Processos co-evolutivos entre dança e crítica: de um contexto cearense a uma crítica contemporânea de dança
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8158 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo apresentar uma outra moldura teórica e indisciplinar sobre o exercício da crítica especializada, com uma análise da dinâmica operativa da dança contemporânea em Fortaleza (CE), a partir do conceito evolutivo de "corrida armamentista", do cientista Richard Dawkins, e com o pressuposto de que a "dança é um sistema co-evolutivo", desenvolvido pela pesquisadora Fabiana Dultra Britto. O período escolhido inicia-se na segunda metade dos anos noventa até meados do século XXI, justificado pela importância da ocorrência das três primeiras edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará (1997, 1999, 2001) e dos aproximados quatro anos de existência do Colégio de Dança do Ceará (1999-2002), aqui entendidos como fatores co-evolutivos de difusão e ensino, respectivamente. Por se tratar de um estudo de processos, discorremos sobre o exercício da crítica como fator de difusão de informação especializada e co-responsável pelo processo evolutivo da produção de conhecimento de dança no contexto da capital cearense. Compreendemos que o ato de criticar é uma ação regular tanto de acompanhamento como de contextualização histórica e estético-cultural de uma produção artística. Nesse sentido, a pesquisa sinaliza para um viés não somente epistemológico, mas também político. Configura-se como um protocolo contemporâneo de atuação para a crítica especializada, de uma crítica que é "contextual" e "co-implicada" nos fazeres e saberes da dança na contemporaneidade. Para tanto, referenciamo-nos em algumas discussões teóricas dos sociólogos Zigmunt Bauman e Boaventura de Sousa Santos, e ainda, do psicólogo evolucionista Steven Pinker |
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