Canudos como cidade iletrada: Euclides da Cunha na urbs monstruosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de antropologia (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27066 |
Resumo: | Euclides da Cunha interpretou o conflito de Canudos (1896-7) a partir de fontes orais, para afirmar o caráter sebastianista e messiânico do movimento. Baseou-se em poemas populares e em profecias apocalípticas, que atribuiu a Antônio Conselheiro, para criar, em Os sertões (1902), um retrato sombrio do líder da comunidade. Os sermões do Conselheiro, recolhidos em dois volumes manuscritos a que Euclides da Cunha não teve acesso, mostram um líder religioso, muito diferente do fanático místico retratado em Os sertões. Revelam um setanejo letrado, capaz de exprimir suas concepções políticas e religiosas, vinculadas a um catolicismo tradicional, corrente na igreja do século XIX. |
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Canudos como cidade iletrada: Euclides da Cunha na urbs monstruosaEuclides da CuAntônio ConselheCanudosmessianEuclides da CunhaAntonio Conselheiroguerra de Canudosmessianismo.Euclides da Cunha interpretou o conflito de Canudos (1896-7) a partir de fontes orais, para afirmar o caráter sebastianista e messiânico do movimento. Baseou-se em poemas populares e em profecias apocalípticas, que atribuiu a Antônio Conselheiro, para criar, em Os sertões (1902), um retrato sombrio do líder da comunidade. Os sermões do Conselheiro, recolhidos em dois volumes manuscritos a que Euclides da Cunha não teve acesso, mostram um líder religioso, muito diferente do fanático místico retratado em Os sertões. Revelam um setanejo letrado, capaz de exprimir suas concepções políticas e religiosas, vinculadas a um catolicismo tradicional, corrente na igreja do século XIX.Euclides da Cunha interpreted the Canudos war (1896-7) on the basis of oral sources to establish the messianic character of the movement. He relied on folk poems and apocalyptic prophecies, that he attributed to Antônio Conselheiro, in order to create, in Os sertões (Rebellion in the backlands), a gloomy portrait of the leader of the community. Conselheiro's sermons, collected in two manuscript volumes to which Euclides da Cunha did not have access, reveal a religious leader very different from the mystical fanatic presented in Os sertões. These sermons indicate that the leader of Canudos was a learned backlander, capable of expressing his political and religious views, that were related to a traditional Catholicism common among the clergymen of the 19th-century.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1997-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/2706610.1590/S0034-77011997000100006Revista de Antropologia; v. 40 n. 1 (1997); 165-181Revista de Antropologia; Vol. 40 No 1 (1997); 165-181Revista de Antropologia; Vol. 40 Núm. 1 (1997); 165-181Revista de Antropologia; Vol. 40 No. 1 (1997); 165-1811678-98570034-7701reponame:Revista de antropologia (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27066/28838Ventura, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T04:06:32Zoai:revistas.usp.br:article/27066Revistahttp://www.revistas.usp.br/raPUBhttp://www.revistas.usp.br/ra/oairevista.antropologia.usp@gmail.com||revant@edu.usp.br1678-98570034-7701opendoar:2020-07-03T04:06:32Revista de antropologia (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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