Escritores da liberdade: uma proposta de intervenção a partir da escrita de si na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de salvador
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27764 |
Resumo: | O presente trabalho é um memorial de formação no qual a docente analisa de forma crítica e reflexiva a sua formação intelectual e profissional e discorre sobre o projeto de intervenção “Escritores da Liberdade: uma proposta de intervenção a partir da escrita de si na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Municipal de Salvador”, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sob a orientação da Professora Doutora Simone Souza de Assumpção. O referido projeto consistiu na produção de um livro contendo narrativas autobiográficas de alunos da EJA, da Escola Municipal Pirajá da Silva, localizada no bairro da Liberdade. Nesse sentido, os alunos realizaram um conjunto de atividades envolvendo a leitura e produção de textos do gênero autobiográfico, na perspectiva do letramento. A narrativa autobiográfica foi utilizada como objeto de pesquisa, instrumento pedagógico e espaço da escrita de si na EJA. Assim, objetivou-se tornar possível a formação da docente e dos seus alunos, por meio da escrita de si. Também foi possível, conhecer as histórias de vida dos alunos, seus saberes, suas experiências, a heterogeneidade da sala de aula, ajudar a elevar a autoestima de alunos já tão estigmatizados, como costumam ser os da EJA e contribuir para a construção e reconstrução da identidade deles. O trabalho realizado possibilitou também a aprendizagem significativa dos alunos por meio leitura, escrita e da ressignificação de suas próprias experiências e uma melhor compreensão da docente em relação a práticas de escrita e leitura que ocorrem no espaço escolar. O percurso metodológico escolhido inicialmente foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, tendo posteriormente, também, se configurado em uma pesquisa-ação-formação. Para tanto, o aporte teórico e metodológico adotado foi André (2004), Bogdan e Biklen (1994), Delory-Momberger (2011), Fino (2003 e 2008), Geraldi (1997 e 2010), Kleiman (2000 e 2007), Ludke (2013), Meurer (1997), Passeggi (2006 e 2010), Possenti (2002 e 2012), Souza (2004 e 2008), Street (2010), dentre outros. |
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Nesse sentido, os alunos realizaram um conjunto de atividades envolvendo a leitura e produção de textos do gênero autobiográfico, na perspectiva do letramento. A narrativa autobiográfica foi utilizada como objeto de pesquisa, instrumento pedagógico e espaço da escrita de si na EJA. Assim, objetivou-se tornar possível a formação da docente e dos seus alunos, por meio da escrita de si. Também foi possível, conhecer as histórias de vida dos alunos, seus saberes, suas experiências, a heterogeneidade da sala de aula, ajudar a elevar a autoestima de alunos já tão estigmatizados, como costumam ser os da EJA e contribuir para a construção e reconstrução da identidade deles. O trabalho realizado possibilitou também a aprendizagem significativa dos alunos por meio leitura, escrita e da ressignificação de suas próprias experiências e uma melhor compreensão da docente em relação a práticas de escrita e leitura que ocorrem no espaço escolar. 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This project involved the production of a book containing autobiographic narratives of Youth and Adults Education students from Pirajá da Silva Municipal School, located in the Liberdade neighborhood. Thus, the students performed a set of activities involving the reading and production of texts of the autobiographic genre, in the perspective of literacy. The autobiographic narrative was used as object of research, pedagogical tool and space of self writing in the Youth and Adults Education. In essence, the main goal was to make possible the formation of the teacher and her students, through self-writing. It was also possible to get to know with the students' life histories, their knowledge, their experiences, the heterogeneity of the classroom, help raise the self-esteem of students who are already so stigmatized. In addition, the project contributed with the construction and reconstruction of the students’ identity and revealed the heterogeneity of the classroom. The work carried out also allowed students to learn meaningfully through reading, writing and re-signification of their own experiences and a better understanding of the teacher in relation to writing and reading practices that occur in the school space. The methodology chosen initially was the qualitative research with ethnographic aspects, and later, also, it was configured in an action-formation research. To that end, the theoretical and methodological contributions adopted were André (2004), Bogdan e Biklen (1994), Delory-Momberger (2011), Fino (2003 e 2008), Geraldi (1997 e 2010), Kleiman (2000 e 2007), Ludke (2013), Meurer (1997), Passeggi (2006 e 2010), Possenti (2002 e 2012), Souza (2004 e 2008), Street (2010), among others.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-10-18T19:05:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Profletras 2016 Leila Paiva Escritores da Liberdade uma intervenção a partir da escrita de si em escola municipal de Salvador.pdf: 11428864 bytes, checksum: 35f30adfde0e96f2fa33b233b00b9c3d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-22T18:17:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Profletras 2016 Leila Paiva Escritores da Liberdade uma intervenção a partir da escrita de si em escola municipal de Salvador.pdf: 11428864 bytes, checksum: 35f30adfde0e96f2fa33b233b00b9c3d (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-22T18:17:51Z (GMT). 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