[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36937 |
Resumo: | A pesquisa tem como eixos moventes a ancestralidade, o feminismo e o processo artístico, direcionando-se à criação/reflexão de/sobre ações dançantes frente às posturas machistas e ultraconservadoras presentes no patriarcado. A Coletiva Rua das Vadias [nome em transformação] – grupo de mulheres dedicado às artes do corpo do qual sou integrante aparece como lugar de efervescência criativa para pensar tais ações. Rastros de sangue nos conduzem à descoberta de corpos violentados-silenciados-assassinados pela supremacia do poder androcêntrico, permeando a gestação-criação de danças de (r)existência. Críticas feministas à racionalidade/objetividade científica nortearão a escrita, permitindo ao texto contaminar-se por fragmentos imagéticos, na busca de interfaces entre texto e dança. Escolhemos como suporte o formato de e-zine, construindo um hipertexto a partir das escolhas e janelas abertas no caminho. A pesquisa esparrama-se em #8 (oito) e-zines [mais uma prévia do #9 (nove) por urgência de futuro]. O trânsito entre memórias individuais e coletivas será informado por dados estatísticos, fatos históricos, escritas documentais e ficcionais em torno de reflexões acerca das mudanças e perpetuações concernentes às violências de gênero. O referencial teórico será composto por teóricas feministas, poetas e artistas, transitando entre diferentes tessituras discursivas, tais como texto acadêmico, prosa, poesia, imagens e saberes incorporados na presença-ação-dança. Diferentes falas corpos conectados para questionar hierarquias limitantes do conhecer. Quais caminhos percorrer para o encontro dessas vozes-movimentos-corpos? Como inflamar desejos transformadores a partir de ações artísticas? |
id |
UFBA-2_b02578e91eb85b5fcc0b09a1234a195f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36937 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-04-27T12:14:37Z2023-04-27T12:14:37Z2022-07-06https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36937A pesquisa tem como eixos moventes a ancestralidade, o feminismo e o processo artístico, direcionando-se à criação/reflexão de/sobre ações dançantes frente às posturas machistas e ultraconservadoras presentes no patriarcado. A Coletiva Rua das Vadias [nome em transformação] – grupo de mulheres dedicado às artes do corpo do qual sou integrante aparece como lugar de efervescência criativa para pensar tais ações. Rastros de sangue nos conduzem à descoberta de corpos violentados-silenciados-assassinados pela supremacia do poder androcêntrico, permeando a gestação-criação de danças de (r)existência. Críticas feministas à racionalidade/objetividade científica nortearão a escrita, permitindo ao texto contaminar-se por fragmentos imagéticos, na busca de interfaces entre texto e dança. Escolhemos como suporte o formato de e-zine, construindo um hipertexto a partir das escolhas e janelas abertas no caminho. A pesquisa esparrama-se em #8 (oito) e-zines [mais uma prévia do #9 (nove) por urgência de futuro]. O trânsito entre memórias individuais e coletivas será informado por dados estatísticos, fatos históricos, escritas documentais e ficcionais em torno de reflexões acerca das mudanças e perpetuações concernentes às violências de gênero. O referencial teórico será composto por teóricas feministas, poetas e artistas, transitando entre diferentes tessituras discursivas, tais como texto acadêmico, prosa, poesia, imagens e saberes incorporados na presença-ação-dança. Diferentes falas corpos conectados para questionar hierarquias limitantes do conhecer. Quais caminhos percorrer para o encontro dessas vozes-movimentos-corpos? Como inflamar desejos transformadores a partir de ações artísticas?The research has as its moving axes ancestry, feminism and the artistic process, aiming at the creation/reflection of/on dancing actions in the face of sexist and ultraconservative postures present in patriarchy. Coletiva Rua das Vadias [name under transformation] – a group of women dedicated to the arts of the body of which I am a member – appears as a place of creative effervescence to think about such actions. Blood trails lead us to the discovery of raped-silenced-murdered bodies by the supremacy of androcentric power, permeating the gestation-creation of dances of (r)existence. Feminist critiques of scientific rationality/objectivity will guide the writing, allowing the text to be contaminated by imagery fragments, in the search for interfaces between text and dance. We chose the e-zine format as support, building a hypertext from the choices and windows opened along the way. The research is spread across #8eight e-zines{and a preview of #9nine for future urgency]. The transit between individual and collective memories will be informed by statistical data, historical facts, documentary and fictional writings around reflections on changes and perpetuations concerning gender violence. The theoretical framework will be composed of feminist theorists, poets and artists, moving between different discursive textures, such as academic text, prose, poetry, images and knowledge incorporated in the presence-action-dance. Different speech bodies connected to question limiting hierarchies of knowing. Which paths to take to meet these voices-movements-bodies? How to ignite transformative desires through artistic actions?Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-04-27T10:34:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Gardênia Coleto.pdf: 16980229 bytes, checksum: 976c601961cafbd0d0a937167c3f3ef6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-04-27T12:14:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Gardênia Coleto.pdf: 16980229 bytes, checksum: 976c601961cafbd0d0a937167c3f3ef6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-27T12:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Gardênia Coleto.pdf: 16980229 bytes, checksum: 976c601961cafbd0d0a937167c3f3ef6 (MD5) Previous issue date: 2022-07-06porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaArtistic processDanceFeminismGender-based violenceDançaProcesso artísticoDançaFeminismoViolências de gênero[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVAMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGuimarães, Daniela BemficaGuimarães, Daniela BemficaAquino, Rita Ferreira deLeite, Fernanda Capibaribehttp://lattes.cnpq.br/0257944459379873COLETO, GARDÊNIA FERNANDESreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Gardênia Coleto.pdf.txtDissertação Gardênia Coleto.pdf.txtExtracted texttext/plain162907https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gard%c3%aania%20Coleto.pdf.txtb7e20a7a57c8c941cd99857fc82495c7MD53ORIGINALDissertação Gardênia Coleto.pdfDissertação Gardênia Coleto.pdfapplication/pdf16980229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gard%c3%aania%20Coleto.pdf976c601961cafbd0d0a937167c3f3ef6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/369372023-04-29 02:04:35.689oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-29T05:04:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
title |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
spellingShingle |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA COLETO, GARDÊNIA FERNANDES Dança Processo artístico Dança Feminismo Violências de gênero Artistic process Dance Feminism Gender-based violence |
title_short |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
title_full |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
title_fullStr |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
title_full_unstemmed |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
title_sort |
[DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA |
author |
COLETO, GARDÊNIA FERNANDES |
author_facet |
COLETO, GARDÊNIA FERNANDES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela Bemfica |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela Bemfica |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aquino, Rita Ferreira de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Leite, Fernanda Capibaribe |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0257944459379873 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COLETO, GARDÊNIA FERNANDES |
contributor_str_mv |
Guimarães, Daniela Bemfica Guimarães, Daniela Bemfica Aquino, Rita Ferreira de Leite, Fernanda Capibaribe |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Processo artístico Dança Feminismo Violências de gênero Artistic process Dance Feminism Gender-based violence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo artístico Dança Feminismo Violências de gênero |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artistic process Dance Feminism Gender-based violence |
description |
A pesquisa tem como eixos moventes a ancestralidade, o feminismo e o processo artístico, direcionando-se à criação/reflexão de/sobre ações dançantes frente às posturas machistas e ultraconservadoras presentes no patriarcado. A Coletiva Rua das Vadias [nome em transformação] – grupo de mulheres dedicado às artes do corpo do qual sou integrante aparece como lugar de efervescência criativa para pensar tais ações. Rastros de sangue nos conduzem à descoberta de corpos violentados-silenciados-assassinados pela supremacia do poder androcêntrico, permeando a gestação-criação de danças de (r)existência. Críticas feministas à racionalidade/objetividade científica nortearão a escrita, permitindo ao texto contaminar-se por fragmentos imagéticos, na busca de interfaces entre texto e dança. Escolhemos como suporte o formato de e-zine, construindo um hipertexto a partir das escolhas e janelas abertas no caminho. A pesquisa esparrama-se em #8 (oito) e-zines [mais uma prévia do #9 (nove) por urgência de futuro]. O trânsito entre memórias individuais e coletivas será informado por dados estatísticos, fatos históricos, escritas documentais e ficcionais em torno de reflexões acerca das mudanças e perpetuações concernentes às violências de gênero. O referencial teórico será composto por teóricas feministas, poetas e artistas, transitando entre diferentes tessituras discursivas, tais como texto acadêmico, prosa, poesia, imagens e saberes incorporados na presença-ação-dança. Diferentes falas corpos conectados para questionar hierarquias limitantes do conhecer. Quais caminhos percorrer para o encontro dessas vozes-movimentos-corpos? Como inflamar desejos transformadores a partir de ações artísticas? |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-27T12:14:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-27T12:14:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36937 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gard%c3%aania%20Coleto.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gard%c3%aania%20Coleto.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36937/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7e20a7a57c8c941cd99857fc82495c7 976c601961cafbd0d0a937167c3f3ef6 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459663159590912 |