A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877 |
Resumo: | Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação do como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem sócio-prática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, neste tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. |
id |
UFBA-4_18bac27fb42e579dace562d91057462f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15877 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização EducacionalReflexividade. Aprendizagem organizacional. Conflito. Organização educacional. Auto-etnografia.Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação do como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem sócio-prática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, neste tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877/15813Davel, Eduardo Paes BarretoAmado de Oliveira, Cybeleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:13:53Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15877Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:13:53Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
title |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
spellingShingle |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional Davel, Eduardo Paes Barreto Reflexividade. Aprendizagem organizacional. Conflito. Organização educacional. Auto-etnografia. |
title_short |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
title_full |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
title_fullStr |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
title_full_unstemmed |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
title_sort |
A Reflexividade Intensiva na Aprendizagem Organizacional: Uma Autoetnografia de Práticas em uma Organização Educacional |
author |
Davel, Eduardo Paes Barreto |
author_facet |
Davel, Eduardo Paes Barreto Amado de Oliveira, Cybele |
author_role |
author |
author2 |
Amado de Oliveira, Cybele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davel, Eduardo Paes Barreto Amado de Oliveira, Cybele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexividade. Aprendizagem organizacional. Conflito. Organização educacional. Auto-etnografia. |
topic |
Reflexividade. Aprendizagem organizacional. Conflito. Organização educacional. Auto-etnografia. |
description |
Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação do como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem sócio-prática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, neste tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877/15813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 85 (2018) Organizações & Sociedade; v. 25 n. 85 (2018) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698970396590080 |