Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32063 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar a mise-en-scène no filme Na Cidade de Sylvia (En la Ciudad de Sylvia, Espanha/ França, 2007), de José Luis Guerín, e mostrar de que forma a obra se apoia em duas escolas de encenação antagônicas. De um lado, há uma raiz ligada a um ideal de Alfred Hitchcock, com uma superioridade do cálculo sobre o aleatório, do criador sobre a criatura. Do outro, há uma raiz que se conecta a Roberto Rossellini, com uma crença maior na realidade que na imagem, preferindo uma contemplação do mundo a um firme controle sobre ele. O trabalho faz uma breve retrospectiva histórica do termo mise-en-scène, desde a sua origem teatral até os seus elementos e conceitos quando exportados ao cinema, com base em autores como Bordwell (2008), Aumont (2008) e Oliveira Jr. (2013). Expostos os componentes e as possíveis definições de mise-en-scène, parte-se para a apreciação crítica da obra, utilizando-se de métodos defendidos por Aumont e Marie (1990) e Casetti e Di Chio (1991). Trabalha-se com a descrição e a interpretação, com uma decomposição que se transforma em recomposição e, por fim, em análise fílmica. Esta investigação começa nos longas de Guerín realizados entre 1984 e 2007, antes de um mergulho analítico mais aprofundado em Na Cidade de Sylvia. Dentro desta pesquisa, observa-se que os primeiros filmes do diretor apresentam características de duas escolas de encenação opostas, mas eles têm peculiaridades que os afastam do objeto de estudo principal. Como hipótese dominante, nota-se que em Na Cidade de Sylvia há uma confluência harmônica dessas duas bases antagônicas. O amor ao plano, como elemento principal da mise-en-scène a ser meticulosamente composto e como planejamento a ser executado, aparece aliado a um amor ao mundo, a uma confiança de que a realidade já é interessante o suficiente sem sofrer grandes interferências do diretor. |
id |
UFBA-2_b77743701743ede9a8ced5be2ac517fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32063 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Guimarães, Leandro AfonsoMaia, GuilhermeSanches, João AlbertoCarvalho, LudmilaMaia, Guilherme2020-07-25T22:29:10Z2020-07-25T22:29:10Z2020-07-252017-03-20http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32063Esta dissertação tem como objetivo analisar a mise-en-scène no filme Na Cidade de Sylvia (En la Ciudad de Sylvia, Espanha/ França, 2007), de José Luis Guerín, e mostrar de que forma a obra se apoia em duas escolas de encenação antagônicas. De um lado, há uma raiz ligada a um ideal de Alfred Hitchcock, com uma superioridade do cálculo sobre o aleatório, do criador sobre a criatura. Do outro, há uma raiz que se conecta a Roberto Rossellini, com uma crença maior na realidade que na imagem, preferindo uma contemplação do mundo a um firme controle sobre ele. O trabalho faz uma breve retrospectiva histórica do termo mise-en-scène, desde a sua origem teatral até os seus elementos e conceitos quando exportados ao cinema, com base em autores como Bordwell (2008), Aumont (2008) e Oliveira Jr. (2013). Expostos os componentes e as possíveis definições de mise-en-scène, parte-se para a apreciação crítica da obra, utilizando-se de métodos defendidos por Aumont e Marie (1990) e Casetti e Di Chio (1991). Trabalha-se com a descrição e a interpretação, com uma decomposição que se transforma em recomposição e, por fim, em análise fílmica. Esta investigação começa nos longas de Guerín realizados entre 1984 e 2007, antes de um mergulho analítico mais aprofundado em Na Cidade de Sylvia. Dentro desta pesquisa, observa-se que os primeiros filmes do diretor apresentam características de duas escolas de encenação opostas, mas eles têm peculiaridades que os afastam do objeto de estudo principal. Como hipótese dominante, nota-se que em Na Cidade de Sylvia há uma confluência harmônica dessas duas bases antagônicas. O amor ao plano, como elemento principal da mise-en-scène a ser meticulosamente composto e como planejamento a ser executado, aparece aliado a um amor ao mundo, a uma confiança de que a realidade já é interessante o suficiente sem sofrer grandes interferências do diretor.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2020-07-23T20:26:20Z No. of bitstreams: 1 AFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdf: 114918466 bytes, checksum: afa3300f55ac9569568360d2fbb0cea2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-07-25T22:29:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdf: 114918466 bytes, checksum: afa3300f55ac9569568360d2fbb0cea2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-25T22:29:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdf: 114918466 bytes, checksum: afa3300f55ac9569568360d2fbb0cea2 (MD5)CapesComunicaçãoMise-en-scèneNa Cidade de SylviaJosé Luis GuerínAnálise fílmicaAmor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdfAFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdfapplication/pdf114918466https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/1/AFONSO%20GUIMAR%c3%83ES%2c%20Leandro.%20AMOR%20AO%20PLANO%20E%20AMOR%20AO%20MUNDO%20UM%20ESTUDO%20DA%20MISE-EN-SC%c3%88NE%20EM%20NA%20CIDADE%20DE%20SYLVIA%20%28para%20dep%c3%b3sito%29.pdfafa3300f55ac9569568360d2fbb0cea2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTAFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdf.txtAFONSO GUIMARÃES, Leandro. AMOR AO PLANO E AMOR AO MUNDO UM ESTUDO DA MISE-EN-SCÈNE EM NA CIDADE DE SYLVIA (para depósito).pdf.txtExtracted texttext/plain314146https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/3/AFONSO%20GUIMAR%c3%83ES%2c%20Leandro.%20AMOR%20AO%20PLANO%20E%20AMOR%20AO%20MUNDO%20UM%20ESTUDO%20DA%20MISE-EN-SC%c3%88NE%20EM%20NA%20CIDADE%20DE%20SYLVIA%20%28para%20dep%c3%b3sito%29.pdf.txt75bf12be8b64229952018381079d3d91MD53ri/320632022-02-20 21:54:36.329oai:repositorio.ufba.br:ri/32063VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8ODwqNvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwqdhLCBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTDg8KzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgY8ODwrNwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcODwqfDg8Kjby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Dg8KjbyBleGNsdXNpdm9zLCBtYW50w4PCqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byBjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpw4PCp8ODwqNvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw4PCp2EgZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMsIG8gcmVwb3NpdMODwrNyaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHDg8Knw4PCtWVzIHNvYnJlIG8gZG9jdW1lbnRvIChNZXRhZGFkb3MgZGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDg8Knw4PCo28gY2llbnTDg8KtZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJpw4PCp8ODwrVlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw4PCs2RpY29zLgoKIFBhcmEgYXMgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDg8KtdGljYSBkZSBBY2Vzc28gQWJlcnRvLCBvcyBkZXDDg8Kzc2l0b3MgY29tcHVsc8ODwrNyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIG1hbnTDg8KpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDg8KpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcODwqfDg8KjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw4PCo28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
title |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
spellingShingle |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. Guimarães, Leandro Afonso Comunicação Mise-en-scène Na Cidade de Sylvia José Luis Guerín Análise fílmica |
title_short |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
title_full |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
title_fullStr |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
title_full_unstemmed |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
title_sort |
Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. |
author |
Guimarães, Leandro Afonso |
author_facet |
Guimarães, Leandro Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Leandro Afonso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maia, Guilherme |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sanches, João Alberto Carvalho, Ludmila Maia, Guilherme |
contributor_str_mv |
Maia, Guilherme Sanches, João Alberto Carvalho, Ludmila Maia, Guilherme |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Mise-en-scène Na Cidade de Sylvia José Luis Guerín Análise fílmica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mise-en-scène Na Cidade de Sylvia José Luis Guerín Análise fílmica |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar a mise-en-scène no filme Na Cidade de Sylvia (En la Ciudad de Sylvia, Espanha/ França, 2007), de José Luis Guerín, e mostrar de que forma a obra se apoia em duas escolas de encenação antagônicas. De um lado, há uma raiz ligada a um ideal de Alfred Hitchcock, com uma superioridade do cálculo sobre o aleatório, do criador sobre a criatura. Do outro, há uma raiz que se conecta a Roberto Rossellini, com uma crença maior na realidade que na imagem, preferindo uma contemplação do mundo a um firme controle sobre ele. O trabalho faz uma breve retrospectiva histórica do termo mise-en-scène, desde a sua origem teatral até os seus elementos e conceitos quando exportados ao cinema, com base em autores como Bordwell (2008), Aumont (2008) e Oliveira Jr. (2013). Expostos os componentes e as possíveis definições de mise-en-scène, parte-se para a apreciação crítica da obra, utilizando-se de métodos defendidos por Aumont e Marie (1990) e Casetti e Di Chio (1991). Trabalha-se com a descrição e a interpretação, com uma decomposição que se transforma em recomposição e, por fim, em análise fílmica. Esta investigação começa nos longas de Guerín realizados entre 1984 e 2007, antes de um mergulho analítico mais aprofundado em Na Cidade de Sylvia. Dentro desta pesquisa, observa-se que os primeiros filmes do diretor apresentam características de duas escolas de encenação opostas, mas eles têm peculiaridades que os afastam do objeto de estudo principal. Como hipótese dominante, nota-se que em Na Cidade de Sylvia há uma confluência harmônica dessas duas bases antagônicas. O amor ao plano, como elemento principal da mise-en-scène a ser meticulosamente composto e como planejamento a ser executado, aparece aliado a um amor ao mundo, a uma confiança de que a realidade já é interessante o suficiente sem sofrer grandes interferências do diretor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-25T22:29:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-25T22:29:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32063 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/1/AFONSO%20GUIMAR%c3%83ES%2c%20Leandro.%20AMOR%20AO%20PLANO%20E%20AMOR%20AO%20MUNDO%20UM%20ESTUDO%20DA%20MISE-EN-SC%c3%88NE%20EM%20NA%20CIDADE%20DE%20SYLVIA%20%28para%20dep%c3%b3sito%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32063/3/AFONSO%20GUIMAR%c3%83ES%2c%20Leandro.%20AMOR%20AO%20PLANO%20E%20AMOR%20AO%20MUNDO%20UM%20ESTUDO%20DA%20MISE-EN-SC%c3%88NE%20EM%20NA%20CIDADE%20DE%20SYLVIA%20%28para%20dep%c3%b3sito%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afa3300f55ac9569568360d2fbb0cea2 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 75bf12be8b64229952018381079d3d91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459614596890624 |