“Voltam os que não morreram, vão embora os que aqui ficaram. Ai, esta dança, minha mãe, até as crianças dançam?”: experiências migratórias e diaspóricas na trajetória pessoal e na obra de Licínio Azevedo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31632 |
Resumo: | Moçambique destacou-se na história do cinema mundial e, mais especificamente, entre os países africanos de língua oficial portuguesa, pelo fato de, após a independência, em 1975, ter desenvolvido uma infraestrutura de cinema nacional desvinculada do circuito cinematográfico comercial global e ao serviço da nação marxista que emergiu após o colonialismo português. Ao longo de sua trajetória cinematográfica, em especial, entre as décadas de 1970 e 1980, agregou uma filmografia variada produzida por um conjunto de diferentes realizadores, estrangeiros e locais, com características estilísticas e temas diversos. Profissionais e artistas de diferentes lugares do mundo migraram para este território africano, a exemplo de Licínio Azevedo, nascido no Brasil e radicado em Moçambique, e colaboraram em variadas esferas nesse processo, assim como, consequentemente também receberam contribuições nas suas vidas pessoais e nos seus trabalhos, resultando em um significativo processo de partilha e troca de conhecimentos, técnicas e linguagens. A proposta deste trabalho foi identificar e analisar as principais razões que motivaram diferentes experiências migratórias e diaspóricas no contexto moçambicano, principalmente, no pós-independência, e quais as implicações desses fenômenos no campo sociocultural, através da análise dos filmes A árvore dos antepassados (1995), O grande bazar (2006) e Virgem Margarida (2012), dirigidos pelo jornalista e cineasta Licínio Azevedo. A análise realizada mostrou que determinados projetos políticos e a guerra civil moçambicana foram as principais responsáveis pelos deslocamentos migratórios retratados nas narrativas e que essas experiências resultaram na (re)definição e/ou valorização das singularidades dos grupos em movimento. |
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França, Alex SantanaRibeiro, Maria de Fátima MaiaQueiroz, Amarino Oliveira deCavalcanti, Tatiana Arzi Fantinatti BaptistaSantos, José Henrique de FreitasSantos, Alvanita Almeida2020-03-10T18:30:14Z2020-03-10T18:30:14Z2020-03-102018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31632Moçambique destacou-se na história do cinema mundial e, mais especificamente, entre os países africanos de língua oficial portuguesa, pelo fato de, após a independência, em 1975, ter desenvolvido uma infraestrutura de cinema nacional desvinculada do circuito cinematográfico comercial global e ao serviço da nação marxista que emergiu após o colonialismo português. Ao longo de sua trajetória cinematográfica, em especial, entre as décadas de 1970 e 1980, agregou uma filmografia variada produzida por um conjunto de diferentes realizadores, estrangeiros e locais, com características estilísticas e temas diversos. Profissionais e artistas de diferentes lugares do mundo migraram para este território africano, a exemplo de Licínio Azevedo, nascido no Brasil e radicado em Moçambique, e colaboraram em variadas esferas nesse processo, assim como, consequentemente também receberam contribuições nas suas vidas pessoais e nos seus trabalhos, resultando em um significativo processo de partilha e troca de conhecimentos, técnicas e linguagens. A proposta deste trabalho foi identificar e analisar as principais razões que motivaram diferentes experiências migratórias e diaspóricas no contexto moçambicano, principalmente, no pós-independência, e quais as implicações desses fenômenos no campo sociocultural, através da análise dos filmes A árvore dos antepassados (1995), O grande bazar (2006) e Virgem Margarida (2012), dirigidos pelo jornalista e cineasta Licínio Azevedo. A análise realizada mostrou que determinados projetos políticos e a guerra civil moçambicana foram as principais responsáveis pelos deslocamentos migratórios retratados nas narrativas e que essas experiências resultaram na (re)definição e/ou valorização das singularidades dos grupos em movimento.Mozambique stood out in the history of worldwide cinema, more specifically among the Portuguese-speaking African countries. That happened because after the country’s independence, in 1975, it has developed a national cinema infrastructure untied from the global commercial cinematographic circuit and from the service of the Marxist nation that emerged after the Portuguese colonialism. Besides that, throughout its cinematographic path, in particular between the decade of 1970 and 1980, the country has aggregated a varied filmography produced by a group of different directors, foreign and local, with stylistic characteristics and diverse themes. Professionals and artists from different places in the world migrated to the African territory, like Licínio Azevedo, who was born in Brazil and settled in Mozambique. They also collaborated to different spheres of this process, as well as, they consequently received contributions in their personal lives and their works, which resulted in a significant process of sharing and exchanging of knowledge, techniques and languages. The goal of this work was to identify and analyze the main reasons that motivated different diasporic experiences in the Mozambican context, mainly after its independence, as well as the implications of these phenomena in the sociocultural field through the analysis of the films A árvore dos antepassados (1995) [The tree of the forefathers], O grande bazar (2006) [The great bazaar] e Virgem Margarida (2012) [Virgin Margarida], directed by the journalist and filmmaker Licínio Azevedo. The analysis showed that certain political projects and the Mozambican civil war were the main responsible for the migratory movement portrayed in the narratives, it also showed that these experiences resulted in the (re)definition and/or in the appreciation of the singularities of the groups in movement.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-10T17:38:38Z No. of bitstreams: 1 Tese - Alex França - texto final.pdf: 4657124 bytes, checksum: 25f470f8b2ca4fb07683cd5199b0432b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-10T18:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Alex França - texto final.pdf: 4657124 bytes, checksum: 25f470f8b2ca4fb07683cd5199b0432b (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-10T18:30:14Z (GMT). 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Ai, esta dança, minha mãe, até as crianças dançam?”: experiências migratórias e diaspóricas na trajetória pessoal e na obra de Licínio Azevedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Letras da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese - Alex França - texto final.pdfTese - Alex França - texto final.pdfapplication/pdf4657124https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31632/1/Tese%20-%20Alex%20Fran%c3%a7a%20-%20texto%20final.pdf25f470f8b2ca4fb07683cd5199b0432bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31632/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTese - Alex França - texto final.pdf.txtTese - Alex França - texto final.pdf.txtExtracted texttext/plain800577https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31632/3/Tese%20-%20Alex%20Fran%c3%a7a%20-%20texto%20final.pdf.txt7900f9b1932bfa360f328f61227d3e7fMD53ri/316322022-02-21 00:29:30.672oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:29:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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