Imagens do intelectual Euclides da Cunha: permanência e deslocamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Iraci Simões da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10968
Resumo: 304f.
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spelling Rocha, Iraci Simões daRocha, Iraci Simões daHerrera, Antonia Torreão2013-05-16T17:14:14Z2013-05-16T17:14:14Z2007http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10968304f.O objetivo desta tese é investigar os modos e razões de permanência e de deslocamentos do nome do intelectual Euclides da Cunha, na cultura brasileira, particularmente na Bahia. Recorta-se a temática, analisando-se dois movimentos: a consagração do escritor e de sua obra, mantidos como objetos de culto em determinados espaços (permanência) e a revisão histórica da questão Canudos, a partir de fontes nãoeuclidianas, com a conseqüente problematização de noções arraigadas na cultura, relacionadas aos processos de representação e de constituição da identidade do autor de Os sertões (deslocamentos). Analisam-se textos de Euclides, com destaque para trechos de Os sertões, textos críticos do início do século XX, textos biográficos e históricos sobre o escritor e ainda textos que fazem a revisão dos fatos da guerra. Para a coleta de dados, aos procedimentos de leitura e análise dos textos de e sobre Euclides, incluiu-se a observação direta de eventos culturais relacionados ao euclidianismo e ao conselheirismo. Além disso, foram entrevistados intelectuais envolvidos com a pesquisa de temática canudiana-euclidiana-conselheirista. Os dados encontrados foram interpretados, considerando-se aspectos da análise qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que as imagens identitárias com as quais Euclides passa à posteridade foram inicialmente construídas pela crítica, pelos jornais e pelos biógrafos. Por um lado, tais imagens seriam oportunamente apropriadas pelo Movimento Euclidiano, ainda hoje resistente em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Por outro lado, na Bahia, o nome de Euclides da Cunha estaria mais ligado a homenagens oficiais, embora sua obra permaneça como ícone canônico cultural. Os pesquisadores da temática canudiana, notadamente aqueles mais afinados com o conselheirismo, mostraram-se empenhados na recuperação histórica dos fatos da guerra para a positivação das imagens dos mártires de Canudos. Procedimentos análogos foram utilizados tanto no processo de construção do “fenômeno” Euclides da Cunha quanto na positivação das imagens dos seguidores de Antônio Conselheiro. Observou-se que o movimento cultural baiano, que pesquisa a temática Canudos e atua a partir da década de 1980, apresenta-se mobilizado em torno do conselheirismo, como vertente de estudos. Assim, o nome de Euclides da Cunha se desloca da posição privilegiada de veiculador de “voz autorizada” sobre a guerra de 1897, apesar de sua obra ainda se manter como uma grande referência; nos espaços conselheiristas, o foco de interesse recai nas histórias dos vencidos da guerra que abalou o Brasil, no final do século XIX.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-05-13T18:26:28Z No. of bitstreams: 1 Tese Iraci da Rocha.pdf: 1833576 bytes, checksum: 8d465be52b4834aadec5c2c0f33189fa (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-16T17:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Iraci da Rocha.pdf: 1833576 bytes, checksum: 8d465be52b4834aadec5c2c0f33189fa (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-16T17:14:14Z (GMT). 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