Avaliação neuropsicológica da cognição social: investigando medidas de desempenho em percepção emocional e em processamento contextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Arão Nogueira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22671
Resumo: Contexto: A cognição social é vista como um mediador entre a neurocognição básica e o funcionamento social. Pode ser definida como um conjunto de operações mentais que dá suporte às interações sociais as quais incluem a percepção, a interpretação e a produção de respostas às intenções, disposições e comportamento dos outros. Déficits da percepção emocional e do processamento contextual têm sido amplamente registrados em diversas patologias e associados com o baixo desempenho social e com a redução da qualidade de vida. Todavia, é um desafio desenvolver avaliações que sejam sensíveis às disfunções cognitivas sutis, o que é particularmente importante para esse domínio. Objetivo: Construir um instrumento de medida da cognição social para adultos – o Teste de Percepção Emocional em Contextos Sociais (TPECS) e demonstrar seus parâmetros psicométricos. Metodologia: Um grupo de juízes, composto por dez profissionais experientes, especialistas em suas respectivas áreas de atuação (psicologia clínica, neuropsicologia, psiquiatria e neurologia), realizou a análise do TPECS para validade de conteúdo. Estes profissionais responderam ao TPECS e preencheram um formulário de análise dos componentes do referido instrumento. Depois, o TPECS foi administrado a quinze indivíduos de um grupo piloto que o responderam em duas ocasiões distintas (teste-reteste), com intervalo médio de uma semana, para a avaliação da confiabilidade temporal do instrumento. Uma análise dos itens do TPECS e uma avaliação da consistência interna de suas tarefas foram realizadas com os dados provenientes de todos os grupos avaliados. Resultados: Na validade de conteúdo, os componentes do TPECS obtiveram uma aprovação de 100% pelos juízes com o método de porcentagem de concordância. Na análise empírica dos itens, mediante o índice de facilidade de Davis e a técnica dos 27% superiores e inferiores como um índice de discriminação, a maioria das figuras do TPECS foi classificada como fácil e relativamente discriminativa em quase todas as tarefas. Em geral, as figuras do Livro de Estímulos I foram mais fáceis de identificar e menos discriminativas do desempenho dos sujeitos estudados do que as do Livro de Estímulos II. Discussão: A disposição dos resultados referentes às emoções básicas (Livro de Estímulos I) e complexas (Livro de Estímulos II) no TPECS parece corroborar com a ideia da teoria híbrida da percepção emocional. De acordo com essa teoria, a identificação de expressões emocionais psicologicamente óbvias tende a ser realizada categoricamente e de emoções menos obvias, de maneira mais dimensional. Conclusão: O TPECS parece ter se mostrado um instrumento promissor para a avaliação da cognição social, principalmente, frente aos aspectos de percepção emocional, do processamento contextual e da metacognição. No entanto, outros métodos de validação são recomendados para delimitação dos construtos proponentes, além da aplicação da avaliação da confiabilidade com outras amostras. Ajustes, como a retirada de alguns itens, podem ser necessários para tornar o teste mais homogêneo.
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Objetivo: Construir um instrumento de medida da cognição social para adultos – o Teste de Percepção Emocional em Contextos Sociais (TPECS) e demonstrar seus parâmetros psicométricos. Metodologia: Um grupo de juízes, composto por dez profissionais experientes, especialistas em suas respectivas áreas de atuação (psicologia clínica, neuropsicologia, psiquiatria e neurologia), realizou a análise do TPECS para validade de conteúdo. Estes profissionais responderam ao TPECS e preencheram um formulário de análise dos componentes do referido instrumento. Depois, o TPECS foi administrado a quinze indivíduos de um grupo piloto que o responderam em duas ocasiões distintas (teste-reteste), com intervalo médio de uma semana, para a avaliação da confiabilidade temporal do instrumento. Uma análise dos itens do TPECS e uma avaliação da consistência interna de suas tarefas foram realizadas com os dados provenientes de todos os grupos avaliados. Resultados: Na validade de conteúdo, os componentes do TPECS obtiveram uma aprovação de 100% pelos juízes com o método de porcentagem de concordância. Na análise empírica dos itens, mediante o índice de facilidade de Davis e a técnica dos 27% superiores e inferiores como um índice de discriminação, a maioria das figuras do TPECS foi classificada como fácil e relativamente discriminativa em quase todas as tarefas. Em geral, as figuras do Livro de Estímulos I foram mais fáceis de identificar e menos discriminativas do desempenho dos sujeitos estudados do que as do Livro de Estímulos II. Discussão: A disposição dos resultados referentes às emoções básicas (Livro de Estímulos I) e complexas (Livro de Estímulos II) no TPECS parece corroborar com a ideia da teoria híbrida da percepção emocional. De acordo com essa teoria, a identificação de expressões emocionais psicologicamente óbvias tende a ser realizada categoricamente e de emoções menos obvias, de maneira mais dimensional. Conclusão: O TPECS parece ter se mostrado um instrumento promissor para a avaliação da cognição social, principalmente, frente aos aspectos de percepção emocional, do processamento contextual e da metacognição. No entanto, outros métodos de validação são recomendados para delimitação dos construtos proponentes, além da aplicação da avaliação da confiabilidade com outras amostras. Ajustes, como a retirada de alguns itens, podem ser necessários para tornar o teste mais homogêneo.Submitted by ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO (ppgorgsistem@ufba.br) on 2017-06-01T14:04:34Z No. of bitstreams: 1 Arão Nogueira de Araújo.pdf: 7553802 bytes, checksum: 0c5e8c2804378d774ba5e08d3125d938 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-01T14:04:34Z (GMT). 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