Englishing: investigando professores de língua inglesa em (perform)atividade no sertão dos tocós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Neto, Raulino Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29958
Resumo: O fazer pedagógico de professores de Língua Inglesa constitui-se em componente fundamental para o entendimento em relação ao seu processo formativo e, sobretudo, daquilo a que chamamos de Englishing, ou seja, da materialização tanto de sua atuação docente quanto dos usos empreendidos na língua ensinada. Nesse sentido, faz-se precípua a compreensão em torno das práticas linguajeiras vocalizadas pelo professor de Língua Inglesa ao largo de sua produção enunciativa, fenômeno que carece de maior entendimento frente ao que significa, hoje, ensinar e aprender Inglês. Por esse viés, há em nossa presente pesquisa de doutorado uma flagrante vinculação tanto aos estudos relacionados à subversão, acomodação e resistência no uso e ensino do inglês (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) quanto às noções de agência, performatividade e (re)construção identitária (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Desse modo, com o propósito de responder as questões orientadoras da pesquisa, lançamos mão de três instrumentos para a geração de dados (questionário-narrativa, entrevista e excertos enunciativos), além das notas de campo e do currículo do curso. As respostas advindas deste estudo resultam em importantes implicações para o modo como se compreende não apenas a docência numa língua estrangeira, mas a própria metalinguagem desses sujeitos em meio às suas atuações verbais. Assim considerando, os referidos resultados conclamam para uma postura formativa que instaure, em meio às ações pedagolinguísticas, uma consciência crítica e intercultural acerca da língua ensinada/aprendida.
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Por esse viés, há em nossa presente pesquisa de doutorado uma flagrante vinculação tanto aos estudos relacionados à subversão, acomodação e resistência no uso e ensino do inglês (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) quanto às noções de agência, performatividade e (re)construção identitária (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Desse modo, com o propósito de responder as questões orientadoras da pesquisa, lançamos mão de três instrumentos para a geração de dados (questionário-narrativa, entrevista e excertos enunciativos), além das notas de campo e do currículo do curso. As respostas advindas deste estudo resultam em importantes implicações para o modo como se compreende não apenas a docência numa língua estrangeira, mas a própria metalinguagem desses sujeitos em meio às suas atuações verbais. Assim considerando, os referidos resultados conclamam para uma postura formativa que instaure, em meio às ações pedagolinguísticas, uma consciência crítica e intercultural acerca da língua ensinada/aprendida.The pedagogical action of English language teachers constitutes itself as an essential component for the understanding of their formative process and, above all, of something we have dubbed Englishing, that is, the manifestation of both the teaching action and the linguistic uses undertaken in the language being taught. Thus, it is of utmost importance to establish a comprehension on the linguistic practices voiced by the English teachers along their enunciative production, phenomenon which requires an in-depth understanding in the teaching and learning of English in today’s world. By this means, the present doctoral research presents a manifest connection to the studies related to both subversion, accommodation and resistance in the use and teaching of English (CLEMENTE; HIGGINS, 2008; CANAGARAJAH, 2008) as well as the notions of agency, performativity and identity (re)construction (AUSTIN, 1955; BHAT, 2005; BUTLER, 1997). Therefore, with the aim of answering the research guiding questions, we resorted to three generation data tools (questionnaire-narrative, interview and enunciative excerpts), as well as field notes and the teacher’s undergraduation curriculum.The obtained answers show important implications to the way we comprehend not only the teaching of a foreign language, but teacher’s metalanguage itself in the midst of their verbal actions. Thus, these results urge to a formative attitude that instills in the pedagolinguistic actions an intercultural and critical consciousness within the reach of the language taught/learned.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-06-26T18:20:50Z No. of bitstreams: 1 TESE ENGLISHING RAULINO NETO.pdf: 4821561 bytes, checksum: 308577b2da390e211e0c5bb27b06485c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-27T16:31:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE ENGLISHING RAULINO NETO.pdf: 4821561 bytes, checksum: 308577b2da390e211e0c5bb27b06485c (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-27T16:31:10Z (GMT). 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