corpomapa: o dançarino e o lugar na composição situada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18117 |
Resumo: | Esta tese trata do estudo da relação entre o dançarino e o lugar que escolhe para dançar, reunindo reflexões aqui denominadas de corpomapa. A pesquisa foi tecida a partir de experimentos artísticos autorais, juntamente com estudos teóricos, entrevistas e levantamentos de informações sobre artistas contemporâneos da dança. A composição situada em dança via o conceito de corpomapa é fruto de um tipo de relação no qual o dançarino está implicado na composição, é coreógrafo de si mesmo e, ao mesmo tempo, lida com questões sociais do lugar onde dança enquanto cria. Nesse sentido, corpo, lugar e composição configuram-se entre três grupos de discussões para todo o texto. Foram criados, portanto, os seguintes planos de relação: Superfície, Dimensão e Recorte. No plano da Superfície, a percepção do dançarino é tratada à luz das ciências cognitivas; no plano da Dimensão, os aspectos referentes às práticas humanas do lugar estão apoiados em entendimentos sociais de lugar praticado; e no plano do Recorte, os assuntos partem da improvisação como modo de entender a composição que se configura no tempo presente da apresentação. Conclui-se que, no tipo de relação aqui investigada, permeia o princípio da mudança que consiste numa transformação continuada do dançarino em seus traços poéticos e do lugar em seu contexto durante a composição. Essas ideias acrescentam na discussão acerca de aspectos relacionais e compositivos do dançarino, que, numa relação com as práticas dos lugares onde dança, percebe-se numa implicação efetiva na sua própria composição, criando uma maior abertura diante de contextos ao seu redor. |
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Morais, Líria de AraújoSantana, Ivani Lúcia Oliveira deJügens, StephanMachado, Fernanda EugênioBarreto, Ivana Buys MennaBiriba, Ricardo BarretoEl-Hani, Charbel Niño2015-10-13T14:38:31Z2015-10-13T14:38:31Z2015-10-132015-01-25CDD 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18117Esta tese trata do estudo da relação entre o dançarino e o lugar que escolhe para dançar, reunindo reflexões aqui denominadas de corpomapa. A pesquisa foi tecida a partir de experimentos artísticos autorais, juntamente com estudos teóricos, entrevistas e levantamentos de informações sobre artistas contemporâneos da dança. A composição situada em dança via o conceito de corpomapa é fruto de um tipo de relação no qual o dançarino está implicado na composição, é coreógrafo de si mesmo e, ao mesmo tempo, lida com questões sociais do lugar onde dança enquanto cria. Nesse sentido, corpo, lugar e composição configuram-se entre três grupos de discussões para todo o texto. Foram criados, portanto, os seguintes planos de relação: Superfície, Dimensão e Recorte. No plano da Superfície, a percepção do dançarino é tratada à luz das ciências cognitivas; no plano da Dimensão, os aspectos referentes às práticas humanas do lugar estão apoiados em entendimentos sociais de lugar praticado; e no plano do Recorte, os assuntos partem da improvisação como modo de entender a composição que se configura no tempo presente da apresentação. Conclui-se que, no tipo de relação aqui investigada, permeia o princípio da mudança que consiste numa transformação continuada do dançarino em seus traços poéticos e do lugar em seu contexto durante a composição. Essas ideias acrescentam na discussão acerca de aspectos relacionais e compositivos do dançarino, que, numa relação com as práticas dos lugares onde dança, percebe-se numa implicação efetiva na sua própria composição, criando uma maior abertura diante de contextos ao seu redor.This thesis deals with the study of the relationship between the dancer and the place in which chosen to dance, bringing together reflections here called corpomapa. This research was woven from copyright artistic experiments, along with theoretical studies, interviews and surveys of information on contemporary dance artists. The composition situated in dance via the concept of corpomapa is the result of a kind of relationship in which the dancer is involved in the composition, is choreographer himself and at the same time, deals with social issues of the place in which dance while creating. In this sense, body, place and composition are configured from three discussion groups for all text. Were created, so the following relationship plans: Surface, Dimension and Cutting. In the plan of the Surface, the perception of the dancer is considered in the light of the cognitive sciences, in the plan of the Dimension, aspects related to human place practices are supported by social understandings of place and practiced, in the plan of the Cutting, run the affairs of improvisation as a way to understand the composition that arise in this presentation time. It was concluded that the type investigated in relation permeates the principle of change which is a continuous transformation of the dancer in their traits poetry and place in context during compounding. These ideas add in the discussion of relational and compositional aspects of the dancer, that in a relationship with the practices of the places in which dance, one sees an effective involvement in its own composition creating greater openness on contexts around.Submitted by Líria Morais (lirica6.1@gmail.com) on 2015-06-02T03:01:36Z No. of bitstreams: 1 Tese completa digitalizada.pdf: 5854344 bytes, checksum: 01d116e93bbc118dd5ab2bbd9066edf1 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2015-10-13T14:38:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa digitalizada.pdf: 5854344 bytes, checksum: 01d116e93bbc118dd5ab2bbd9066edf1 (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-13T14:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese completa digitalizada.pdf: 5854344 bytes, checksum: 01d116e93bbc118dd5ab2bbd9066edf1 (MD5)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorArtesDançaComposição em dançaDançarinoLugarComposição situadaPlanos de relaçãocorpomapacorpomapa: o dançarino e o lugar na composição situadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da Bahia, Escola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGAC - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTese completa digitalizada.pdf.txtTese completa digitalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain517129https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18117/3/Tese%20completa%20digitalizada.pdf.txt34e6b737cf9d1d52b777455cbb91137dMD53ORIGINALTese completa digitalizada.pdfTese completa digitalizada.pdfapplication/pdf5854344https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18117/1/Tese%20completa%20digitalizada.pdf01d116e93bbc118dd5ab2bbd9066edf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18117/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/181172021-12-30 09:29:24.902oai:repositorio.ufba.br:ri/18117VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T12:29:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Esta tese trata do estudo da relação entre o dançarino e o lugar que escolhe para dançar, reunindo reflexões aqui denominadas de corpomapa. A pesquisa foi tecida a partir de experimentos artísticos autorais, juntamente com estudos teóricos, entrevistas e levantamentos de informações sobre artistas contemporâneos da dança. A composição situada em dança via o conceito de corpomapa é fruto de um tipo de relação no qual o dançarino está implicado na composição, é coreógrafo de si mesmo e, ao mesmo tempo, lida com questões sociais do lugar onde dança enquanto cria. Nesse sentido, corpo, lugar e composição configuram-se entre três grupos de discussões para todo o texto. Foram criados, portanto, os seguintes planos de relação: Superfície, Dimensão e Recorte. No plano da Superfície, a percepção do dançarino é tratada à luz das ciências cognitivas; no plano da Dimensão, os aspectos referentes às práticas humanas do lugar estão apoiados em entendimentos sociais de lugar praticado; e no plano do Recorte, os assuntos partem da improvisação como modo de entender a composição que se configura no tempo presente da apresentação. Conclui-se que, no tipo de relação aqui investigada, permeia o princípio da mudança que consiste numa transformação continuada do dançarino em seus traços poéticos e do lugar em seu contexto durante a composição. Essas ideias acrescentam na discussão acerca de aspectos relacionais e compositivos do dançarino, que, numa relação com as práticas dos lugares onde dança, percebe-se numa implicação efetiva na sua própria composição, criando uma maior abertura diante de contextos ao seu redor. |
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