Determinantes do desempenho acadêmico e estimativa da fronteira eficiência educacional da UFBA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15726 |
Resumo: | Este relatório descreve os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto da Universidade Federal da Bahia – o PROUFBA Encomenda 2012. De forma geral, o Programa PROUFBA tem por objetivo identificar, incentivar, valorizar e apoiar extensionismos, desenvolvimentos e pesquisas tecnológicas, científicas, culturais e artísticas sobre a UFBA, através do apoio a projetos desse teor, incluindo projetos do tipo “pesquisa-ação”, que resultem efetivamente na melhoria de seus processos, sistemas e resultados, nas suas atividades meio e/ou fim, ou que demonstrem inequivocamente um grande potencial para sua implantação. Este projeto teve dois objetivos de pesquisa distintos, mas complementares, quais sejam, avaliar os determinantes do desempenho acadêmico dos alunos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estimar a Fronteira de Eficiência Educacional dessa Universidade. Foram utilizados quatro insumos para estimação da fronteira, quais sejam, Índice de Qualificação Docente (IQCD), Numero de Matriculas, Carga Horária e Razão Aluno Professor (RAP) por curso. Como produto optou-se por trabalhar com um modelo DEA com dois produtos: Escore Médio do Curso e relação concluintes e entrantes. Uma vez determinada a Fronteira de Eficiência foi possível verificar o quão distante a UFBA está de sua fronteira bem como cada curso de forma isolada, o que permitiu a composição de um ranking de eficiência os cursos. Os resultados obtidos e procedimentos metodológicos aplicados são apresentados em duas partes. Na Parte I são apresentados os resultados do subprojeto Determinantes do Desempenho Acadêmico dos Ingressantes 2010 A 2012 da UFBA. Na Parte II são apresentados os resultados do subprojeto Estimativa da Fronteira de Eficiência Educacional dos Cursos de Graduação Presencial da Universidade Federal da Bahia nos anos de 2010 A 2012. |
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Este projeto teve dois objetivos de pesquisa distintos, mas complementares, quais sejam, avaliar os determinantes do desempenho acadêmico dos alunos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estimar a Fronteira de Eficiência Educacional dessa Universidade. Foram utilizados quatro insumos para estimação da fronteira, quais sejam, Índice de Qualificação Docente (IQCD), Numero de Matriculas, Carga Horária e Razão Aluno Professor (RAP) por curso. Como produto optou-se por trabalhar com um modelo DEA com dois produtos: Escore Médio do Curso e relação concluintes e entrantes. Uma vez determinada a Fronteira de Eficiência foi possível verificar o quão distante a UFBA está de sua fronteira bem como cada curso de forma isolada, o que permitiu a composição de um ranking de eficiência os cursos. Os resultados obtidos e procedimentos metodológicos aplicados são apresentados em duas partes. Na Parte I são apresentados os resultados do subprojeto Determinantes do Desempenho Acadêmico dos Ingressantes 2010 A 2012 da UFBA. Na Parte II são apresentados os resultados do subprojeto Estimativa da Fronteira de Eficiência Educacional dos Cursos de Graduação Presencial da Universidade Federal da Bahia nos anos de 2010 A 2012.Submitted by Gisele Tiryaki (gtiryaki@ufba.br) on 2014-08-19T18:16:06Z No. of bitstreams: 1 Relatório PROUFBA Encomenda Economia.pdf: 1387678 bytes, checksum: 0103e0859f849d9bbaf359917f2994c1 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-08-28T14:52:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Relatório PROUFBA Encomenda Economia.pdf: 1387678 bytes, checksum: 0103e0859f849d9bbaf359917f2994c1 (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-28T14:52:20Z (GMT). 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