Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_7141ab8bbbe0eac82505b9d7dee77bc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198128
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFerreira, BrunaRados, Gregório Jean Varvakis2019-07-25T11:33:08Z2019-07-25T11:33:08Z2018359774https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.O uso das ações de marketing e endomarketing nas organizações se evidenciam em razão das transformações sociais, políticas e econômicas ocasionadas pela globalização. Essas mudanças tornam o mercado cada vez mais competitivo e provocam alterações no perfil dos usuários. Nesse contexto, as bibliotecas se encontram em um processo necessário de mudança, e devem buscar por métodos que possam otimizar sua atuação, visando a melhoria na prestação de seus serviços e satisfação de seus usuários, sejam eles externos ou internos. O marketing apresenta-se como instrumento para identificação do perfil do público da biblioteca, analisar a atuação de organizações concorrentes e encontrar formas de atuar em concordância com a disponibilidade de seus recursos e demandas externas. Observando-se esse cenário, mostrou-se importante investigar as aplicações de ações de marketing e endomarketing nas bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, buscando identificar de que forma ocorre e se de fato ocorre o uso dessas ações. Na presente pesquisa, buscou-se analisar o contexto do marketing e endomarketing em biblioteca universitária a partir de quatro módulos, primeiramente caracterizou-se o perfil dos respondentes da pesquisa, posteriormente buscou-se identificar a compreensão dos respondentes acerca do conceito de marketing. No terceiro e quarto módulo foi identificado as ações de marketing e endormarketing, respectivamente, aplicadas nas bibliotecas objetos de estudo. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que as bibliotecas universitárias buscam aplicar ações de marketing e endomarketing, e ainda que seus profissionais tenham se relacionado timidamente com os conceitos das temáticas no momento de sua formação, os respondentes demonstram compreender as formas de uso das ações e seu impacto na imagem da biblioteca, na otimização dos serviços disponibilizados e na busca pela compreensão das necessidades dos usuários. Identificou-se, também, que há fatores que atrapalham a implementação das ações de marketing e endomarketing na biblioteca, destaca-se a falta de recursos financeiros e humanos, e o impedimento da gestão da instituição em visualizar a atuação da biblioteca e sua possível relação com marketing e endomarketing. Conclui-se que um adequado reconhecimento, por parte do corpo de funcionários da biblioteca, das ações de marketing e endomarketing, resultaria em uma melhora significante na qualidade dos serviços oferecidos, na imagem da biblioteca e na forma como o usuário compreende e utiliza esse espaço informacional.Abstract : The use of practices of marketing and endomarketing in organizations are evidenced by reason of social, political and economical transformations caused of globalization. These changes make the business places more competitive and cause alterations in the user profiles. In this sense, the libraries meet in a necessary process of change and must search by methods than optimize their performance, visualizing improvements in their services and satisfaction of their internal and external users. The librarian, as bridge between library available resources and the users needs to develop her skills identifying ways to make the library space most functional. Marketing is presented as an instrument for identifying of public profile of the library, for analyze the performance of competing organizations and for find ways of act in accordance with the availability of their resources and external demands. Observing this scenario it was shown very important investigate the applications of marketing and endomarketing practices inside publics and privates university libraries in order to identify in order how the use of these practices occurs and if actually occurs that use. In this research, the context of marketing and endomarketing in a university library was from four modules. Firstly was characterized the profile of respondents and subsequently, the aim was to identify their comprehension about the concept of marketing. In third and fourth modules was identify the marketing and endomarketing practices respectively applied in the study object libraries. From the collected data it was possible that the university libraries seek to apply marketing and endomarketing practices, and although its professionals have been timidly related to the concepts of the themes at the time of their formation, the respondents demonstrated to understand the ways of use of practices and their impact on the image of the library, in optimization of the services provided and the search for comprehension of users needs. It has also been identified that there are factors that hinder the implementation of marketing and endomarketing practices at the library. There s a lack of human and financial resources besides the impediment of the institution's management in visualizing the library's performance and its possible relationship with marketing and endomarketing. Finally, it is concluded that adequate recognition of marketing and endomarketing would result in significant improvement the quality of services offered in the image of the library in the way the user understands and uses this informational space.138 p.| il., tabs.porCiência da informaçãoMarketing de bibliotecasEndomarketingBibliotecas universitáriasMarketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0188-D.pdfPCIN0188-D.pdfapplication/pdf1767002https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198128/-1/PCIN0188-D.pdffd4e9378fdc8f7efa5be9015afdde7e1MD5-1123456789/1981282019-07-25 08:33:08.556oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:33:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
title Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
spellingShingle Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
Ferreira, Bruna
Ciência da informação
Marketing de bibliotecas
Endomarketing
Bibliotecas universitárias
title_short Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
title_full Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
title_fullStr Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
title_full_unstemmed Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
title_sort Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras
author Ferreira, Bruna
author_facet Ferreira, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rados, Gregório Jean Varvakis
contributor_str_mv Rados, Gregório Jean Varvakis
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Marketing de bibliotecas
Endomarketing
Bibliotecas universitárias
topic Ciência da informação
Marketing de bibliotecas
Endomarketing
Bibliotecas universitárias
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T11:33:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-25T11:33:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 359774
identifier_str_mv 359774
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198128/-1/PCIN0188-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd4e9378fdc8f7efa5be9015afdde7e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804986071613440