Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wilson Rogério dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24067
Resumo: O presente trabalho tem como assunto a educação musical coletiva com instrumentos de arco (EMCIA). Trata-se de pesquisa qualiquantitativa de viés prático que propõe um levantamento e uma análise documental dos atuais métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas. O objetivo é sistematizar, padronizar e, posteriormente, verificar se e como estes métodos podem atender aos critérios apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da música nas escolas regulares brasileiras, indicando caminhos para incentivar que professores de música utilizem o sistema de ensino coletivo de instrumentos no atendimento à Lei n.º 11.769/08. O processo deu origem a um trabalho documental e bibliográfico, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). A tese está estruturada em seis capítulos: revisão da bibliografia, fundamentação teórica, metodologia, análise dos métodos coletivos de ensino de cordas, sistematização dos dados obtidos na análise e sugestão de conteúdos para aplicação nas escolas, e contraposição dos dados obtidos com as propostas dos PCN de música. Como fundamentação teórica utilizou-se o paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, que preconiza uma nova maneira de pensar e perceber o mundo, abandonando a concepção simplificadora, idealizada pela ciência positivista, e buscando uma abordagem mais profunda que procura lidar com as diferentes realidades que se nos apresentam nos dias de hoje. Como referências na área da educação musical utilizou-se a teoria praxial idealizada por David Elliott, que é baseada na transmissão dos conceitos e desenvolvimento da criatividade e musicalidade por meio da prática, e as propostas de Joel Barbosa, relacionadas à utilização do ensino coletivo como estratégia para trazer para o ensino musical os valores históricos, culturais e psicológicos do povo brasileiro, atuando no processo de descolonização cultural ao qual somos submetidos permanentemente. Dois trabalhos também serviram de referência técnica: o Teaching of instrumental music e o ASTA String curriculum. A parte prática do trabalho envolveu a análise de quinze métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas, sendo cinco brasileiros e cinco estadunidenses, estes tendo sido escritos em dois volumes. As informações obtidas foram utilizadas para encontrar, no capítulo quinto, um padrão pedagógico proposto pelos métodos. Após serem confrontados e demonstrarem que poderiam atender aos modelos teóricos, os dados obtidos foram utilizados para fundamentar a confecção de uma proposta didática, dividida em seis níveis e que se destina a ser utilizada nas escolas de ensino fundamental (mas não apenas). No capítulo sexto, foi feita a análise final com o cruzamento dos dados anteriores frente os objetivos e conteúdos dos PCN. Na conclusão, constatou-se que a educação musical coletiva com instrumentos de arco pode se constituir numa ferramenta adequada para o ensino da música nas escolas regulares, por ser uma alternativa eficiente e, principalmente, viável para a realização da educação musical no Brasil.
id UFBA-2_a5dd4ec08b0897e43add4f0bab8d9003
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24067
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Wilson Rogério dosSantos, Wilson Rogério dosBarbosa, Joel Luís da SilvaKato, SuzanaDoring, KatharinaNascimento, Marco Antônio ToledoTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos2017-08-21T16:20:39Z2017-08-21T16:20:39Z2017-08-212016-04-29http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24067O presente trabalho tem como assunto a educação musical coletiva com instrumentos de arco (EMCIA). Trata-se de pesquisa qualiquantitativa de viés prático que propõe um levantamento e uma análise documental dos atuais métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas. O objetivo é sistematizar, padronizar e, posteriormente, verificar se e como estes métodos podem atender aos critérios apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da música nas escolas regulares brasileiras, indicando caminhos para incentivar que professores de música utilizem o sistema de ensino coletivo de instrumentos no atendimento à Lei n.º 11.769/08. O processo deu origem a um trabalho documental e bibliográfico, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). A tese está estruturada em seis capítulos: revisão da bibliografia, fundamentação teórica, metodologia, análise dos métodos coletivos de ensino de cordas, sistematização dos dados obtidos na análise e sugestão de conteúdos para aplicação nas escolas, e contraposição dos dados obtidos com as propostas dos PCN de música. Como fundamentação teórica utilizou-se o paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, que preconiza uma nova maneira de pensar e perceber o mundo, abandonando a concepção simplificadora, idealizada pela ciência positivista, e buscando uma abordagem mais profunda que procura lidar com as diferentes realidades que se nos apresentam nos dias de hoje. Como referências na área da educação musical utilizou-se a teoria praxial idealizada por David Elliott, que é baseada na transmissão dos conceitos e desenvolvimento da criatividade e musicalidade por meio da prática, e as propostas de Joel Barbosa, relacionadas à utilização do ensino coletivo como estratégia para trazer para o ensino musical os valores históricos, culturais e psicológicos do povo brasileiro, atuando no processo de descolonização cultural ao qual somos submetidos permanentemente. Dois trabalhos também serviram de referência técnica: o Teaching of instrumental music e o ASTA String curriculum. A parte prática do trabalho envolveu a análise de quinze métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas, sendo cinco brasileiros e cinco estadunidenses, estes tendo sido escritos em dois volumes. As informações obtidas foram utilizadas para encontrar, no capítulo quinto, um padrão pedagógico proposto pelos métodos. Após serem confrontados e demonstrarem que poderiam atender aos modelos teóricos, os dados obtidos foram utilizados para fundamentar a confecção de uma proposta didática, dividida em seis níveis e que se destina a ser utilizada nas escolas de ensino fundamental (mas não apenas). No capítulo sexto, foi feita a análise final com o cruzamento dos dados anteriores frente os objetivos e conteúdos dos PCN. Na conclusão, constatou-se que a educação musical coletiva com instrumentos de arco pode se constituir numa ferramenta adequada para o ensino da música nas escolas regulares, por ser uma alternativa eficiente e, principalmente, viável para a realização da educação musical no Brasil.The present work´s subject is the collective music teaching of stringed instruments. It is a cuali-quantitative research of the practical bias that proposes a survey and a documentary analysis of current collective teaching method of stringed instruments. The objective is to systematize, standardize and, subsequently, verify if and how these methods can meet the criterion presented by the National Curriculum Parameters (NCPs) for the teaching of music in Brazilian regular schools, showing the ways to encourage music teachers of using the collective instruments teaching system in compliance to Act nº 11.769/08. This procedure resulted in a bibliographical and documental work, which used the guide-oriented notation procedure for data collection, and the descriptive statistics and pattern matching for interpretation, organization and presentation of obtained data. The thesis is structured in six chapters: revision of bibliography, theoretical foundation, methodology, analysis of collective teaching methods of stringed instruments, systematization of data obtained in analysis, suggestion of contents to be applied in schools, and comparison of the obtained data with NCPs proposal for music. As theoretical foundation it was used the complexity paradigm, proposed by Edgar Morin, which preconizes a new way of thinking and perceiving the world, abandoning the simplifying conception, idealized by the positivist science, and seeking a deeper approach to deal with the different realities presented to us nowadays. As reference in music teaching area it was used the praxial philosophy proposed by David Elliott, which is based on transmission of concepts and development of creativity and musicality through the practice, and Joel Barbosa´s proposals, related to the usage of collective teaching as strategy to bring the historical, cultural and psychological values into musical teaching, acting in the cultural decolonisation process in which we are permanently submitted. Two works also served as technical reference: Teaching of instrumental music and ASTA String curriculum. The practical part of work involved the analysis of fifteen collective teaching methods of stringed instruments, five of them Brazilian and five North-American, the latter of which being written in two volumes. The information obtained was used to find, in chapter five, a pedagogic pattern proposed by these methods. After being compared and demonstrated that is possible to attend the theoretical models, the data obtained was used to substantiate the preparation of a didactic proposal, divided in six levels and intended to be used in elementary school teaching (but not exclusively). In chapter six, the final analysis was made, by cross-checks of previous data with objectives and contents of NCPs. At the conclusion, it was found that the collective music teaching of stringed instruments can constitute itself as an appropriate tool for music teaching in regular schools, by being an efficient alternative and, mainly, viable for the accomplishment of music teaching in Brazil.Submitted by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-21T16:19:51Z No. of bitstreams: 1 EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf: 251351207 bytes, checksum: c80a4c72fd82d0dd72390b48f890d66f (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-21T16:20:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf: 251351207 bytes, checksum: c80a4c72fd82d0dd72390b48f890d66f (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-21T16:20:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf: 251351207 bytes, checksum: c80a4c72fd82d0dd72390b48f890d66f (MD5)Música - Instrução e estudoInstrumento de arcoEnsino de instrumentosEnsino d emúsicaMúsica - EscolaEducação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-graduação em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTEDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf.txtEDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf.txtExtracted texttext/plain845014https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/3/EDUCA%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20COLETIVA%20COM%20INSTRUMENTOS%20DE%20ARCO%20-%20SANTOS%2c%20W.%20R..pdf.txta377175995f7633a90e8977fcb3531f4MD53ORIGINALEDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdfEDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdfapplication/pdf251351207https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/1/EDUCA%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20COLETIVA%20COM%20INSTRUMENTOS%20DE%20ARCO%20-%20SANTOS%2c%20W.%20R..pdfc80a4c72fd82d0dd72390b48f890d66fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/240672022-07-09 02:16:56.498oai:repositorio.ufba.br:ri/24067VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-09T05:16:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
title Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
spellingShingle Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
Santos, Wilson Rogério dos
Música - Instrução e estudo
Instrumento de arco
Ensino de instrumentos
Ensino d emúsica
Música - Escola
title_short Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
title_full Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
title_fullStr Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
title_full_unstemmed Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
title_sort Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos
author Santos, Wilson Rogério dos
author_facet Santos, Wilson Rogério dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wilson Rogério dos
Santos, Wilson Rogério dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Joel Luís da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kato, Suzana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Doring, Katharina
Nascimento, Marco Antônio Toledo
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
contributor_str_mv Barbosa, Joel Luís da Silva
Kato, Suzana
Doring, Katharina
Nascimento, Marco Antônio Toledo
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Instrumento de arco
Ensino de instrumentos
Ensino d emúsica
Música - Escola
topic Música - Instrução e estudo
Instrumento de arco
Ensino de instrumentos
Ensino d emúsica
Música - Escola
description O presente trabalho tem como assunto a educação musical coletiva com instrumentos de arco (EMCIA). Trata-se de pesquisa qualiquantitativa de viés prático que propõe um levantamento e uma análise documental dos atuais métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas. O objetivo é sistematizar, padronizar e, posteriormente, verificar se e como estes métodos podem atender aos critérios apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da música nas escolas regulares brasileiras, indicando caminhos para incentivar que professores de música utilizem o sistema de ensino coletivo de instrumentos no atendimento à Lei n.º 11.769/08. O processo deu origem a um trabalho documental e bibliográfico, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). A tese está estruturada em seis capítulos: revisão da bibliografia, fundamentação teórica, metodologia, análise dos métodos coletivos de ensino de cordas, sistematização dos dados obtidos na análise e sugestão de conteúdos para aplicação nas escolas, e contraposição dos dados obtidos com as propostas dos PCN de música. Como fundamentação teórica utilizou-se o paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, que preconiza uma nova maneira de pensar e perceber o mundo, abandonando a concepção simplificadora, idealizada pela ciência positivista, e buscando uma abordagem mais profunda que procura lidar com as diferentes realidades que se nos apresentam nos dias de hoje. Como referências na área da educação musical utilizou-se a teoria praxial idealizada por David Elliott, que é baseada na transmissão dos conceitos e desenvolvimento da criatividade e musicalidade por meio da prática, e as propostas de Joel Barbosa, relacionadas à utilização do ensino coletivo como estratégia para trazer para o ensino musical os valores históricos, culturais e psicológicos do povo brasileiro, atuando no processo de descolonização cultural ao qual somos submetidos permanentemente. Dois trabalhos também serviram de referência técnica: o Teaching of instrumental music e o ASTA String curriculum. A parte prática do trabalho envolveu a análise de quinze métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas, sendo cinco brasileiros e cinco estadunidenses, estes tendo sido escritos em dois volumes. As informações obtidas foram utilizadas para encontrar, no capítulo quinto, um padrão pedagógico proposto pelos métodos. Após serem confrontados e demonstrarem que poderiam atender aos modelos teóricos, os dados obtidos foram utilizados para fundamentar a confecção de uma proposta didática, dividida em seis níveis e que se destina a ser utilizada nas escolas de ensino fundamental (mas não apenas). No capítulo sexto, foi feita a análise final com o cruzamento dos dados anteriores frente os objetivos e conteúdos dos PCN. Na conclusão, constatou-se que a educação musical coletiva com instrumentos de arco pode se constituir numa ferramenta adequada para o ensino da música nas escolas regulares, por ser uma alternativa eficiente e, principalmente, viável para a realização da educação musical no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-21T16:20:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-21T16:20:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24067
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/3/EDUCA%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20COLETIVA%20COM%20INSTRUMENTOS%20DE%20ARCO%20-%20SANTOS%2c%20W.%20R..pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/1/EDUCA%c3%87%c3%83O%20MUSICAL%20COLETIVA%20COM%20INSTRUMENTOS%20DE%20ARCO%20-%20SANTOS%2c%20W.%20R..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24067/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a377175995f7633a90e8977fcb3531f4
c80a4c72fd82d0dd72390b48f890d66f
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502623080120320