Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9628 |
Resumo: | 190f. |
id |
UFBA-2_ab97441fac0ef9a3a99a458983ecd91b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9628 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lima, Marcela dos SantosLima, Marcela dos SantosGrebler, Maria Albertina Silva2013-04-10T13:46:45Z2013-04-10T13:46:45Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9628190f.Estudo de cunho qualitativo que se insere na linha de pesquisa Poéticas e Processo de Encenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Esta pesquisa baseia-se na análise histórica, social, fenomenológica e visa refletir a imposição de uma estética tradicional que se incide sobre a cena artística e limita a duração da carreira da artista da dança. Portanto, o corpo feminino é o foco deste trabalho, tendo em vista o espaço que vem sendo requisitado por intérpretes criadoras com mais de quarenta anos e a verificação de uma produção artística consistente demonstrada nos trabalhos de Cláudia Palma, Dudude Herrmann e Márcia Rubin, entre outras personalidades da dança contemporânea no Brasil. A metodologia utilizada envolve os procedimentos de pesquisa teórica, bibliográfica e videográfica, além de entrevistas com os sujeitos supracitados. Em uma sociedade como a nossa, que acredita que a dança é o espaço da apresentação de corpos jovens e virtuosos, ou seja, que correspondem a um padrão corporal “ideal” reforçado pela cultura midiática, busco pensar a possibilidade de uma estética que permita a visibilidade e valorização do corpo maduro em cena.Portanto, esta pesquisa reflete sobre as reais possibilidades e perspectivas profissionais para a bailarina com mais de quarenta anos se perpetuar em seu fazer artístico fora dos padrões estabelecidos e seus estereótipos. Como todo artista a bailarina precisa continuar produzindo, criando, dançando. Esse é o seu trabalho, essa é a sua escolha que, durante toda a sua trajetória, lhe deu uma percepção do mundo e de si mesma. Por isso se fez necessário demonstrar em vídeo registros de trabalhos realizados por algumas intérpretes veteranas brasileiras citadas nesta dissertação. Um “outro corpo” na dança, ou seja, um corpo maduro, é uma outra forma de ação no mundo e assim o próprio universo da dança se amplia.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-27T15:55:47Z No. of bitstreams: 1 Lima.pdf: 2733507 bytes, checksum: 1f2bff24b471803ca984455c93612e25 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:46:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lima.pdf: 2733507 bytes, checksum: 1f2bff24b471803ca984455c93612e25 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima.pdf: 2733507 bytes, checksum: 1f2bff24b471803ca984455c93612e25 (MD5) Previous issue date: 2009SalvadorCorporeidadeFemininoDançaMaturidadeEnvelhecimentoCorpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Marcela Lima.pdfDissertação. Marcela Lima.pdfapplication/pdf2733507https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9628/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Marcela%20Lima.pdf1f2bff24b471803ca984455c93612e25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9628/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/96282023-11-21 11:01:54.474oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-21T14:01:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
title |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
spellingShingle |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança Lima, Marcela dos Santos Corporeidade Feminino Dança Maturidade Envelhecimento |
title_short |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
title_full |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
title_fullStr |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
title_full_unstemmed |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
title_sort |
Corpo, maturidade e envelhecimento. O feminino e a emergência de outra estética através da dança |
author |
Lima, Marcela dos Santos |
author_facet |
Lima, Marcela dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcela dos Santos Lima, Marcela dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grebler, Maria Albertina Silva |
contributor_str_mv |
Grebler, Maria Albertina Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporeidade Feminino Dança Maturidade Envelhecimento |
topic |
Corporeidade Feminino Dança Maturidade Envelhecimento |
description |
190f. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-10T13:46:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-10T13:46:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9628 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9628/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Marcela%20Lima.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9628/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f2bff24b471803ca984455c93612e25 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459428526030848 |