A influência da reforma gerencial sobre a cultura de uma organização pública: a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em análise
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24540 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos da Reforma Gerencial sobre a cultura organizacional em uma organização pública brasileira. Para a realização do estudo, o processo de modernização da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia foi analisado, que procurou transformar a sua cultura organizacional para torná-la mais eficiente, eficaz e voltada para resultados. Assim, esta pesquisa investigou como a organização articulou os diversos discursos que eram impregnados pela ideologia gerencial na tentativa de viabilizar uma mudança na cultura dos seus servidores. Utilizou-se como proposta teórico-metodológica a abordagem de Meyerson e Martin (1987), Martin e Frost (2001), Frost et al (1991) e Fischer, França e Santana (1993). Esses autores procuram analisar a cultura organizacional a partir de três perspectivas: integração, diferenciação e fragmentação. A perspectiva da integração pressupõe a existência de uma cultura organizacional homogênea, integrada e que os membros da organização compartilham igualmente os significados culturais. A perspectiva da diferenciação compreende a cultura compartilhada apenas dentro de grupos. Por fim, na perspectiva da fragmentação, a ambigüidade é a característica marcante da cultura organizacional. Por outro lado, investigou também em que medida os processos implantados pela alta administração foram capazes de efetuar transformações culturais conforme previam as diretrizes da reforma gerencial. Para isso, as perspectivas de Carrieri e Rodrigues (2001) e Rodrigues (2006) foram utilizadas. Enquanto os primeiros autores apresentam o papel da contracultura na preservação dos valores culturais, Rodrigues (2006) descreve o efeito do ambiente institucional para apoiar ou não processos internos de mudança cultural. O trabalho utilizou a Análise do Discurso (AD) como estratégia de análise dos dados, utilizando as dimensões das figuras, temas e estratégias de manipulação propostos por Fiorin (2008) e as estratégias de persuasão de Faria e Linhares (1993). Os resultados demonstram que a alta administração adotou uma visão de cultura na perspectiva da integração, além de uma abordagem funcionalista na medida em que utilizou vários instrumentos com o objetivo de efetuar transformações culturais que julgava necessárias. Enquanto isso, os grupos de atores organizacionais analisados adotam uma visão de cultura na perspectiva da diferenciação, principalmente em função dos seus interesses e atividades realizadas por cada um deles. As diversas interpretações dos artefatos inseridos na organização permitem inferir que a fragmentação se manifesta na ambigüidade com que os diversos grupos interpretam os significados daqueles elementos, e é reforçada pelos conflitos internos que marcam o período analisado nesta pesquisa: do ano de 1995 a 2010. No que se refere à mudança cultural, a ambigüidade na interpretação dos elementos inseridos na organização e a visão que os servidores possuem sobre o estado parecem contribuir como dificultador para a aderência dos servidores aos pressupostos trazidos pela reforma gerencial, o que em certa medida permite concluir que a organização ainda é fortemente marcada por valores que estão presentes nos modelos de administração patrimonialista e burocrático, demonstrando ainda um distanciamento em relação aos valores culturais que se relacionam ao modelo gerencial de administração pública. |
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Enquanto os primeiros autores apresentam o papel da contracultura na preservação dos valores culturais, Rodrigues (2006) descreve o efeito do ambiente institucional para apoiar ou não processos internos de mudança cultural. O trabalho utilizou a Análise do Discurso (AD) como estratégia de análise dos dados, utilizando as dimensões das figuras, temas e estratégias de manipulação propostos por Fiorin (2008) e as estratégias de persuasão de Faria e Linhares (1993). Os resultados demonstram que a alta administração adotou uma visão de cultura na perspectiva da integração, além de uma abordagem funcionalista na medida em que utilizou vários instrumentos com o objetivo de efetuar transformações culturais que julgava necessárias. Enquanto isso, os grupos de atores organizacionais analisados adotam uma visão de cultura na perspectiva da diferenciação, principalmente em função dos seus interesses e atividades realizadas por cada um deles. As diversas interpretações dos artefatos inseridos na organização permitem inferir que a fragmentação se manifesta na ambigüidade com que os diversos grupos interpretam os significados daqueles elementos, e é reforçada pelos conflitos internos que marcam o período analisado nesta pesquisa: do ano de 1995 a 2010. No que se refere à mudança cultural, a ambigüidade na interpretação dos elementos inseridos na organização e a visão que os servidores possuem sobre o estado parecem contribuir como dificultador para a aderência dos servidores aos pressupostos trazidos pela reforma gerencial, o que em certa medida permite concluir que a organização ainda é fortemente marcada por valores que estão presentes nos modelos de administração patrimonialista e burocrático, demonstrando ainda um distanciamento em relação aos valores culturais que se relacionam ao modelo gerencial de administração pública.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-11-07T19:03:05Z No. of bitstreams: 1 LINDOMAR PINTO.pdf: 3000938 bytes, checksum: c1ac8cec9ab5b2a70f3fdd0d73c5bbe2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-11-07T19:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LINDOMAR PINTO.pdf: 3000938 bytes, checksum: c1ac8cec9ab5b2a70f3fdd0d73c5bbe2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-07T19:25:18Z (GMT). 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