Caminhos da avaliação no PROLICENMUS: da fonte de inspiração à oferta de um modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Obadias de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31739
Resumo: Nesta tese, apresenta-se os caminhos da Avaliação de um curso de formação de professores de Música. Parte-se de uma fonte de inspiração, qual seja, o Sistema de Avaliação acontecido no Curso Licenciatura em Música, Modalidade Educação à Distância (EAD), ofertado pelo Programa Pró-Licenciaturas do Ministério da Educação no Brasil, entre os anos de 2008 a 2012, conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). A pesquisa teve como objetivo geral atualizar o Modelo de Avaliação Cante e Dance com a Gente (CDG), dedicado à condução da Avaliação, na formação docente em cursos de Licenciatura em Música. A pergunta de pesquisa estabelecida foi: Como os processos e as práticas de Avaliação empregados na formação docente do curso de graduação PROLICENMUS poderiam conduzir uma formação de professores de Música, na atualidade? Metodologicamente, tratou-se de uma investigação com natureza Básica, abordagem Qualitativa, objetivos Exploratórios e procedimento técnico predominante Estudo de Caso. Cada um dos três capítulos foi conduzido por um dos objetivos específicos: a saber: 1) circunscrever o conceito de Avaliação, para efeito desta tese; 2) explicitar o fenômeno Avaliação, conforme acontecido no PROLICENMUS; e 3) prospectar condições de consistência, entre componentes do processo avaliativo estudado. Utilizou-se técnicas complementares de Pesquisas, tais como: Bibliográfica, Documental, Ex Post Facto e Grupo Focal. Os dados foram tratados mediante Análise Textual Discursiva (ATD) (MOARES; GALLIAZZI, 2006). A revisão da Construção Teórica no Domínio da Avaliação (FERNANDES, 2010), associada à da Proposta Musicopedagógica CDG (NUNES, 2017), gerou uma definição própria de Avaliação: um sítio investigativo, onde o Impulso espontâneo constituído de crenças, desejos e esperança, próprios dos Mundos Internos, uma vez mediado pelo Direcionamento dos Mundos Externos, conduz às Aquisições por Ações Evidenciadas em produções individuais ou em grupo, para uma efetiva prática compartilhada na Formação Docente em Música, assentadas em uma abordagem hermenêutica-dialética, que envolve, atrai e cativa comprometimentos protagonizados pelos envolvidos, apresentando, assim, a Recompensa, ao final do processo avaliativo. Concluiu-se, na Avaliação da formação docente em Música, é impositivo harmonizar Molduras e Instrumentos, balizados pelo Projeto Pedagógico do Curso e sua Matriz Curricular, por sua vez, assentados em uma determinada concepção teórica de formação humana. No caso do PROLICENMUS e no aqui proposto, uma formação integral e integradora, por meio da Música, na qual coautoria, inclusão, generosidade, respeito por si e pelo outro são condições essenciais. Assim, a Avaliação não pode estar assentada em um terceiro elemento, punitivo ou elogioso, no qual outros lhe atribuam importância e o legitimem diante de si mesmo; é o licenciando que, mediante total entrega a um processo de construção de si e do Ser-professor, é o maior responsável por sua Avaliação. Conclui-se, que seu próprio reconhecimento é a sua maior recompensa; todavia, isso não o isenta de compreender e de aceitar, que, ao almejar falar em nome de uma determinada instituição educacional, como é o caso do Diploma, é preciso obter autorização dessa instituição, mediante aprovação, segundo seus próprios critérios avaliativos, claramente ditos.
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A pergunta de pesquisa estabelecida foi: Como os processos e as práticas de Avaliação empregados na formação docente do curso de graduação PROLICENMUS poderiam conduzir uma formação de professores de Música, na atualidade? Metodologicamente, tratou-se de uma investigação com natureza Básica, abordagem Qualitativa, objetivos Exploratórios e procedimento técnico predominante Estudo de Caso. Cada um dos três capítulos foi conduzido por um dos objetivos específicos: a saber: 1) circunscrever o conceito de Avaliação, para efeito desta tese; 2) explicitar o fenômeno Avaliação, conforme acontecido no PROLICENMUS; e 3) prospectar condições de consistência, entre componentes do processo avaliativo estudado. Utilizou-se técnicas complementares de Pesquisas, tais como: Bibliográfica, Documental, Ex Post Facto e Grupo Focal. Os dados foram tratados mediante Análise Textual Discursiva (ATD) (MOARES; GALLIAZZI, 2006). A revisão da Construção Teórica no Domínio da Avaliação (FERNANDES, 2010), associada à da Proposta Musicopedagógica CDG (NUNES, 2017), gerou uma definição própria de Avaliação: um sítio investigativo, onde o Impulso espontâneo constituído de crenças, desejos e esperança, próprios dos Mundos Internos, uma vez mediado pelo Direcionamento dos Mundos Externos, conduz às Aquisições por Ações Evidenciadas em produções individuais ou em grupo, para uma efetiva prática compartilhada na Formação Docente em Música, assentadas em uma abordagem hermenêutica-dialética, que envolve, atrai e cativa comprometimentos protagonizados pelos envolvidos, apresentando, assim, a Recompensa, ao final do processo avaliativo. Concluiu-se, na Avaliação da formação docente em Música, é impositivo harmonizar Molduras e Instrumentos, balizados pelo Projeto Pedagógico do Curso e sua Matriz Curricular, por sua vez, assentados em uma determinada concepção teórica de formação humana. No caso do PROLICENMUS e no aqui proposto, uma formação integral e integradora, por meio da Música, na qual coautoria, inclusão, generosidade, respeito por si e pelo outro são condições essenciais. Assim, a Avaliação não pode estar assentada em um terceiro elemento, punitivo ou elogioso, no qual outros lhe atribuam importância e o legitimem diante de si mesmo; é o licenciando que, mediante total entrega a um processo de construção de si e do Ser-professor, é o maior responsável por sua Avaliação. Conclui-se, que seu próprio reconhecimento é a sua maior recompensa; todavia, isso não o isenta de compreender e de aceitar, que, ao almejar falar em nome de uma determinada instituição educacional, como é o caso do Diploma, é preciso obter autorização dessa instituição, mediante aprovação, segundo seus próprios critérios avaliativos, claramente ditos.ABSTRACT In this thesis, we present the Evaluation paths of a training course for Music teachers. The starting point is a source of inspiration, that is, the Evaluation System which took place in the Music Graduation Course, Distance Education Modality (EAD), offered by the Pró-Licenciatura Program of the Ministry of Education in Brazil, between 2008 and 2012, conducted by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Partner Universities (PROLICENMUS). The overall aim of this research was to update the Sing and Dance with Us Evaluation Model (CDG), dedicated to the conduction of Evaluation in teacher training in Music Graduation courses. The research question was: How can the procedures and practices employed in teacher education in the PROLICENMUS graduation course conduct teacher education for Music professors, nowadays? Methodologically, it was an investigation of basic nature, qualitative approach, exploratory objectives and prevailing Case Study technical procedure. Each of the three chapters was conducted by one of the specific objectives, namely: 1) circumscribing the concept of Evaluation, for the purpose of this thesis; 2) explaining the Evaluation phenomenon, in accordance with that which took place in PROLICENMUS; and 3) prospecting conditions of consistency, within the components of the studied evaluative process. Complementary Research techniques were utilized, such as: Bibliographic, Documental, Ex Posto Facto and Focus Group. The data were treated by Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALLIAZZI, 2006). The revision of the Theoretical Construction in the Evaluation Domain (FERNANDES, 2010), associated with that of the Musicpedagogical Proposal CDG (NUNES, 2017), generated an Evaluation definition of its own: an investigative site, in which the spontaneous Impulse constituted by beliefs, desires and hopes, particular of Internal Worlds, once mediated by the Directing of External Worlds, conducts to the Acquisition by Evidenced Actions in individual or group productions, for an effective practice shared in Music Teacher Education, based on a hermeneutic-dialetic approach, which involves, attracts and captivates commitments led by those involved, thus presenting a Reward at the end of the evaluative process. It was concluded, in the Evaluation of teacher education in Music, to be imperative to harmonize Frames and Instruments, while marked out by the Course’s Pedagogical Project and its Curricular Matrix, on their turn based on a particular theoretical conception of human formation. In the case of PROLICENMUS and in the one here proposed, an integral and integrating formation, through Music, in which co-authorship, inclusion, generosity, self-respect and respect for others are essential conditions. Thus, the Evaluation cannot be based on a third element, punitive or complimentary, in which others attribute importance to it and legitimize it before itself; it is the scholar who, through total commitment to a process of self and professor-being construction, is the main responsible for their Evaluation. It is concluded that their own acknowledgment is their greatest reward; however, this does not exempt them from understanding and accepting that, when aiming to speak on behalf of a certain educational institution, as is the case with the Diploma, it is necessary to obtain the authorization of that institution through approval, in accordance with its own, clearly stated evaluative criteria.Submitted by Obadias Cunha (obadias.cunha@ufba.br) on 2020-03-28T02:53:03Z No. of bitstreams: 1 CAMINHOS DA AVALIAÇÃO NO PROLICENMUS_DA FONTE DE INSPIRAÇÃO À OFERTA DE UM MODELO_TESE_OBADIAS_CUNHA_PPGMUS_UFBA_VersãoFINAL_Aprovada.pdf: 5505082 bytes, checksum: 58ef041e1d6e5dbe17e972e17dd21cba (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2020-04-03T16:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMINHOS DA AVALIAÇÃO NO PROLICENMUS_DA FONTE DE INSPIRAÇÃO À OFERTA DE UM MODELO_TESE_OBADIAS_CUNHA_PPGMUS_UFBA_VersãoFINAL_Aprovada.pdf: 5505082 bytes, checksum: 58ef041e1d6e5dbe17e972e17dd21cba (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-03T16:31:34Z (GMT). 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