Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, Francisco José de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Holanda, Carlos Almir Monteiro de, Soares, Ricardo Brito
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752
Resumo: The aim of the study was to investigate the performance of the students, who entered the university with or without social benefits (quota system), from Mecanic Engineer, Civil Engineer, Eletric Engineer, Chemical Engineer, Metallurgic Engineer and Mecanichal Production Engineer from the Technologic Center of Federal University of Ceara, who joined college on the years 2014, 2015, 2016 and 2017. For that, three parameters were evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The data were collected after the second semester conclusion in 2017, with a sample of 1853 students. The results have evidenced differences between those who entered with and without the quota system, in all three parameters evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The group of students who entered with the quota system had a lower grade in admission exam’s grade in every course analysed, evasion rate superior and Academic Performance Index inferior in the majority of courses. The two excptions were: in Mecanichal Production Engineer, evasion rate was inferior and in Eletric Engineer, academic performance was superior in the quota system’s group.
id UFC-7_3a4c8d634014214fcf03ba541e2cbf2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60752
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do CearáSistemas de cotasAções afirmativasDesempenho acadêmicoThe aim of the study was to investigate the performance of the students, who entered the university with or without social benefits (quota system), from Mecanic Engineer, Civil Engineer, Eletric Engineer, Chemical Engineer, Metallurgic Engineer and Mecanichal Production Engineer from the Technologic Center of Federal University of Ceara, who joined college on the years 2014, 2015, 2016 and 2017. For that, three parameters were evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The data were collected after the second semester conclusion in 2017, with a sample of 1853 students. The results have evidenced differences between those who entered with and without the quota system, in all three parameters evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The group of students who entered with the quota system had a lower grade in admission exam’s grade in every course analysed, evasion rate superior and Academic Performance Index inferior in the majority of courses. The two excptions were: in Mecanichal Production Engineer, evasion rate was inferior and in Eletric Engineer, academic performance was superior in the quota system’s group.O estudo investigou o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que ingressaram nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Para tal, foram avaliados nota de ingresso no curso, evasão e rendimento acadêmico. Os dados foram coletados após a conclusão do segundo semestre de 2017, com uma população de 1.853 discentes. Os resultados evidenciaram diferenças entre os discentes que ingressaram pela reserva de cotas e os que ingressaram pela ampla concorrência, nas três dimensões analisadas: notas de entrada, índices de evasão e rendimento acadêmico. O grupo de discentes cotistas apresentou uma nota de entrada menor em todos os cursos pesquisados, taxas de evasão superiores e o Índice de Rendimento Acadêmico inferiores na maioria dos cursos, exceto nos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, quanto a evasão, e no curso de Engenharia Elétrica, quando se refere ao desempenho acadêmico.www.abenge.org.br2021-09-30T13:38:41Z2021-09-30T13:38:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA JÚNIOR, Francisco José de; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; SOARES, Ricardo Brito. Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752Souza Júnior, Francisco José deHolanda, Carlos Almir Monteiro deSoares, Ricardo Britoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-30T13:38:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60752Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:43.027173Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
title Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
Souza Júnior, Francisco José de
Sistemas de cotas
Ações afirmativas
Desempenho acadêmico
title_short Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
title_full Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
title_sort Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
author Souza Júnior, Francisco José de
author_facet Souza Júnior, Francisco José de
Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Soares, Ricardo Brito
author_role author
author2 Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Soares, Ricardo Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, Francisco José de
Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Soares, Ricardo Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de cotas
Ações afirmativas
Desempenho acadêmico
topic Sistemas de cotas
Ações afirmativas
Desempenho acadêmico
description The aim of the study was to investigate the performance of the students, who entered the university with or without social benefits (quota system), from Mecanic Engineer, Civil Engineer, Eletric Engineer, Chemical Engineer, Metallurgic Engineer and Mecanichal Production Engineer from the Technologic Center of Federal University of Ceara, who joined college on the years 2014, 2015, 2016 and 2017. For that, three parameters were evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The data were collected after the second semester conclusion in 2017, with a sample of 1853 students. The results have evidenced differences between those who entered with and without the quota system, in all three parameters evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The group of students who entered with the quota system had a lower grade in admission exam’s grade in every course analysed, evasion rate superior and Academic Performance Index inferior in the majority of courses. The two excptions were: in Mecanichal Production Engineer, evasion rate was inferior and in Eletric Engineer, academic performance was superior in the quota system’s group.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-09-30T13:38:41Z
2021-09-30T13:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA JÚNIOR, Francisco José de; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; SOARES, Ricardo Brito. Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752
identifier_str_mv SOUSA JÚNIOR, Francisco José de; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; SOARES, Ricardo Brito. Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
publisher.none.fl_str_mv www.abenge.org.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028889652363264