Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Authier-Revuz, Jacqueline
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488
Resumo: O texto trata dos enlaces entre linguística e escrita: dos laços opacificantes não como insucessos ou ajustamentos da interação, mas como pontos sensíveis no avanço do dizer onde, para o enunciador, aflora a linguagem, a consistência e a resistência da língua. Demonstra-se que há uma unidade fundante da atividade linguageira que repousa sobre a materialidade da língua e a relação humana com a linguagem. Assim, textos literários, entre outros, dizem coisas essenciais ao linguista da enunciação sobre a linguagem e a relação de uma escrita com o campo da prática linguageira comum, da qual ela se distingue, mas no seio da qual emerge a ligação profunda à experiência humana, fundante, da linguagem.
id UFRGS-9_154da68e9a4a1319acb50a40351ac16d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18488
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escritaLinguística. Escrita. Sujeito. Prática Linguajeira. Experiência Humana.O texto trata dos enlaces entre linguística e escrita: dos laços opacificantes não como insucessos ou ajustamentos da interação, mas como pontos sensíveis no avanço do dizer onde, para o enunciador, aflora a linguagem, a consistência e a resistência da língua. Demonstra-se que há uma unidade fundante da atividade linguageira que repousa sobre a materialidade da língua e a relação humana com a linguagem. Assim, textos literários, entre outros, dizem coisas essenciais ao linguista da enunciação sobre a linguagem e a relação de uma escrita com o campo da prática linguageira comum, da qual ela se distingue, mas no seio da qual emerge a ligação profunda à experiência humana, fundante, da linguagem.FACED - UFRGS2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488/14346Authier-Revuz, Jacquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T18:03:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/18488Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-12-08T18:03:48Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
title Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
spellingShingle Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
Authier-Revuz, Jacqueline
Linguística. Escrita. Sujeito. Prática Linguajeira. Experiência Humana.
title_short Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
title_full Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
title_fullStr Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
title_full_unstemmed Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
title_sort Paradas sobre Palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita
author Authier-Revuz, Jacqueline
author_facet Authier-Revuz, Jacqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Authier-Revuz, Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística. Escrita. Sujeito. Prática Linguajeira. Experiência Humana.
topic Linguística. Escrita. Sujeito. Prática Linguajeira. Experiência Humana.
description O texto trata dos enlaces entre linguística e escrita: dos laços opacificantes não como insucessos ou ajustamentos da interação, mas como pontos sensíveis no avanço do dizer onde, para o enunciador, aflora a linguagem, a consistência e a resistência da língua. Demonstra-se que há uma unidade fundante da atividade linguageira que repousa sobre a materialidade da língua e a relação humana com a linguagem. Assim, textos literários, entre outros, dizem coisas essenciais ao linguista da enunciação sobre a linguagem e a relação de uma escrita com o campo da prática linguageira comum, da qual ela se distingue, mas no seio da qual emerge a ligação profunda à experiência humana, fundante, da linguagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18488/14346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984459550720