A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davel, Eduardo Paes Barreto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Cybele Amado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347
Resumo: Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação.
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A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-11-27T19:52:50Z No. of bitstreams: 1 A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional.pdf: 296891 bytes, checksum: 94439d07997bfc1ff69480c6785c9898 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2019-01-09T21:10:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional.pdf: 296891 bytes, checksum: 94439d07997bfc1ff69480c6785c9898 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-09T21:10:27Z (GMT). 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