Coletivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberes
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35848 |
Resumo: | Coletivos de Estudantes Negros no Ensino Superior: Novas Formas de Representações e Produção de Saberes tem como objetivo central investigar os saberes produzidos, articulados e sistematizados que dialogam com as práticas de luta coletiva constituídas dentro dos espaços coletivos de estudantes negros na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de cinco pressupostos: os coletivos de estudantes são atores relevantes no combate ao racismo sistêmico no ensino superior; como espaços de reivindicação de direitos e lugares os coletivos podem ser pontes para construção de novas subjetividades e identidades; as concepções adotadas por esses coletivos partem de mobilizações do movimento e feminismo negro; nos espaços de organização as relações entre gênero, raça e sexualidade são tensionadas sistematicamente e as estratégias utilizadas dentro desses espaços fazem parte do ato de reivindicar suas próprias demandas, assim como de tornar-se para definir suas próprias identidades, nomear suas próprias histórias. O caminho teórico-metodológico utilizado foi de abordagem qualitativa, de ordem etnográfica. Em relação as técnicas utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, entrevista e questionário. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que: os coletivos de estudantes negros são importantes atores para a permanência simbólica de estudantes negros e negras dentro da universidade. Entendendo permanência simbólica como as possibilidades que os estudantes têm de vivenciar a universidade, identificar-se com outros estudantes negros e ser reconhecidos por estes, e, portanto, aquilombar-se em coletivos. |
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2022-08-12T12:33:02Z2022-08-12T12:33:02Z2022-07-08SANTOS, Jéssica Caroline Gouveia. Coletivos de estudantes negros no ensino superior: novas formas de representações e produção de saberes. Orientadora: Edilza Correia Sotero. 2022. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35848Coletivos de Estudantes Negros no Ensino Superior: Novas Formas de Representações e Produção de Saberes tem como objetivo central investigar os saberes produzidos, articulados e sistematizados que dialogam com as práticas de luta coletiva constituídas dentro dos espaços coletivos de estudantes negros na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de cinco pressupostos: os coletivos de estudantes são atores relevantes no combate ao racismo sistêmico no ensino superior; como espaços de reivindicação de direitos e lugares os coletivos podem ser pontes para construção de novas subjetividades e identidades; as concepções adotadas por esses coletivos partem de mobilizações do movimento e feminismo negro; nos espaços de organização as relações entre gênero, raça e sexualidade são tensionadas sistematicamente e as estratégias utilizadas dentro desses espaços fazem parte do ato de reivindicar suas próprias demandas, assim como de tornar-se para definir suas próprias identidades, nomear suas próprias histórias. O caminho teórico-metodológico utilizado foi de abordagem qualitativa, de ordem etnográfica. Em relação as técnicas utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, entrevista e questionário. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que: os coletivos de estudantes negros são importantes atores para a permanência simbólica de estudantes negros e negras dentro da universidade. Entendendo permanência simbólica como as possibilidades que os estudantes têm de vivenciar a universidade, identificar-se com outros estudantes negros e ser reconhecidos por estes, e, portanto, aquilombar-se em coletivos.Collectives of Black Students in Higher Education: New Forms of Representations and Production of Knowledge has as its central objective to investigate the knowledge produced, articulated and systematized in dialogue with practices of struggle constituted within the collective spaces of Black students at the Federal University of Bahia. The research was developed based on five assumptions: student groups are relevant actors in the fight against systemic racism in higher education; as spaces for claiming rights and places, collectives can be bridges for the construction of new subjectivities and identities; the concepts adopted by these collectives are based on mobilizations of the Black movement and Black feminism; in the spaces of organization, the relations between gender, race and sexuality are systematically tensioned and the strategies used within these spaces are part of the act of claiming their own demands, as well as becoming to define their own identities, naming their own stories. The theoretical-methodological path used was of a qualitative approach, of an ethnographic nature. Regarding the techniques used were: bibliographic research, data collection, interview and questionnaire. With the development of this research, it was possible to perceive that: the collectives of black students are important actors for the symbolic permanence of black students within the university. Understanding symbolic permanence as the possibilities that students have to experience the university, identify with other black students and be recognized by them, and, therefore, settle in collectives.Submitted by Jéssica Caroline Gouveia Santos (jessica.gouveia@ufba.br) on 2022-08-09T23:53:03Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Jéssica Caroline Gouveia.pdf: 1095234 bytes, checksum: a9bebbc7008613d6d62f6b7ac63a76b2 (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Prezada Jéssica Caroline, gentileza retirar as referências bibliográficas do campo, ou se preferir manter, colocar no padrão das normas da ABNT. Lembrando que o campo é opcional, em seguida retorne o depósito para que possa concluir a validação dos dados. Cordialmente. Ana Miriã on 2022-08-10T13:27:26Z (GMT)Submitted by Jéssica Caroline Gouveia Santos (jessica.gouveia@ufba.br) on 2022-08-11T00:20:03Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Jéssica Caroline Gouveia.pdf: 1095234 bytes, checksum: a9bebbc7008613d6d62f6b7ac63a76b2 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-08-12T12:33:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia - Jéssica Caroline Gouveia.pdf: 1095234 bytes, checksum: a9bebbc7008613d6d62f6b7ac63a76b2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-12T12:33:02Z (GMT). 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