Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Ádria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218442
Resumo: Inscrita na linha dos Estudos Culturais em Educação, esta dissertação tem como tema de pesquisa as danças urbanas e o currículo escolar. Articulados com o conceito de governamentalidade, governamento e biopolítica, em uma perspectiva dos Estudos Foucaultianos, e do conceito de juventudes, conforme Garbin e Severo (2013) e Freitas (2013), esta pesquisa tem como objetivo compreender os modos pelos quais as danças urbanas têm sido utilizadas, especificamente, como estratégia de governamento dos corpos juvenis no currículo escolar de uma escola estadual em Canoas (RS). Para tanto, foram analisados documentos escolares – Planos de Ensino e Projeto Pedagógico -, além do Parâmetro Curricular Nacional das disciplinas de Educação Física e de Artes, e Base Nacional Comum Curricular na área das Linguagens, que contribuíram para pensar o movimento das danças urbanas no currículo escolar brasileiro. As análises permitiram concluir que a escola lança mão das danças urbanas, por serem parte da cultura juvenil marcada pela performatividade e concorrência da lógica neoliberal, como estratégia biopolítica de governamento dos corpos juvenis que habitam a escola, através da inserção dessas danças no currículo escolar das aulas de Educação Física e da promoção de um festival anual de danças.
id URGS_13cfd2145813f0a2896c31e3fb8cfe32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218442
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paulino, ÁdriaVeiga-Neto, Alfredo José da2021-03-05T03:59:09Z2020http://hdl.handle.net/10183/218442001123013Inscrita na linha dos Estudos Culturais em Educação, esta dissertação tem como tema de pesquisa as danças urbanas e o currículo escolar. Articulados com o conceito de governamentalidade, governamento e biopolítica, em uma perspectiva dos Estudos Foucaultianos, e do conceito de juventudes, conforme Garbin e Severo (2013) e Freitas (2013), esta pesquisa tem como objetivo compreender os modos pelos quais as danças urbanas têm sido utilizadas, especificamente, como estratégia de governamento dos corpos juvenis no currículo escolar de uma escola estadual em Canoas (RS). Para tanto, foram analisados documentos escolares – Planos de Ensino e Projeto Pedagógico -, além do Parâmetro Curricular Nacional das disciplinas de Educação Física e de Artes, e Base Nacional Comum Curricular na área das Linguagens, que contribuíram para pensar o movimento das danças urbanas no currículo escolar brasileiro. As análises permitiram concluir que a escola lança mão das danças urbanas, por serem parte da cultura juvenil marcada pela performatividade e concorrência da lógica neoliberal, como estratégia biopolítica de governamento dos corpos juvenis que habitam a escola, através da inserção dessas danças no currículo escolar das aulas de Educação Física e da promoção de um festival anual de danças.Following the research line of Cultural Studies in Education, the focuses of this research are urban dances and the school curriculum. Articulated with the concept of governmentality, governance and biopolitics, from the perspective of Foucualdian Studies, and the concept of youth according to Garbin and Severo (2013) and Freitas (2013), this research aims to understand the ways in which dance has been used specifically as a strategy of governance of young bodies in the curriculum of a public school in Canoas, (RS). To that end, school documents have been analyzed - Teaching Plans and Pedagogical Project -, in addition to the National Curriculum Parameter for the disciplines of Physical Education and Art, and the National Common Curricular Base in the field of Languages, all of which contributed to reflect upon the movement of the urban dances within the Brazilian school curriculum. The analyzes allowed to conclude that the schools employ the urban dances, as they are part of the youth culture marked by the performativity and competition of the neoliberal logic, as a biopolitical strategy of governance of the young bodies that inhabit the school, through the insertion of these dances in the school curriculum of the Physical Education classes and the promotion of an annual dance festival.application/pdfporGovernamentalidadeCurrículo escolarBiopolíticaUrban DancesSchool CurriculumBiopoliticsGovernmentalityDanças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123013.pdf.txt001123013.pdf.txtExtracted Texttext/plain215993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218442/2/001123013.pdf.txt6a08fb930ef87ac325a95fe118acdcd5MD52ORIGINAL001123013.pdfTexto completoapplication/pdf1453414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218442/1/001123013.pdf499f8d92fb3392eac0ef5bcb9c7470d1MD5110183/2184422021-05-07 05:12:13.099696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
title Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
spellingShingle Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
Paulino, Ádria
Governamentalidade
Currículo escolar
Biopolítica
Urban Dances
School Curriculum
Biopolitics
Governmentality
title_short Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
title_full Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
title_fullStr Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
title_full_unstemmed Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
title_sort Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
author Paulino, Ádria
author_facet Paulino, Ádria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Ádria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
contributor_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Governamentalidade
Currículo escolar
Biopolítica
topic Governamentalidade
Currículo escolar
Biopolítica
Urban Dances
School Curriculum
Biopolitics
Governmentality
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban Dances
School Curriculum
Biopolitics
Governmentality
description Inscrita na linha dos Estudos Culturais em Educação, esta dissertação tem como tema de pesquisa as danças urbanas e o currículo escolar. Articulados com o conceito de governamentalidade, governamento e biopolítica, em uma perspectiva dos Estudos Foucaultianos, e do conceito de juventudes, conforme Garbin e Severo (2013) e Freitas (2013), esta pesquisa tem como objetivo compreender os modos pelos quais as danças urbanas têm sido utilizadas, especificamente, como estratégia de governamento dos corpos juvenis no currículo escolar de uma escola estadual em Canoas (RS). Para tanto, foram analisados documentos escolares – Planos de Ensino e Projeto Pedagógico -, além do Parâmetro Curricular Nacional das disciplinas de Educação Física e de Artes, e Base Nacional Comum Curricular na área das Linguagens, que contribuíram para pensar o movimento das danças urbanas no currículo escolar brasileiro. As análises permitiram concluir que a escola lança mão das danças urbanas, por serem parte da cultura juvenil marcada pela performatividade e concorrência da lógica neoliberal, como estratégia biopolítica de governamento dos corpos juvenis que habitam a escola, através da inserção dessas danças no currículo escolar das aulas de Educação Física e da promoção de um festival anual de danças.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-05T03:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218442
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123013
url http://hdl.handle.net/10183/218442
identifier_str_mv 001123013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218442/2/001123013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218442/1/001123013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a08fb930ef87ac325a95fe118acdcd5
499f8d92fb3392eac0ef5bcb9c7470d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309176186961920