A constituição do campo acadêmico da dança no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Rita Ferreira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8151
Resumo: O presente estudo apresenta um mapeamento da produção de pesquisa acadêmica desenvolvida entre 1987 e 2006, com o objetivo de analisar a constituição do campo acadêmico da dança no Brasil. Toma como referencial teórico os conceitos de campo e espaço social propostos pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Pressupõe-se que estes devam ser compreendidos em seu sistema teórico e vinculados ao fenômeno observado. Para tanto, compilou-se a produção de pesquisa acadêmica em dança no Brasil, utilizando o Banco de Teses e Dissertações da Capes, tendo como dispositivo operacional a busca do termo 'dança' em títulos, resumos e palavras-chave. Os resultados foram selecionados, examinados com fins analíticos, e discutidos em suas implicações político-epistemológicas. O enfoque recai sobre as práticas acadêmicas, de modo que o conceito de campo artístico não é abordado, ainda que a relação entre capital artístico e acadêmico seja discutida. Conclui-se que o campo acadêmico da dança está em processo de constituição. A produção de pesquisa vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e caracterizase como geopoliticamente dispersa, apresentando focos de concentração. É epistemologicamente diversificada, com autoridades locais e certa tendência à eugenia. Indica-se que sua consolidação seria favorecida pela criação de estruturas que promovessem ambientes de cooperação e disputas, como encontros acadêmicos, revistas e periódicos, estimulando a especialização dos agentes, definição de autoridades e reconhecimento das especificidades dos produtos. Acredita-se que tais mecanismos efetivariam as dinâmicas de circulação, o consumo e a continuidade da produção de conhecimento acadêmico em dança, encaminhando o processo de consolidação e conquista de autonomia do campo.
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O enfoque recai sobre as práticas acadêmicas, de modo que o conceito de campo artístico não é abordado, ainda que a relação entre capital artístico e acadêmico seja discutida. Conclui-se que o campo acadêmico da dança está em processo de constituição. A produção de pesquisa vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e caracterizase como geopoliticamente dispersa, apresentando focos de concentração. É epistemologicamente diversificada, com autoridades locais e certa tendência à eugenia. Indica-se que sua consolidação seria favorecida pela criação de estruturas que promovessem ambientes de cooperação e disputas, como encontros acadêmicos, revistas e periódicos, estimulando a especialização dos agentes, definição de autoridades e reconhecimento das especificidades dos produtos. 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