Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Maurício Wiering Pinto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Arce, Vladimir Andrei Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26529
Resumo: OBJETIVO: compreender as concepções de formação dos estudantes de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia que participam ou participaram do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, e discutir as percepções sobre as potencialidades e limites do programa para a formação. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, com dados produzidos a partir de grupo focal. Os estudantes foram divididos em 2 grupos, tendo 6 participantes em um e 4 em outro, totalizando 10 sujeitos. RESULTADOS: as concepções de formação evidenciadas foram: aprendizagem por meio da relação entre teoria e prática, processo permanente de aprendizagem e reflexão das experiências. Sobre as potencialidades do Programa, os estudantes trouxeram o reconhecimento das necessidades em saúde, vivência de novas práticas de aprendizagem, significação da integralidade e trabalho em equipe e interdisciplinar. Referente aos limites, os estudantes expuseram a precarização do sistema de saúde do município, baixa participação dos preceptores, incompatibilidade dos horários e relações conflituosas com os profissionais que não participavam/ participam do Programa. CONCLUSÃO: os sujeitos compreendem a formação como algo que vai além do saber técnico e científico. Nas potencialidades, destaca-se a importância de serem criados espaços na universidade para o trabalho interdisciplinar e para vivência de novas práticas de aprendizagem. Sobre os limites, a precarização do sistema de saúde interfere diretamente na aprendizagem do estudante, com prejuízo nas ações. Diante disto, restringir as práticas do Programa somente à inserção do estudante no serviço não garante a reorientação da formação, reforçando a necessidade de consolidar as reformas curriculares e de fortalecer a articulação entre ensino-serviço.
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Sobre as potencialidades do Programa, os estudantes trouxeram o reconhecimento das necessidades em saúde, vivência de novas práticas de aprendizagem, significação da integralidade e trabalho em equipe e interdisciplinar. Referente aos limites, os estudantes expuseram a precarização do sistema de saúde do município, baixa participação dos preceptores, incompatibilidade dos horários e relações conflituosas com os profissionais que não participavam/ participam do Programa. CONCLUSÃO: os sujeitos compreendem a formação como algo que vai além do saber técnico e científico. Nas potencialidades, destaca-se a importância de serem criados espaços na universidade para o trabalho interdisciplinar e para vivência de novas práticas de aprendizagem. Sobre os limites, a precarização do sistema de saúde interfere diretamente na aprendizagem do estudante, com prejuízo nas ações. Diante disto, restringir as práticas do Programa somente à inserção do estudante no serviço não garante a reorientação da formação, reforçando a necessidade de consolidar as reformas curriculares e de fortalecer a articulação entre ensino-serviço.Submitted by Vladimir Andrei Rodrigues Arce (vladimir.arce@hotmail.com) on 2018-06-10T15:33:19Z No. of bitstreams: 1 Formação e PET-Saúde Experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia.pdf: 279708 bytes, checksum: f66675c05be7edfd74e144f3cd57ae3c (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2018-07-11T20:57:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Formação e PET-Saúde Experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia.pdf: 279708 bytes, checksum: f66675c05be7edfd74e144f3cd57ae3c (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-11T20:57:32Z (GMT). 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