Evolução dos acidentes de trânsito em um grande centro urbano, 1991-2000
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Data de Publicação: | 2008 |
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Resumo: | p. 364-372, fev, 2008 |
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Oliveira, Zenaide Calazans deMota, Eduardo Luiz AndradeCosta, Maria da Conceição NascimentoOliveira, Zenaide Calazans deMota, Eduardo Luiz AndradeCosta, Maria da Conceição Nascimento2011-07-16T16:52:09Z2011-07-16T16:52:09Z20081678-4464http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/185424(2)p. 364-372, fev, 2008Este estudo descreve a evolução dos acidentes de trânsito Salvador, Bahia, Brasil, entre 1991 e 2000, utilizando- se dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia. Calculou-se taxas globais dos acidentes de trânsito, vítimas e taxas padronizadas de mortalidade por habitante e por veículos, e comparou-se médias destes indicadores para antes (1991 a 1994) e após (1995 a 2000) a adoção de medidas de intervenção como o uso do cinto de segurança e o Código Nacional de Trânsito. As taxas de acidentes de trânsito e de vítimas apresentaram-se elevadas e estáveis. A mortalidade reduziu entre 1995 e 1998, (25,7/100 mil habitantes e 18,1/100 mil, respectivamente) estabilizando-se posteriormente. A diferença entre médias das taxas de mortalidade foi estatisticamente significante (p < 0,001). A letalidade passou de 10,7% em 1995 para 7% em 2000. Os acidentes de trânsito representaram importante problema de saúde coletiva na área estudada e a redução da mortalidade sugere impacto positivo das intervenções adotadas, em especial o Código Nacional de Trânsito. A persistência de elevada freqüência de vítimas dos acidentes de trânsito indica a necessidade de intensificar esforços para a mudança de comportamento de motoristas e pedestres.Submitted by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2011-07-16T16:52:09Z No. of bitstreams: 1 nacionais 2008.5.pdf: 175207 bytes, checksum: ee3e23674cf286cece47b30cc232730a (MD5)Made available in DSpace on 2011-07-16T16:52:09Z (GMT). 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