Marketing e endomarketing aplicados em bibliotecas universitárias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
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O marketing apresenta-se como instrumento para identificação do perfil do público da biblioteca, analisar a atuação de organizações concorrentes e encontrar formas de atuar em concordância com a disponibilidade de seus recursos e demandas externas. Observando-se esse cenário, mostrou-se importante investigar as aplicações de ações de marketing e endomarketing nas bibliotecas universitárias brasileiras, públicas e privadas, buscando identificar de que forma ocorre e se de fato ocorre o uso dessas ações. Na presente pesquisa, buscou-se analisar o contexto do marketing e endomarketing em biblioteca universitária a partir de quatro módulos, primeiramente caracterizou-se o perfil dos respondentes da pesquisa, posteriormente buscou-se identificar a compreensão dos respondentes acerca do conceito de marketing. No terceiro e quarto módulo foi identificado as ações de marketing e endormarketing, respectivamente, aplicadas nas bibliotecas objetos de estudo. A partir dos dados coletados, foi possível perceber que as bibliotecas universitárias buscam aplicar ações de marketing e endomarketing, e ainda que seus profissionais tenham se relacionado timidamente com os conceitos das temáticas no momento de sua formação, os respondentes demonstram compreender as formas de uso das ações e seu impacto na imagem da biblioteca, na otimização dos serviços disponibilizados e na busca pela compreensão das necessidades dos usuários. Identificou-se, também, que há fatores que atrapalham a implementação das ações de marketing e endomarketing na biblioteca, destaca-se a falta de recursos financeiros e humanos, e o impedimento da gestão da instituição em visualizar a atuação da biblioteca e sua possível relação com marketing e endomarketing. Conclui-se que um adequado reconhecimento, por parte do corpo de funcionários da biblioteca, das ações de marketing e endomarketing, resultaria em uma melhora significante na qualidade dos serviços oferecidos, na imagem da biblioteca e na forma como o usuário compreende e utiliza esse espaço informacional.Abstract : The use of practices of marketing and endomarketing in organizations are evidenced by reason of social, political and economical transformations caused of globalization. These changes make the business places more competitive and cause alterations in the user profiles. In this sense, the libraries meet in a necessary process of change and must search by methods than optimize their performance, visualizing improvements in their services and satisfaction of their internal and external users. The librarian, as bridge between library available resources and the users needs to develop her skills identifying ways to make the library space most functional. Marketing is presented as an instrument for identifying of public profile of the library, for analyze the performance of competing organizations and for find ways of act in accordance with the availability of their resources and external demands. Observing this scenario it was shown very important investigate the applications of marketing and endomarketing practices inside publics and privates university libraries in order to identify in order how the use of these practices occurs and if actually occurs that use. In this research, the context of marketing and endomarketing in a university library was from four modules. Firstly was characterized the profile of respondents and subsequently, the aim was to identify their comprehension about the concept of marketing. In third and fourth modules was identify the marketing and endomarketing practices respectively applied in the study object libraries. From the collected data it was possible that the university libraries seek to apply marketing and endomarketing practices, and although its professionals have been timidly related to the concepts of the themes at the time of their formation, the respondents demonstrated to understand the ways of use of practices and their impact on the image of the library, in optimization of the services provided and the search for comprehension of users needs. It has also been identified that there are factors that hinder the implementation of marketing and endomarketing practices at the library. There s a lack of human and financial resources besides the impediment of the institution's management in visualizing the library's performance and its possible relationship with marketing and endomarketing. Finally, it is concluded that adequate recognition of marketing and endomarketing would result in significant improvement the quality of services offered in the image of the library in the way the user understands and uses this informational space.Rados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Bruna2019-07-25T11:33:08Z2019-07-25T11:33:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., tabs.application/pdf359774https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198128porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:33:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198128Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:33:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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