Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levek, Kamile
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33475
Resumo: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta entrevistas com os(as) fundadores(as) de 4 programas de musicalização infantil localizados na Coreia, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Os pressupostos teóricos abordaram os temas música na comunidade (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), criatividade (WEBSTER, 1990), Teoria do Fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) e autonomia (BURNARD, 2013). Os objetivos foram: verificar que maneiras são utilizadas para estimular a criatividade em aulas de musicalização infantil; se a música é trabalhada de maneira artística nos programas; se existem atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores de forma que todos possam ter autonomia e trocar experiências; e o resultado social do trabalho de musicalização. A hipótese era que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização proporciona experiências positivas para crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O problema de pesquisa buscou descobrir de que forma a criatividade é trabalhada em programas de musicalização. Os resultados apontaram que a contação de histórias, a exploração, a improvisação e a composição são as maneiras mais utilizadas pelos programas para estimular a criatividade das crianças. A música é trabalhada de maneira artística e há atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores na maioria dos programas entrevistados. O resultado social do trabalho demonstrou que, apesar da diferença cultural existente entre os programas entrevistados, há muitas similaridades no ensino da música para crianças e que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização, proporciona experiências positivas para as crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O resultado das entrevistas e os pressupostos teóricos permitiram o desenvolvimento do Modelo de Ensino Fluxo-Criativo, que pode ser utilizado principalmente por educadores musicais e tem por finalidade nutrir a criatividade dos alunos através da autonomia, possibilitando oportunidades para que o estado de fluxo se faça presente durante atividades musicais, trazendo prazer e felicidade tanto para os alunos quanto para os educadores, tornando o aprendizado musical natural.
id UFBA-2_b000b29c185b4ef7daa505eea30fde61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33475
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Levek, KamileSantiago, DianaIlari, BeatrizCardoso de Araújo, RosaneSilva, TaisOliveira, AldaTourinho, Ana Cristina2021-05-24T16:39:53Z2021-05-24T16:39:53Z2021-05-242016http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33475A presente pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta entrevistas com os(as) fundadores(as) de 4 programas de musicalização infantil localizados na Coreia, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Os pressupostos teóricos abordaram os temas música na comunidade (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), criatividade (WEBSTER, 1990), Teoria do Fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) e autonomia (BURNARD, 2013). Os objetivos foram: verificar que maneiras são utilizadas para estimular a criatividade em aulas de musicalização infantil; se a música é trabalhada de maneira artística nos programas; se existem atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores de forma que todos possam ter autonomia e trocar experiências; e o resultado social do trabalho de musicalização. A hipótese era que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização proporciona experiências positivas para crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O problema de pesquisa buscou descobrir de que forma a criatividade é trabalhada em programas de musicalização. Os resultados apontaram que a contação de histórias, a exploração, a improvisação e a composição são as maneiras mais utilizadas pelos programas para estimular a criatividade das crianças. A música é trabalhada de maneira artística e há atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores na maioria dos programas entrevistados. O resultado social do trabalho demonstrou que, apesar da diferença cultural existente entre os programas entrevistados, há muitas similaridades no ensino da música para crianças e que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização, proporciona experiências positivas para as crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O resultado das entrevistas e os pressupostos teóricos permitiram o desenvolvimento do Modelo de Ensino Fluxo-Criativo, que pode ser utilizado principalmente por educadores musicais e tem por finalidade nutrir a criatividade dos alunos através da autonomia, possibilitando oportunidades para que o estado de fluxo se faça presente durante atividades musicais, trazendo prazer e felicidade tanto para os alunos quanto para os educadores, tornando o aprendizado musical natural.This qualitative research presents interviews with the founders of 4 music programs for children located in Korea, Australia, United States, and Brazil. The theoretical assumptions address community music (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), creativity (WEBSTER, 1990), Flow Theory (CSIKSZENTMIHALYI, 1990), and autonomy (BURNARD, 2013). The goals were to verify which ways are used to stimulate creativity in music classes for children; if music is taught in an artistic way; if there are activities that envolve parents (or caregivers), children and teachers in a way that everyone can have autonomy and can share experiences; and the music work's social results. The hypothesis was that creativity, when stimulated in music classes for children provides positive experiences for children, parents and caregivers, teachers and community. The research problem tried to discover in which ways creativity is addressed in music programs for children. The results demonstrated that story telling, exploration, improvisation, and composition are the ways most used to stimulate children's creativity. Music is taught in an artistic way and there are activities that envolve parents (or caregivers), children, and educators in most of the interviewed programs. The music work's social results demonstrated that, besides the cultural differences between the interviewed programs, there are lots of similarities in the way music is taught for children, and that creativity provides positive experiences for children, parents and caregivers, teachers and comunity when it is stimulated. The interviews' results and the theoretical assumptions contributed to the development of the Creative-flow teaching model. The model can be used mainly for music educators and the goal is to nurture the student's creativity through autonomy, providing opportunities for the state of flow to be present in music activities, bringing pleasure and happyness for the students and for the educators, making the music learnig natural and effective.Submitted by Kamile Santos Levek (kamile.levek@gmail.com) on 2021-04-30T13:09:44Z No. of bitstreams: 1 LEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo .pdf: 17135726 bytes, checksum: 341cdcdbee96c09cf78c5a735d05c0ba (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: O arquivo em PDF está corrompido, impossibilitando a conferência do documento para ser aceito ao repositório. on 2021-05-24T13:40:58Z (GMT)Submitted by Kamile Santos Levek (kamile.levek@gmail.com) on 2021-05-24T16:00:03Z No. of bitstreams: 1 LEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf: 17135567 bytes, checksum: 849a214882ec089810637a995e0fa2f9 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-05-24T16:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf: 17135567 bytes, checksum: 849a214882ec089810637a995e0fa2f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T16:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf: 17135567 bytes, checksum: 849a214882ec089810637a995e0fa2f9 (MD5)CapesEducação Musicalmusicalização infantileducação musicalpsicologia da músicacriatividadeTeoria do FluxoModelo de Ensino Fluxo-criativoModelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALLEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdfLEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdfapplication/pdf17135567https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/3/LEVEK%2c%20K.%20%282016%29%20Modelo%20de%20Ensino%20Fluxo-criativo.pdf849a214882ec089810637a995e0fa2f9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/4/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD54TEXTLEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf.txtLEVEK, K. (2016) Modelo de Ensino Fluxo-criativo.pdf.txtExtracted texttext/plain306196https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/5/LEVEK%2c%20K.%20%282016%29%20Modelo%20de%20Ensino%20Fluxo-criativo.pdf.txt06f8d92854ca3201844c8e1c488799e0MD55ri/334752022-02-20 22:02:07.462oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:02:07Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
title Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
spellingShingle Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
Levek, Kamile
Educação Musical
musicalização infantil
educação musical
psicologia da música
criatividade
Teoria do Fluxo
Modelo de Ensino Fluxo-criativo
title_short Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
title_full Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
title_fullStr Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
title_full_unstemmed Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
title_sort Modelo de Ensino Fluxo-criativo: uma proposta teórico-prática a partir de estudo cross-cultural multicasos com programas de musicalização infantil
author Levek, Kamile
author_facet Levek, Kamile
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levek, Kamile
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Diana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ilari, Beatriz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso de Araújo, Rosane
Silva, Tais
Oliveira, Alda
Tourinho, Ana Cristina
contributor_str_mv Santiago, Diana
Ilari, Beatriz
Cardoso de Araújo, Rosane
Silva, Tais
Oliveira, Alda
Tourinho, Ana Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Musical
topic Educação Musical
musicalização infantil
educação musical
psicologia da música
criatividade
Teoria do Fluxo
Modelo de Ensino Fluxo-criativo
dc.subject.por.fl_str_mv musicalização infantil
educação musical
psicologia da música
criatividade
Teoria do Fluxo
Modelo de Ensino Fluxo-criativo
description A presente pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta entrevistas com os(as) fundadores(as) de 4 programas de musicalização infantil localizados na Coreia, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Os pressupostos teóricos abordaram os temas música na comunidade (WENGER, 1998; TURINO, 2008, HIGGINS, 2012), criatividade (WEBSTER, 1990), Teoria do Fluxo (CSIKSZENTMIHALYI, 1990) e autonomia (BURNARD, 2013). Os objetivos foram: verificar que maneiras são utilizadas para estimular a criatividade em aulas de musicalização infantil; se a música é trabalhada de maneira artística nos programas; se existem atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores de forma que todos possam ter autonomia e trocar experiências; e o resultado social do trabalho de musicalização. A hipótese era que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização proporciona experiências positivas para crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O problema de pesquisa buscou descobrir de que forma a criatividade é trabalhada em programas de musicalização. Os resultados apontaram que a contação de histórias, a exploração, a improvisação e a composição são as maneiras mais utilizadas pelos programas para estimular a criatividade das crianças. A música é trabalhada de maneira artística e há atividades que envolvem os pais (ou cuidadores), as crianças e os educadores na maioria dos programas entrevistados. O resultado social do trabalho demonstrou que, apesar da diferença cultural existente entre os programas entrevistados, há muitas similaridades no ensino da música para crianças e que a criatividade, quando estimulada em aulas de musicalização, proporciona experiências positivas para as crianças, pais e cuidadores, professores e comunidade. O resultado das entrevistas e os pressupostos teóricos permitiram o desenvolvimento do Modelo de Ensino Fluxo-Criativo, que pode ser utilizado principalmente por educadores musicais e tem por finalidade nutrir a criatividade dos alunos através da autonomia, possibilitando oportunidades para que o estado de fluxo se faça presente durante atividades musicais, trazendo prazer e felicidade tanto para os alunos quanto para os educadores, tornando o aprendizado musical natural.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-24T16:39:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-24T16:39:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33475
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/3/LEVEK%2c%20K.%20%282016%29%20Modelo%20de%20Ensino%20Fluxo-criativo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/4/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33475/5/LEVEK%2c%20K.%20%282016%29%20Modelo%20de%20Ensino%20Fluxo-criativo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 849a214882ec089810637a995e0fa2f9
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
06f8d92854ca3201844c8e1c488799e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459627210211328