Jogos do biográfico em Gonçalo M. Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, André Ricardo Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35144
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação do espaço biográfico — compre endido, segundo Arfuch, como “os distintos modos como se podem narrar a vida e a experiência humanas” (2012, p. 14) — na escritura multifacetada do português Gonçalo M. Tavares, em especial nos livros 1 (2005), Histórias falsas (2005), Biblioteca (2004) e na série “O bairro” (composta por dez livros até o momento). Articulando as noções de jogo em Huizinga — como atividade humana que se desenvolve em um espaço determinado e está sujeita a regras próprias — e em Derrida — vendo nele a “possibilidade de destruição de um significado transcendental” (SANTIAGO, 1976, p. 53) —, a intenção aqui é mostrar em que medida a obra de Tavares joga com as formas canônicas e rompe com as expectativas do leitor em se tratando do gênero (auto)biográfico, através de três procedimentos: a autoficcionalização e a construção de uma mitologia autoral; a ficcionalização do biográfico através do uso do apócrifo, o que remete à tradição iniciada por Marcel Schwob e continuada por Jorge Luis Borges; e a apropriação e a subsequente rasura do “nome de autor”, com a criação de caricaturas e o uso do intertexto como estratégia de construção de textos híbridos entre ensaio e ficção. Por meio desses procedimen tos, o universo literário de Gonçalo M. Tavares revela um processo em que sua atuação como leitor fornece combustível para a atividade autoral, apropriando-se da literatura para produzir literatura, deixando vestígios de sua biblioteca particular em sua obra, criando e refletindo sobre autores e livros, sugerindo uma espécie de biobibliografia, que deixa pistas de leitura e diminui a presença do factual e do pessoal, em uma recriação literária que pode ser entendida como uma história da literatura em ficção.
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Articulando as noções de jogo em Huizinga — como atividade humana que se desenvolve em um espaço determinado e está sujeita a regras próprias — e em Derrida — vendo nele a “possibilidade de destruição de um significado transcendental” (SANTIAGO, 1976, p. 53) —, a intenção aqui é mostrar em que medida a obra de Tavares joga com as formas canônicas e rompe com as expectativas do leitor em se tratando do gênero (auto)biográfico, através de três procedimentos: a autoficcionalização e a construção de uma mitologia autoral; a ficcionalização do biográfico através do uso do apócrifo, o que remete à tradição iniciada por Marcel Schwob e continuada por Jorge Luis Borges; e a apropriação e a subsequente rasura do “nome de autor”, com a criação de caricaturas e o uso do intertexto como estratégia de construção de textos híbridos entre ensaio e ficção. Por meio desses procedimen tos, o universo literário de Gonçalo M. Tavares revela um processo em que sua atuação como leitor fornece combustível para a atividade autoral, apropriando-se da literatura para produzir literatura, deixando vestígios de sua biblioteca particular em sua obra, criando e refletindo sobre autores e livros, sugerindo uma espécie de biobibliografia, que deixa pistas de leitura e diminui a presença do factual e do pessoal, em uma recriação literária que pode ser entendida como uma história da literatura em ficção.Questa tesi si propone di indagare la rappresentazione dello spazio biografico — capito, secondo Arfuch, come "i diversi modi in cui la vita e l'esperienza umana possono essere narrati" (2012, p. 14) — nella poliedrica scrittura del portoghese Gonçalo M. Tavares, in particolare nei libri 1 (2005), Histórias falsas (2005), Biblioteca (2004) e nella serie "Il quartiere" (composta di dieci libri finora). Articolando le nozioni di gioco da Huizinga — come un'attività umana che si sviluppa nello spazio specifico ed è soggetto a regole proprie — e Derrida — trattando la "possibilità di distruzione di un significato trascendente” (SANTIAGO, 1976, p. 53) —, l'intento è quello di mostrare fino a che punto il lavoro de Tavares gioca con le forme canoniche e rompe le aspettative del lettore, nel caso del genere (auto)biografico attraverso di tre modalità: l’autofinzione e la costruzione di una mitologia diritto d'autore; la finzione biografica attraverso l'uso di spurio, che si riferisce alla tradizione iniziata da Marcel Schwob e continuata da Jorge Luis Borges; e l’appropriazone e la successiva cancellazione del "nome dell'autore", con la creazione di caricature e l'uso di intertesto come strategia di costruzione di testi ibrido tra saggio e finzione. Attraverso queste procedure, l'universo letterario di Gonçalo M. Tavares rivela un processo in cui la sua performance come lettore fornisce carburante per l'attività autoriale, appropriandosi la letteratura per la produzione di letteratura, lasciando tracce della sua biblioteca privata nel suo lavoro, la creazione e la riflettendo su autori e libri, suggerendo una sorta di “biobibliografia”, che rende gli indizi di lettura e diminuisce la presenza di fatto e di personale, in una ricostruzione letteraria che può essere intesa come una storia della letteratura nella finzione.Submitted by Raquel Santos de Sousa Oliveira (sousa.raquel@ufba.br) on 2022-04-28T18:47:39Z No. of bitstreams: 1 Mestrado (final)-com ficha-andré.pdf: 1737800 bytes, checksum: e7c83b37f7aa73ab421ecca8e57f2d88 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-04-30T23:56:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mestrado (final)-com ficha-andré.pdf: 1737800 bytes, checksum: e7c83b37f7aa73ab421ecca8e57f2d88 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-30T23:56:05Z (GMT). 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