Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prsybyciem,Moises Marques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Miquelin,Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100260
Resumo: Resumo: Este ensaio teórico tem o objetivo de problematizar a necessidade de inclusão, de maneira explícita, da dimensão tecnológica e de suas relações sistêmicas nas abordagens das questões sociocientíficas e do ativismo sociocientífico no Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos as visões de alguns autores sobre essas abordagens. Em seguida, buscamos discutir as razões para essa inclusão, problematizando, assim, a multiestabilidade das tecnologias, a suposta neutralidade e o modelo linear de desenvolvimento/progresso científico-tecnológico. A inclusão da dimensão tecnológica favorece a construção de uma imagem mais realista dos processos, discursos e projetos hegemônicos sobre Ciência-Tecnologia (CT), bem como a promoção de uma cidadania ativa e responsável de professores e estudantes no século XXI. Essas reflexões podem ampliar a compreensão sobre a não neutralidade da CT e uma maior participação social em processos decisórios, além de sinalizar potencialidades de discussões a respeito das questões sociocientíficas-tecnológicas e do ativismo sociocientífico-tecnológico no Ensino de Ciências.
id UNESP-22_24bdd5c65cbaaeb52523e8482a2c1756
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100260
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?Ensino de ciênciasQuestões sociocientíficasCiência e tecnologiaResumo: Este ensaio teórico tem o objetivo de problematizar a necessidade de inclusão, de maneira explícita, da dimensão tecnológica e de suas relações sistêmicas nas abordagens das questões sociocientíficas e do ativismo sociocientífico no Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos as visões de alguns autores sobre essas abordagens. Em seguida, buscamos discutir as razões para essa inclusão, problematizando, assim, a multiestabilidade das tecnologias, a suposta neutralidade e o modelo linear de desenvolvimento/progresso científico-tecnológico. A inclusão da dimensão tecnológica favorece a construção de uma imagem mais realista dos processos, discursos e projetos hegemônicos sobre Ciência-Tecnologia (CT), bem como a promoção de uma cidadania ativa e responsável de professores e estudantes no século XXI. Essas reflexões podem ampliar a compreensão sobre a não neutralidade da CT e uma maior participação social em processos decisórios, além de sinalizar potencialidades de discussões a respeito das questões sociocientíficas-tecnológicas e do ativismo sociocientífico-tecnológico no Ensino de Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100260Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210062info:eu-repo/semantics/openAccessPrsybyciem,Moises MarquesSilveira,Rosemari Monteiro Castilho FoggiattoMiquelin,Awdry Feisserpor2021-11-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100260Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.915091Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
title Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
spellingShingle Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
Prsybyciem,Moises Marques
Ensino de ciências
Questões sociocientíficas
Ciência e tecnologia
title_short Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
title_full Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
title_fullStr Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
title_full_unstemmed Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
title_sort Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica?
author Prsybyciem,Moises Marques
author_facet Prsybyciem,Moises Marques
Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Miquelin,Awdry Feisser
author_role author
author2 Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Miquelin,Awdry Feisser
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prsybyciem,Moises Marques
Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Miquelin,Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Questões sociocientíficas
Ciência e tecnologia
topic Ensino de ciências
Questões sociocientíficas
Ciência e tecnologia
description Resumo: Este ensaio teórico tem o objetivo de problematizar a necessidade de inclusão, de maneira explícita, da dimensão tecnológica e de suas relações sistêmicas nas abordagens das questões sociocientíficas e do ativismo sociocientífico no Ensino de Ciências. Para tanto, apresentamos as visões de alguns autores sobre essas abordagens. Em seguida, buscamos discutir as razões para essa inclusão, problematizando, assim, a multiestabilidade das tecnologias, a suposta neutralidade e o modelo linear de desenvolvimento/progresso científico-tecnológico. A inclusão da dimensão tecnológica favorece a construção de uma imagem mais realista dos processos, discursos e projetos hegemônicos sobre Ciência-Tecnologia (CT), bem como a promoção de uma cidadania ativa e responsável de professores e estudantes no século XXI. Essas reflexões podem ampliar a compreensão sobre a não neutralidade da CT e uma maior participação social em processos decisórios, além de sinalizar potencialidades de discussões a respeito das questões sociocientíficas-tecnológicas e do ativismo sociocientífico-tecnológico no Ensino de Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100260
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959210938368