Dançando sobre vulcões: educação escolar como arte de governamento do desejo e da diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amarildo Inácio dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36504
Resumo: Nesta pesquisa investigo a relação educação escolar e diferenças na contemporaneidade neoliberal, organizada nos moldes de uma sociedade global de controle. De abordagem epistemológica pós-estruturalista, a investigação tem em Foucault, Deleuze, Guattari e respectivos comentadores do campo dos estudos curriculares, suas principais bases teóricas. Me movimentei a partir e em torno de quatro questões: 1. quais enunciados sobre diferença estão presentes em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar brasileira? 2. Qual formação discursiva se configura da conjunção desses enunciados? 3. Como essa formação discursiva se insere nos currículos escolares contemporâneos? 4. Qual/quais função/ões essa formação discursiva desempenha ao ser inserida nos currículos escolares? A partir disso, delineei três objetivos: 1. mapear enunciados sobre a relação entre diferença e educação escolar em documentos que a normatizam e/ou orientam. 2. analisar os enunciados mapeados e a formação discursiva que eles configuram. 3. problematizar a inserção e o uso biopolítico dessa formação discursiva nos currículos escolares contemporâneos. Para isso, selecionei e analisei cinquenta documentos, de origem internacional e nacional, relacionados à diferença e/ou à educação escolar. A arqueogenealogia foi a estratégia teórico-metodológica analítica e, para produzir os dados, bricolei com a cartografia deleuzeguattariana. Os enunciados mapeados são: 1. Humano, 2. Igualdade-Equidade, 3. Tolerância, 4. Diversidade-Diferença, 5. Inclusão, 6. Liberdade, 7. Democracia 8. Cidadania 9. Educação escolar. As análises permitem argumentar que há pelo menos oito condições de possibilidade para a emergência da atual formação discursiva sobre educação escolar e diferenças: 1. Pós-modernismo/Pós-modernidade, 2. Fundação da ONU, 3. Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 4. Estado de bem-estar social (Keynesianismo), 5. Lutas de movimentos sociais reivindicatórios e/ou contestatórios, 6. Expansão e aceleração da globalização, 7. Expansão do modelo de democracia liberal, 8. Redemocratização do Brasil e promulgação da Constituição Federal de 1988. Esses acontecimentos produziram mudanças no âmbito global e nacional, possibilitando a proliferação de outros enunciados sobre educação escolar e diferenças em distintos contextos sociais. Esses enunciados configuraram uma formação discursiva e os organismos multilaterais operam como forças centrípetas, canalizando-a e difundindo-a globalmente. Acatada como verdade, a formação discursiva reverbera em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar e em currículos. A partir das análises, defendo a tese de que essa formação discursiva possibilita o aparecimento de uma arte de governamento do desejo e da Diferença. Ao atravessar os currículos, a formação discursiva reproduz verdades que recalcam o desejo em subjetividades. A Diferença que escapa é representada como desvio e a multiplicidade é reduzida a dois polos dicotômicos. A formação discursiva recalca o desejo e reduz a Diferença à diferença, à diversidade, para paralisar provisoriamente os fluxos desejantes e os canalizar pelas estrias do socius, possibilitando o governamento simultâneo do desejo e da Diferença.
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A partir disso, delineei três objetivos: 1. mapear enunciados sobre a relação entre diferença e educação escolar em documentos que a normatizam e/ou orientam. 2. analisar os enunciados mapeados e a formação discursiva que eles configuram. 3. problematizar a inserção e o uso biopolítico dessa formação discursiva nos currículos escolares contemporâneos. Para isso, selecionei e analisei cinquenta documentos, de origem internacional e nacional, relacionados à diferença e/ou à educação escolar. A arqueogenealogia foi a estratégia teórico-metodológica analítica e, para produzir os dados, bricolei com a cartografia deleuzeguattariana. Os enunciados mapeados são: 1. Humano, 2. Igualdade-Equidade, 3. Tolerância, 4. Diversidade-Diferença, 5. Inclusão, 6. Liberdade, 7. Democracia 8. Cidadania 9. Educação escolar. As análises permitem argumentar que há pelo menos oito condições de possibilidade para a emergência da atual formação discursiva sobre educação escolar e diferenças: 1. Pós-modernismo/Pós-modernidade, 2. Fundação da ONU, 3. Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 4. Estado de bem-estar social (Keynesianismo), 5. Lutas de movimentos sociais reivindicatórios e/ou contestatórios, 6. Expansão e aceleração da globalização, 7. Expansão do modelo de democracia liberal, 8. Redemocratização do Brasil e promulgação da Constituição Federal de 1988. Esses acontecimentos produziram mudanças no âmbito global e nacional, possibilitando a proliferação de outros enunciados sobre educação escolar e diferenças em distintos contextos sociais. Esses enunciados configuraram uma formação discursiva e os organismos multilaterais operam como forças centrípetas, canalizando-a e difundindo-a globalmente. Acatada como verdade, a formação discursiva reverbera em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar e em currículos. A partir das análises, defendo a tese de que essa formação discursiva possibilita o aparecimento de uma arte de governamento do desejo e da Diferença. Ao atravessar os currículos, a formação discursiva reproduz verdades que recalcam o desejo em subjetividades. A Diferença que escapa é representada como desvio e a multiplicidade é reduzida a dois polos dicotômicos. A formação discursiva recalca o desejo e reduz a Diferença à diferença, à diversidade, para paralisar provisoriamente os fluxos desejantes e os canalizar pelas estrias do socius, possibilitando o governamento simultâneo do desejo e da Diferença.In this research, I investigate the relationship between school education and differences in neoliberal contemporaneity, organized along the lines of a global society of control. From a post-structuralist epistemological approach, the investigation has its main theoretical bases in Foucault, Deleuze, Guattari and their respective commentators in the field of curriculum studies. I moved around four questions: 1. which statements about difference are present in documents that regulate and/or guide Brazilian school education? 2. Which discursive formation is configured from the conjunction of these utterances? 3. How does this discursive formation fit into contemporary school curricula? 4. What function/s does this discursive formation play when inserted in school curricula? From this, I outlined three objectives: 1. to map statements about the relationship between difference and school education in documents that regulate and/or guide it. 2. to analyze the mapped utterances and the discursive formation they configure. 3. to problematize the insertion and the biopolitical use of this discursive formation in contemporary school curricula. For this, I selected and analyzed fifty documents, of international and national origin, related to difference and/or school education. Archaeogenealogy was the analytical theoretical-methodological strategy and, in order to produce the data, I did it with Deleuzeguattarian cartography. The mapped utterances are: 1. Human, 2. Equality-Equity, 3. Tolerance, 4. Diversity-Difference, 5. Inclusion, 6. Freedom, 7. Democracy 8. Citizenship 9. School Education. The analyzes allow us to argue that there are at least eight conditions of possibility for the emergence of the current discursive formation on school education and differences: 1. Postmodernism/Postmodernity, 3. Founding of the UN, 3. Promulgation of the Universal Declaration of Human Rights, 4. Welfare State (Keynesianism), 5. Struggles of demanding social movements and/or contesting, 6. Expansion and acceleration of globalization, 7. Expansion of the liberal democracy model, 8. Redemocratization of Brazil and promulgation of the Federal Constitution of 1988. These events produced changes at the global and national levels, enabling the proliferation of other statements about school education and differences in different social contexts. These statements configured a discursive formation and multilateral organizations operate as centripetal forces, channeling and spreading it globally. Accepted as truth, the discursive formation reverberates in documents that regulate and/or guide school education and in curricula. Based on the analyses, I defend the thesis that this discursive formation enables the emergence of an art of governing desire and Difference. When crossing the curricula, discursive formation reproduces truths that repress desire into subjectivities. The Difference that escapes is represented as deviation and the multiplicity is reduced to two dichotomous poles. Discursive formation represses desire and reduces Difference to difference, diversity to temporarily paralyze desiring flows and channel them through the socius striations, enabling the simultaneous governance of desire and Difference.Submitted by Amarildo Inácio dos Santos (amarildoinacio.ds@gmail.com) on 2023-01-16T14:31:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dançando sobre vulcões - educação escolar como arte de governamento do desejo e da diferença.pdf: 9925137 bytes, checksum: ec07573ca1a66945d803819126a53c4e (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-01-17T09:20:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dançando sobre vulcões - educação escolar como arte de governamento do desejo e da diferença.pdf: 9925137 bytes, checksum: ec07573ca1a66945d803819126a53c4e (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-17T09:20:02Z (GMT). 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description Nesta pesquisa investigo a relação educação escolar e diferenças na contemporaneidade neoliberal, organizada nos moldes de uma sociedade global de controle. De abordagem epistemológica pós-estruturalista, a investigação tem em Foucault, Deleuze, Guattari e respectivos comentadores do campo dos estudos curriculares, suas principais bases teóricas. Me movimentei a partir e em torno de quatro questões: 1. quais enunciados sobre diferença estão presentes em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar brasileira? 2. Qual formação discursiva se configura da conjunção desses enunciados? 3. Como essa formação discursiva se insere nos currículos escolares contemporâneos? 4. Qual/quais função/ões essa formação discursiva desempenha ao ser inserida nos currículos escolares? A partir disso, delineei três objetivos: 1. mapear enunciados sobre a relação entre diferença e educação escolar em documentos que a normatizam e/ou orientam. 2. analisar os enunciados mapeados e a formação discursiva que eles configuram. 3. problematizar a inserção e o uso biopolítico dessa formação discursiva nos currículos escolares contemporâneos. Para isso, selecionei e analisei cinquenta documentos, de origem internacional e nacional, relacionados à diferença e/ou à educação escolar. A arqueogenealogia foi a estratégia teórico-metodológica analítica e, para produzir os dados, bricolei com a cartografia deleuzeguattariana. Os enunciados mapeados são: 1. Humano, 2. Igualdade-Equidade, 3. Tolerância, 4. Diversidade-Diferença, 5. Inclusão, 6. Liberdade, 7. Democracia 8. Cidadania 9. Educação escolar. As análises permitem argumentar que há pelo menos oito condições de possibilidade para a emergência da atual formação discursiva sobre educação escolar e diferenças: 1. Pós-modernismo/Pós-modernidade, 2. Fundação da ONU, 3. Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 4. Estado de bem-estar social (Keynesianismo), 5. Lutas de movimentos sociais reivindicatórios e/ou contestatórios, 6. Expansão e aceleração da globalização, 7. Expansão do modelo de democracia liberal, 8. Redemocratização do Brasil e promulgação da Constituição Federal de 1988. Esses acontecimentos produziram mudanças no âmbito global e nacional, possibilitando a proliferação de outros enunciados sobre educação escolar e diferenças em distintos contextos sociais. Esses enunciados configuraram uma formação discursiva e os organismos multilaterais operam como forças centrípetas, canalizando-a e difundindo-a globalmente. Acatada como verdade, a formação discursiva reverbera em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar e em currículos. A partir das análises, defendo a tese de que essa formação discursiva possibilita o aparecimento de uma arte de governamento do desejo e da Diferença. Ao atravessar os currículos, a formação discursiva reproduz verdades que recalcam o desejo em subjetividades. A Diferença que escapa é representada como desvio e a multiplicidade é reduzida a dois polos dicotômicos. A formação discursiva recalca o desejo e reduz a Diferença à diferença, à diversidade, para paralisar provisoriamente os fluxos desejantes e os canalizar pelas estrias do socius, possibilitando o governamento simultâneo do desejo e da Diferença.
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