O Alagbê: entre o terreiro e o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Iuri Ricardo Passos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31383
Resumo: A presente dissertação aborda os métodos de transmissão do conhecimento musical dentro de um terreiro do Candomblé. O objetivo da pesquisa foi analisar e refletir sobre como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos atabaques dentro do espaço religioso do Terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, mais conhecido como Terreiro de Mãe Menininha do Gantois. No mesmo local está situado o Projeto Rum Alagbê que, desde 2001, vem fazendo um trabalho de ensino e preservação dos ritmos sagrados com crianças, jovens e adolescentes da comunidade, com uma metodologia própria de ensino, facilitando assim o seu aprendizado, desde exercícios que possibilitam ao iniciante a aprender a técnica até a parte histórica da religião. No grupo de alunos há também meninas e mulheres, quebrando assim um grande tabu, já que dentro da religião as mulheres não podem exercer a função de tocar os atabaques, sendo esse um universo completamente masculino. Além disso, pretende-se investigar o processo de aprendizagem do atabaque na formação dos Alagbês, os mestres responsáveis por tocarem os atabaques e cantarem para os orixás, a partir de depoimentos com Alagbês de vários terreiros em Salvador. Dessa forma, tem sido cada vez mais difícil para os terreiros poder contar com pessoas para assumirem este cargo, pois ser Alagbê, compreender a música ou o ritmo de religiões de matriz africana, é muito mais do que dominar uma técnica. Todo o processo envolve a ampliação da consciência religiosa sobre o mundo, a natureza e sobre si mesmo, o que significa muita responsabilidade e disponibilidade. Com base nestes pontos, este trabalho busca discutir, principalmente, o papel do Alagbê hoje, cujas atuações musicais também transcendem o terreiro, sendo muitas vezes músicos requisitados também em outros contextos.
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No mesmo local está situado o Projeto Rum Alagbê que, desde 2001, vem fazendo um trabalho de ensino e preservação dos ritmos sagrados com crianças, jovens e adolescentes da comunidade, com uma metodologia própria de ensino, facilitando assim o seu aprendizado, desde exercícios que possibilitam ao iniciante a aprender a técnica até a parte histórica da religião. No grupo de alunos há também meninas e mulheres, quebrando assim um grande tabu, já que dentro da religião as mulheres não podem exercer a função de tocar os atabaques, sendo esse um universo completamente masculino. Além disso, pretende-se investigar o processo de aprendizagem do atabaque na formação dos Alagbês, os mestres responsáveis por tocarem os atabaques e cantarem para os orixás, a partir de depoimentos com Alagbês de vários terreiros em Salvador. Dessa forma, tem sido cada vez mais difícil para os terreiros poder contar com pessoas para assumirem este cargo, pois ser Alagbê, compreender a música ou o ritmo de religiões de matriz africana, é muito mais do que dominar uma técnica. Todo o processo envolve a ampliação da consciência religiosa sobre o mundo, a natureza e sobre si mesmo, o que significa muita responsabilidade e disponibilidade. Com base nestes pontos, este trabalho busca discutir, principalmente, o papel do Alagbê hoje, cujas atuações musicais também transcendem o terreiro, sendo muitas vezes músicos requisitados também em outros contextos.This project deals with the methods of transmitting musical knowledge within a Candomblé terreiro. The research objective was to analyze and reflect on how the teaching and learning process of atabaque playing techniques occurs within the religious space of Terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, better known as Terreiro de Mãe Menininha do Gantois. The Project Rum Alagbê is situated in the same local, where it has focused on the teaching and preservation of sacred rhythms with children and teenagers from the community since 2001, with its own teaching methodology, thus facilitating their learning, from exercises that enable beginners to learn the technique, including historical aspects of the religion. The group of students also includes girls and women, thus breaking a great taboo within the masculine universe of the religion, where women can not perform the function of playing the atabaques. In addition, this work investigates the process of atabaque learning in the training of Alagbês, the masters responsible for playing the atabaques and singing for the orixás, through the testimony of Alagbês from several terreiros in Salvador. It has been become increasingly difficult for terreiros to find people able to take on this position because being an Alagbê, and understanding the music or the rhythm of African-born religions, is much more than mastering a technique. The complete process involves the expansion of religious consciousness about the world, nature and oneself, which in turn necessitates much responsibility and availability. Based on these points, this work seeks to discuss, above all, the role of the Alagbê today, as a musician called upon in other contexts, whose musical performances also transcend the terreiro.Submitted by Iuri Passos (iuripassos@yahoo.com.br) on 2020-01-26T01:04:26Z No. of bitstreams: 1 O ALAGBE _ ENTRE O TERREIRO E O MUNDO _ IURI PASSOS.pdf: 2454119 bytes, checksum: 3862e0b6b2ebc2bcf52c1c71146a6067 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2020-02-03T14:30:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ALAGBE _ ENTRE O TERREIRO E O MUNDO _ IURI PASSOS.pdf: 2454119 bytes, checksum: 3862e0b6b2ebc2bcf52c1c71146a6067 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-03T14:30:03Z (GMT). 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