Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1665 |
Resumo: | p. 115-140 |
id |
UFBA-2_b826e71d80a3ce058d29d0c5945b0767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/1665 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Guimarães, Fábio Di NataleQuintella, Rogério HermidaPimentel, RenêGuimarães, Fábio Di NataleQuintella, Rogério HermidaPimentel, Renê2011-06-29T13:16:35Z2011-06-29T13:16:35Z19991984-9230http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1665v.6, n.14p. 115-140Reconhecendo-se a importância da atuação de organizações não lucrativas e não governamentais orientadas ao atendimento gratuito de demandas sociais básicas (saúde, alimentação, amparo, entre outras), e que a obtenção de recursos financeiros e materiais constitui-se num dos grandes desafios dessas organizações, a partir de conceitos oriundos de disciplinas como administração estratégica, marketing e desenvolvimento econômico, procura-se desenvolver e justificar um modelo de canalização de recursos a essas instituições articulando-as estrategicamente a dois outros agentes sociais: empresas e consumidores. No que tange à concepção estratégica, trabalha-se o conceito de marketing relacionado às causas sociais, vinculado aos referenciais de análise da corrente schumpeteriana. Como suporte, apresenta-se resultados de uma pesquisa empírica de caráter exploratório que entrevistou 45 executivos de grandes empresas baianas e 157 consumidores residentes nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Demonstra-se que a canalização de recursos às organizações da sociedade civil pode valer-se de uma lógica de mercado sem subverter seu caráter humanitário e não-lucrativo. Além disso, argumenta-se que essa canalização de recursos tende a se consolidar ao longo do tempo, possibilitando um desenvolvimento sustentável a essas organizações.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-06-29T13:16:35Z No. of bitstreams: 1 O&S-2010-891.pdf: 1189236 bytes, checksum: acdd2d68290c3dd3fc7f247f5b11708d (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-29T13:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O&S-2010-891.pdf: 1189236 bytes, checksum: acdd2d68290c3dd3fc7f247f5b11708d (MD5) Previous issue date: 1999SalvadorSelo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarialRevista Organizações e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALO&S-2010-891.pdfO&S-2010-891.pdfapplication/pdf1189236https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/1/O%26S-2010-891.pdfacdd2d68290c3dd3fc7f247f5b11708dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/2/license.txt091fc20d774fbf5372ee5708e04df8abMD52TEXTO&S-2010-891.pdf.txtO&S-2010-891.pdf.txtExtracted texttext/plain26https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/3/O%26S-2010-891.pdf.txt48b012ab8bc20a1da2bfe3249367e5f4MD53ri/16652022-07-05 14:03:28.738oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Organizações e Sociedade |
title |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
spellingShingle |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial Guimarães, Fábio Di Natale |
title_short |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
title_full |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
title_fullStr |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
title_full_unstemmed |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
title_sort |
Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial |
author |
Guimarães, Fábio Di Natale |
author_facet |
Guimarães, Fábio Di Natale Quintella, Rogério Hermida Pimentel, Renê |
author_role |
author |
author2 |
Quintella, Rogério Hermida Pimentel, Renê |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Fábio Di Natale Quintella, Rogério Hermida Pimentel, Renê Guimarães, Fábio Di Natale Quintella, Rogério Hermida Pimentel, Renê |
description |
p. 115-140 |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-29T13:16:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-29T13:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1665 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1984-9230 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v.6, n.14 |
identifier_str_mv |
1984-9230 v.6, n.14 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/1/O%26S-2010-891.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1665/3/O%26S-2010-891.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
acdd2d68290c3dd3fc7f247f5b11708d 091fc20d774fbf5372ee5708e04df8ab 48b012ab8bc20a1da2bfe3249367e5f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459370968645632 |