaiana). Para tanto, esse estudo lançou mão das teorias contemporâneas, especialmente as teorias feministas, utilizando como arcabouço teóricometodológico os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (ADC), versão inglesa. |
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