O grupo comtempu's e a dança frouza: (re)olhares sobre o pensar-fazer desconstrutivo em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sérgio Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9443
Resumo: 178f.
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spelling Andrade, Sérgio PereiraAndrade, Sérgio PereiraLobato, Lucia Fernandes2013-04-05T14:48:59Z2013-04-05T14:48:59Z2010http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9443178f.Trata-se de uma pesquisa sobre a perspectiva desconstrutiva, sua ocorrência e aplicabilidade na Dança tomando como campo observacional o Grupo CoMteMpu‟s – Linguagens do Corpo, criado em 2005 pelo autor junto a outros artistas de Salvador-BA. Adota como principal estratégia metodológica a proposta da Pesquisa-ação, segundo Michel Thiollent, uma vez que, além de sujeito, o autor faz parte do objeto de investigação. É um estudo transdisciplinar e qualitativo que entrecruza o campo das Artes Cênicas, em especial da Dança, com a Filosofia e os Estudos Culturais. A fundamentação se apoia principalmente na perspectiva desconstrutiva de Jacques Derrida, estabelecendo contatos com outros autores e estudiosos sobre Contemporaneidade, Dança, Corpo, Cultura e Estética, como: Stuart Hall, Henri-Pierre Jeudy, Eliana Rodrigues Silva, Laurence Louppe, Paulo César Duque-Estrada,Homi Bhabha, Luige Pareyson, entre outros. Levanta como problema que a Dança ainda lida com processos de (re)produçãoe preservação de modelos estéticos que remetem a ideia mecanicista do corpo, o que reafirma o pensar-fazer logocêntrico. A hipótese da dissertação apresenta a Desconstrução como um movimento contínuo de afrouxamento no pensar-fazer em Dança como uma postura pós-colonial, evidenciada pelo surgimento de uma organização coreográfica sem a priori canônicos e de um corpo em estado de prontidão artístico-políticocotidiana: a Dança Frouxa e o Corpo Zeza – perspectivas encontradas nas proposições artísticas do Grupo CoMteMpu‟s. A proposta apresenta entrecruzamentos com os estudos pós-coloniais sobre o Corpo e a Dança com a pretensão de contribuir para uma proposição de estética crítica e multifacetada para o pensar-fazer coreográfico.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-01T17:32:59Z No. of bitstreams: 1 Andrade%20Dissertacao.pdf: 6538392 bytes, checksum: 3cb0a69278532349e909217d9565e69b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:48:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andrade%20Dissertacao.pdf: 6538392 bytes, checksum: 3cb0a69278532349e909217d9565e69b (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T14:48:59Z (GMT). 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