Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raul Marques Leite de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840
Resumo: A biblioteca universitária em busca de maior visibilidade, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, bem como a gestão de informação nesse processo, constituem a temática desse trabalho, que tem por objetivo verificar como a Biblioteca Universitária utiliza técnicas de marketing para a atração do seu público leitor, na potencialização do uso de seus produtos e serviços. Procurou-se analisar como as bibliotecas estão utilizando a filosofia de marketing para gerir e disseminar informação, mantendo seu público satisfeito. A partir de uma revisão da literatura existente, busca-se identificar as técnicas e ferramentas propícias à difusão de informação na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório descritivo, quando investiga e se aprofunda na temática, e ao propor descrever os fenômenos que influenciam o objeto de estudo. A investigação se deu por meio de um estudo de levantamento com a abordagem qualitativa, na Biblioteca da Escola de Administração da UFBA e na Biblioteca do Campus de Pituaçu da UCSAL, ambas na cidade de Salvador-BA. Os procedimentos para coleta de dados incluíram a observação informal, a entrevista com os gestores e a aplicação de questionários com os usuários, alunos concluintes do curso de Administração. Observa-se ainda que as bibliotecas utilizam um número pequeno de técnicas e ferramentas de marketing, e a percepção dos gestores em relação ao marketing da biblioteca é de que a sua aplicação é necessária, mas dependem das instâncias superiores. Em relação aos usuários, os mesmos percebem que não se faz uso do marketing na biblioteca, onde o mesmo é fundamental para uma gestão integrada em uma unidade de informação e seu uso, de forma estratégica, favorece o desempenho organizacional, para a satisfação das necessidades informacionais do usuário. Os resultados mostraram que a percepção da realidade difere da teoria e sua aplicação requer um estudo mais aprofundado, assim, existem ações incipientes quando se trata de marketing para bibliotecas.
id UFBA-2_a738b3d900f4000edc9d258772d14cfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/7840
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza, Raul Marques Leite deSouza, Raul Marques Leite deCarvalho, Kátia de2013-01-13T13:43:19Z2013-01-13T13:43:19Z2011-08-31http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840A biblioteca universitária em busca de maior visibilidade, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, bem como a gestão de informação nesse processo, constituem a temática desse trabalho, que tem por objetivo verificar como a Biblioteca Universitária utiliza técnicas de marketing para a atração do seu público leitor, na potencialização do uso de seus produtos e serviços. Procurou-se analisar como as bibliotecas estão utilizando a filosofia de marketing para gerir e disseminar informação, mantendo seu público satisfeito. A partir de uma revisão da literatura existente, busca-se identificar as técnicas e ferramentas propícias à difusão de informação na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório descritivo, quando investiga e se aprofunda na temática, e ao propor descrever os fenômenos que influenciam o objeto de estudo. A investigação se deu por meio de um estudo de levantamento com a abordagem qualitativa, na Biblioteca da Escola de Administração da UFBA e na Biblioteca do Campus de Pituaçu da UCSAL, ambas na cidade de Salvador-BA. Os procedimentos para coleta de dados incluíram a observação informal, a entrevista com os gestores e a aplicação de questionários com os usuários, alunos concluintes do curso de Administração. Observa-se ainda que as bibliotecas utilizam um número pequeno de técnicas e ferramentas de marketing, e a percepção dos gestores em relação ao marketing da biblioteca é de que a sua aplicação é necessária, mas dependem das instâncias superiores. Em relação aos usuários, os mesmos percebem que não se faz uso do marketing na biblioteca, onde o mesmo é fundamental para uma gestão integrada em uma unidade de informação e seu uso, de forma estratégica, favorece o desempenho organizacional, para a satisfação das necessidades informacionais do usuário. Os resultados mostraram que a percepção da realidade difere da teoria e sua aplicação requer um estudo mais aprofundado, assim, existem ações incipientes quando se trata de marketing para bibliotecas.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-13T13:43:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdf: 1624794 bytes, checksum: 36bc198ec864bfd1fc1b5ead6af793a7 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-13T13:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdf: 1624794 bytes, checksum: 36bc198ec864bfd1fc1b5ead6af793a7 (MD5)Bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)SalvadorBiblioteca universitáriaGestão da InformaçãoMarketingBiblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdfDissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdfapplication/pdf1624794https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Raul%20Marques%20Leite%20de%20Souza.pdf36bc198ec864bfd1fc1b5ead6af793a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdf.txtDissertação_Raul Marques Leite de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain225724https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Raul%20Marques%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt52ed28d3459615e3cc3bf8e3b7f38c46MD53ri/78402022-07-05 14:03:51.947oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
title Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
spellingShingle Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
Souza, Raul Marques Leite de
Biblioteca universitária
Gestão da Informação
Marketing
title_short Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
title_full Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
title_fullStr Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
title_full_unstemmed Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
title_sort Biblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketing
author Souza, Raul Marques Leite de
author_facet Souza, Raul Marques Leite de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raul Marques Leite de
Souza, Raul Marques Leite de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Kátia de
contributor_str_mv Carvalho, Kátia de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Gestão da Informação
Marketing
topic Biblioteca universitária
Gestão da Informação
Marketing
description A biblioteca universitária em busca de maior visibilidade, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, bem como a gestão de informação nesse processo, constituem a temática desse trabalho, que tem por objetivo verificar como a Biblioteca Universitária utiliza técnicas de marketing para a atração do seu público leitor, na potencialização do uso de seus produtos e serviços. Procurou-se analisar como as bibliotecas estão utilizando a filosofia de marketing para gerir e disseminar informação, mantendo seu público satisfeito. A partir de uma revisão da literatura existente, busca-se identificar as técnicas e ferramentas propícias à difusão de informação na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório descritivo, quando investiga e se aprofunda na temática, e ao propor descrever os fenômenos que influenciam o objeto de estudo. A investigação se deu por meio de um estudo de levantamento com a abordagem qualitativa, na Biblioteca da Escola de Administração da UFBA e na Biblioteca do Campus de Pituaçu da UCSAL, ambas na cidade de Salvador-BA. Os procedimentos para coleta de dados incluíram a observação informal, a entrevista com os gestores e a aplicação de questionários com os usuários, alunos concluintes do curso de Administração. Observa-se ainda que as bibliotecas utilizam um número pequeno de técnicas e ferramentas de marketing, e a percepção dos gestores em relação ao marketing da biblioteca é de que a sua aplicação é necessária, mas dependem das instâncias superiores. Em relação aos usuários, os mesmos percebem que não se faz uso do marketing na biblioteca, onde o mesmo é fundamental para uma gestão integrada em uma unidade de informação e seu uso, de forma estratégica, favorece o desempenho organizacional, para a satisfação das necessidades informacionais do usuário. Os resultados mostraram que a percepção da realidade difere da teoria e sua aplicação requer um estudo mais aprofundado, assim, existem ações incipientes quando se trata de marketing para bibliotecas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-13T13:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-13T13:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Raul%20Marques%20Leite%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7840/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Raul%20Marques%20Leite%20de%20Souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 36bc198ec864bfd1fc1b5ead6af793a7
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
52ed28d3459615e3cc3bf8e3b7f38c46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459355138293760