O Ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Oliveira, Jacyan Castilho deOliveira, Jacyan Castilho deHackler, Ewald2013-04-10T13:30:58Z2013-04-10T13:30:58Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9610250f.Esta pesquisa se debruça sobre os aspectos musicais que impregnam a feitura do ato teatral, especificamente as noções de “ritmo” e de “dinâmica” (no que esta contribui para a constituição do ritmo) que permeiam, muitas vezes de forma intuitiva, o processo de composição da cena. A partir da busca de definições dos conceitos nos campos do Ensino Musical e da Psicologia da Música, e à luz de considerações da Semiologia e da Pedagogia Teatral, buscou-se lançar um olhar interdisciplinar sobre alguns elementos essenciais da prática e da reflexão cênica que são constantemente alvo de equívocos e entendimentos díspares quanto às suas delimitações: as noções de musicalidade, dinamismo e plasticidade do espetáculo teatral. Estes elementos, essenciais porque são verdadeiramente estruturantes do fenômeno teatral, são ainda hoje frequentemente relegados a segundo plano como constituintes da poética do espetáculo, considerados como aspectos ornamentais ou complementares da composição. A hipótese norteadora deste trabalho é a de que o ritmo, que engloba a dinâmica da obra teatral, é ferramenta de produção de sentido, alçado da condição de significante a pleno signo na constituição da obra. Para lograr comprovar tal hipótese de forma conceitual, foram buscados também na Teoria Literária e em práticas reflexivas provenientes de campos artísticos afins, como as Artes do Corpo e o Cinema, os paradigmas que confirmam a suposição de que a linguagem artística é, em si, essencialmente musical, conquanto nem sempre conte com referências explicitamente pertinentes ao universo da música. Ao longo dos seis capítulos desse trabalho, são reconhecidos e analisados exemplos de procedimentos e metodologias de composição teatral, no que toca à organização rítmica do espetáculo, em diversas fases e campos de operação do mesmo: a dinâmica do texto teatral em verso e prosa, a articulação das cenas ou partes do espetáculo no processo de encenação, a modelagem do tempo e da energia psicofísica do ator no trabalho com partituras. No Apêndice, consta o relato da experiência de montagem do espetáculo teatral – Canteiros de Rosa, uma homenagem a Guimarães – cuja encenação, a cargo desta pesquisadora, baseou-se nos pressupostos apresentados nesse trabalho.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T17:55:38Z No. of bitstreams: 3 JacyanPt3.pdf: 7295077 bytes, checksum: 963a401f02f11e1e5cd9670593e93757 (MD5) JacyanPt2.pdf: 360868 bytes, checksum: ab016400dc9fd29cd2fca2fd18ae48a7 (MD5) JacyanPt1.pdf: 1812566 bytes, checksum: dac6fb0928ff0f3a2cdeab90c3a8c7cd (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:30:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 JacyanPt3.pdf: 7295077 bytes, checksum: 963a401f02f11e1e5cd9670593e93757 (MD5) JacyanPt2.pdf: 360868 bytes, checksum: ab016400dc9fd29cd2fca2fd18ae48a7 (MD5) JacyanPt1.pdf: 1812566 bytes, checksum: dac6fb0928ff0f3a2cdeab90c3a8c7cd (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:30:58Z (GMT). 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