Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ailton Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pestana, Maria Clara Tenório, Santos, Vaninha Vieira dos, Amorim, Ana Maria Paranhos de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553
Resumo: Avatar é uma criatura que representa uma pessoa em particular em um ambiente virtual. Ao permitir a interação em aplicações, o avatar tornou-se bastante popular em games e está também se tornando uma realidade em outros domínios. Construído a partir de informações de contexto do usuário, ele fornece imersão e senso de presença em aplicações. A literatura indica que o comportamento das pessoas pode ser influenciado pelas características do seu avatar. Uma lacuna na literatura sugere a necessidade de um formalismo para ajudar os desenvolvedores a adaptar o avatar ao contexto do usuário. Neste artigo, propomos um modelo de contexto para adaptação de avatar. Para isso, realizamos um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. Um dos desafios dos sistemas crowdsourcing está em como motivar os usuários a dar suas contribuições e mantê-los ativos e motivados. A individualização e personalização do avatar com informações contextuais pode favorecer a interação entre o usuário e aplicações. Um experimento foi realizado a fim de verificar essa hipótese e permitir discussões para melhoria do modelo.
id UFBA-2_b110619906307339626c1853abed7e57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37553
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-08-07T09:04:47Z2023-08-07T09:04:47Z2018-10-29RIBEIRO, Ailton Santos; PESTANA, Maria Clara Tenório; SANTOS, Vaninha Vieira dos; AMORIM, Ana Maria Paranhos de. Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018. Foz do Iguaçu. SBC, p. 205-214.ISSN: 2179-2259.2179-2259https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553Avatar é uma criatura que representa uma pessoa em particular em um ambiente virtual. Ao permitir a interação em aplicações, o avatar tornou-se bastante popular em games e está também se tornando uma realidade em outros domínios. Construído a partir de informações de contexto do usuário, ele fornece imersão e senso de presença em aplicações. A literatura indica que o comportamento das pessoas pode ser influenciado pelas características do seu avatar. Uma lacuna na literatura sugere a necessidade de um formalismo para ajudar os desenvolvedores a adaptar o avatar ao contexto do usuário. Neste artigo, propomos um modelo de contexto para adaptação de avatar. Para isso, realizamos um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. Um dos desafios dos sistemas crowdsourcing está em como motivar os usuários a dar suas contribuições e mantê-los ativos e motivados. A individualização e personalização do avatar com informações contextuais pode favorecer a interação entre o usuário e aplicações. Um experimento foi realizado a fim de verificar essa hipótese e permitir discussões para melhoria do modelo.Avatar is a creature that represents a specific person in a virtual environment. By enabling interaction in applications, avatars have become very popular in games and are also becoming a reality in other domains. Built from user context information, they provide immersion and a sense of presence in applications. Literature indicates that people's behavior can be influenced by the characteristics of their avatars. A gap in the literature suggests the need for a formalism to assist developers in adapting avatars to the user's context. In this article, we propose a context model for avatar adaptation. To achieve this, we conducted a case study in a crowdsourcing system. One of the challenges of crowdsourcing systems lies in motivating users to contribute and keeping them active and motivated. The individualization and personalization of avatars with contextual information can promote interaction between the user and applications. An experiment was conducted to verify this hypothesis and facilitate discussions for model improvement.Submitted by Ailton Santos Ribeiro (ailtonsribeiro@hotmail.com) on 2023-07-27T20:37:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 188156.pdf: 1870808 bytes, checksum: 73e25b6fdd351c8c05b0458754438e33 (MD5)Approved for entry into archive by Cátia Silva dos Santos (catia.santos@ufba.br) on 2023-08-07T09:04:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 188156.pdf: 1870808 bytes, checksum: 73e25b6fdd351c8c05b0458754438e33 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T09:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 188156.pdf: 1870808 bytes, checksum: 73e25b6fdd351c8c05b0458754438e33 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29porUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilBrazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvatarPersonalizationContext-AwarenessCrowdsourcingMotivationImmersionCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOAvatarPersonalizaçãoContext-AwarenessCrowdsourcingMotivaçãoImersãoModelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.Context model for avatar adaptation: a case study in a crowdsourcing system.Modelo de contexto para adaptación de avatares: un estudio de caso en un sistema de crowdsourcing.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectXVIIRibeiro, Ailton SantosPestana, Maria Clara TenórioSantos, Vaninha Vieira dosAmorim, Ana Maria Paranhos dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXT188156.pdf.txt188156.pdf.txtExtracted texttext/plain46504https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/4/188156.pdf.txtb0ab21dd042bafa42aaac3f653a5b692MD54ORIGINAL188156.pdf188156.pdfArtigo de RIBEIRO, A. S. ; PESTANA, M. C. T. ; AMORIM, A. M. P. ; SANTOS, V. V. . Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: SBGames, 2018.application/pdf1870808https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/1/188156.pdf73e25b6fdd351c8c05b0458754438e33MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375532023-08-12 02:05:50.034oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-12T05:05:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Context model for avatar adaptation: a case study in a crowdsourcing system.
Modelo de contexto para adaptación de avatares: un estudio de caso en un sistema de crowdsourcing.
title Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
spellingShingle Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
Ribeiro, Ailton Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Avatar
Personalização
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivação
Imersão
Avatar
Personalization
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivation
Immersion
title_short Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
title_full Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
title_fullStr Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
title_full_unstemmed Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
title_sort Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing.
author Ribeiro, Ailton Santos
author_facet Ribeiro, Ailton Santos
Pestana, Maria Clara Tenório
Santos, Vaninha Vieira dos
Amorim, Ana Maria Paranhos de
author_role author
author2 Pestana, Maria Clara Tenório
Santos, Vaninha Vieira dos
Amorim, Ana Maria Paranhos de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ailton Santos
Pestana, Maria Clara Tenório
Santos, Vaninha Vieira dos
Amorim, Ana Maria Paranhos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Avatar
Personalização
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivação
Imersão
Avatar
Personalization
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivation
Immersion
dc.subject.por.fl_str_mv Avatar
Personalização
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivação
Imersão
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avatar
Personalization
Context-Awareness
Crowdsourcing
Motivation
Immersion
description Avatar é uma criatura que representa uma pessoa em particular em um ambiente virtual. Ao permitir a interação em aplicações, o avatar tornou-se bastante popular em games e está também se tornando uma realidade em outros domínios. Construído a partir de informações de contexto do usuário, ele fornece imersão e senso de presença em aplicações. A literatura indica que o comportamento das pessoas pode ser influenciado pelas características do seu avatar. Uma lacuna na literatura sugere a necessidade de um formalismo para ajudar os desenvolvedores a adaptar o avatar ao contexto do usuário. Neste artigo, propomos um modelo de contexto para adaptação de avatar. Para isso, realizamos um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. Um dos desafios dos sistemas crowdsourcing está em como motivar os usuários a dar suas contribuições e mantê-los ativos e motivados. A individualização e personalização do avatar com informações contextuais pode favorecer a interação entre o usuário e aplicações. Um experimento foi realizado a fim de verificar essa hipótese e permitir discussões para melhoria do modelo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T09:04:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T09:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Ailton Santos; PESTANA, Maria Clara Tenório; SANTOS, Vaninha Vieira dos; AMORIM, Ana Maria Paranhos de. Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018. Foz do Iguaçu. SBC, p. 205-214.ISSN: 2179-2259.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-2259
identifier_str_mv RIBEIRO, Ailton Santos; PESTANA, Maria Clara Tenório; SANTOS, Vaninha Vieira dos; AMORIM, Ana Maria Paranhos de. Modelo de contexto para adaptação de avatares: um estudo de caso em um sistema crowdsourcing. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), 2018. Foz do Iguaçu. SBC, p. 205-214.ISSN: 2179-2259.
2179-2259
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames)
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/4/188156.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/1/188156.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37553/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0ab21dd042bafa42aaac3f653a5b692
73e25b6fdd351c8c05b0458754438e33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502780379103232